Professores, funcionários e alunos do CAFS desenvolvem projeto de pesquisa sobre educação patrimonial. O projeto, intitulado “Educação patrimonial: a história local de Floriano a partir dos prédios escolares, é financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e tem como objetivo geral investigar os prédios escolares a fim de levantar elementos que os caracterizem como patrimônio arquitetônico, histórico e cultural de Floriano. Então envolvidos no Projeto quatro professores do Curso de Pedagogia do CAFS, duas alunas, uma de graduação e outra de pós-graduação e um servidor técnico. O projeto encontra-se na etapa de coleta de dados, cuja meta é organizar um catálogo contendo a lista dos prédios escolares relevantes para a história da educação de Floriano, bem com informações sobre os seus patronos e sua importância para a cidade.
Os primeiros achados do Projeto resultaram na localização de seis escolas públicas desativas, cujos prédios estão sem utilização e deteriorados. Espera-se que os dados do Projeto ajudem a fomentar discussões sobre o destino que pode ser dado a esses prédios, dada a importância histórica que eles têm para a cidade.