Representantes da UFPI durante formação do Sebrae
Startups incubadas na UFPI participam de capacitação do Sebrae Piauí
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) marca presença em uma capacitação promovida pelo Sebrae Piauí, que começou no dia 4 de outubro. A iniciativa reúne 40 startups vinculadas às incubadoras da instituição: a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Teresina (INBATE), a Incubadora de Empresas do Agronegócio (INEAGRO) e o Hospital Universitário (HU-UFPI). A ação representa um passo importante no fortalecimento da cultura empreendedora e inovadora dentro da Universidade.
De acordo com Albemerc Moraes, coordenador do NINTEC/UFPI, a iniciativa representa um momento importante para o avanço da inovação dentro da universidade. “É um momento muito oportuno da universidade, com o apoio do Sebrae, para realizar a capacitação juntando as duas incubadoras. Um ponto que eu gostaria de colocar em destaque é essa união das incubadoras, com o apoio do Sebrae, para realizar essa capacitação focada na melhoria das startups, para que elas possam aprimorar suas propostas, chegar ao mercado e também concorrer em outros editais de apoio”, destaca.
O evento contou com a presença de representantes das principais unidades de inovação da UFPI e do SEBRAE. Participaram Albemerc Moura de Moraes, coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC); Elayne da Silva Figueredo, gerente de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) e integrante da INBATE; Luiz Augusto de Oliveira, gerente técnico da INEAGRO; e Samuel Moraes de Melo, gerente da Unidade de Inovação do SEBRAE. Os consultores Ana Karina da Silva Souza e Vicente Oliveira Miranda Filho foram designados para ministrar o curso.
A expectativa é que, ao final do processo formativo, as startups estejam mais preparadas para aprimorar seus modelos de negócio, participar de editais de fomento e ampliar sua atuação no mercado.