O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi criado com o objetivo primordial de gerir a proteção da Propriedade Intelectual (PI) na instituição. Sua criação foi viabilizada por meio de um projeto aprovado na Chamada Pública MCT / FINEP / Ação Transversal - TIB - 02 / 2006 - Rede NIT-NE. Esta iniciativa integrou a UFPI a uma rede colaborativa com outras instituições de ensino e pesquisa do Nordeste, como UFBA, UFPB, UFS, UFC, CEFET-BA, SENAI-CIMATEC-BA e CISE, com o apoio da FINEP.
A Propriedade Intelectual é definida como o conjunto de direitos que incidem sobre a criação do intelecto humano. Nesse sentido, o NINTEC-UFPI desempenha um papel crucial ao auxiliar o inventor e o pesquisador na proteção de suas criações intelectuais, defendendo-as de práticas comerciais e industriais inapropriadas, bem como da concorrência desleal. Ao fazer isso, o NINTEC-UFPI assegura ao detentor do conhecimento o privilégio de sua exploração.
O NINTEC-UFPI está intrinsecamente ligado às etapas de apoio, estímulo e ampliação das pesquisas realizadas na UFPI. Sua atuação visa identificar as tecnologias com potencial de comercialização e incentivar a solicitação da proteção intelectual, além do licenciamento e da transferência dessas tecnologias para a sociedade. Essa atuação está alinhada com a Política de Inovação da UFPI, que busca promover a inovação tecnológica e o empreendedorismo, bem como a transferência de tecnologia para a sociedade.
Na estrutura organizacional da UFPI, o NINTEC-UFPI está subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI). Conta também com a colaboração das Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica da UFPI (INBATE) e do Agronegócio Piauiense (INEAGRO), fortalecendo o ecossistema de inovação da universidade.
A visão do NINTEC-UFPI é se consolidar como um centro de referência em inovação com excelência na área de Propriedade Intelectual e licenciamento de tecnologias no mercado. Seus objetivos incluem promover a cultura de inovação e transferência de tecnologias na instituição, bem como aprimorar a política de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com o intuito de incorporar efetivamente os resultados das pesquisas à sociedade. Dessa forma, busca-se estabelecer a inserção de novos produtos no mercado e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida. A Política de Inovação da UFPI também reforça o objetivo de promover a interdisciplinaridade e colaboração entre áreas do conhecimento e estimular a criatividade, a cultura empreendedora e a resolução de problemas reais.
O NINTEC-UFPI é o setor estratégico da UFPI voltado à proteção e à valorização do conhecimento gerado na instituição, atuando como um elo entre a academia, o setor produtivo e a sociedade, em consonância com a Política de Inovação da UFPI.