Telefone: (89) 3522-0127
E-mail:
O Curso de Graduação em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral disponibiliza a formação profissional com visão ampla e percepção crítica da realidade, contribuindo com uma educação integral de qualidade, ensejando a formação do cidadão fundamentado na responsabilidade social, justiça e ética. Desta forma, intenta-se propiciar ao sistema ensino-aprendizagem um processo dinâmico e transformador, mantendo-se um conjunto de atividades, relacionadas a seguir.
Entre os eventos desenvolvidos no curso, o Encontro de Administração de Floriano (ENAF) se destaca como uma importante oportunidade para discussão de temáticas atuais e relevantes da área, contribuindo para a formação e atualização de estudantes, egressos e demais membros da comunidade de Floriano e região. O STARTUP Júnior, realizado pela Empresa Júnior do curso de Administração, é outro evento que vem se consolidando no contexto regional, conduzindo oficinas e palestras de incentivo para formação e troca de experiências de startups locais e nacionais. Ademais, a Amostra Científica é outro evento realizado com o objetivo de evidenciar, para a comunidade acadêmica e empresários, a importância da pesquisa em Administração, apresentando reflexões e resultados das investigações realizadas pelos estudantes do curso, bem como as contribuições científicas para a prática organizacional.
O Centro Acadêmico de administração (CAAD) é a entidade que representa todos os estudantes do curso, responsável por ser a voz em reivindicações relacionadas ao tripé da universidade (Ensino, Pesquisa e Extensão). O CAAD deste mandato é composto: Marco Aurélio Ferreira Lima – coordenadoria geral, Michele Avelino Alves – coordenadoria de imprensa, Larisse Oliveira Amorim – coordenadoria de finanças, Amanda Brasil Gomes – coordenadoria de projeto, pesquisa e extensão, Maria de Fátima Santana da Silva – coordenadoria de assistência estudantil e Josué Lucas Vieira Primo – coordenadoria de esporte e cultura.
Parte do corpo docente do Curso de Administração também atua em Programas de Pós-Graduação stricto sensu como, por exemplo, o programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP), programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e o Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Além das atividades de ensino e pesquisa, o curso também possui projetos de extensão voltados aos mais diversos contextos regionais.
Galeria de Coordenadores
Período 2009 – 2012
Prof. Dr. Paulo Jordão de Oliveira Cerqueira Fortes
(Coordenador)
Período Janeiro/2012 – Setembro/2012
Janayna Arruda Barroso
(Coordenadora)
Prof. Dr. Marcos Ferasso
(Vice-coordenador)
Período Setembro/2012 – Novembro/2012
Prof. Dr. Marcos Ferasso
(Coordenador)
Período Novembro/2012 – Março/2013
Prof. Me. Agnello Rufino da Silva Júnior
(Coordenador pró-tempore)
Período Março/2013 – Julho/2015
Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães
(Coordenador)
Prof. Me. Rodrigo Santos de Melo
(Vice-coordenador)
Período Agosto/2015 – Agosto/2016
Prof. Me. Rodrigo Santos de Melo
(Coordenador)
Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto
(Vice-coordenador)
Período Agosto/2016 – Agosto/2020
Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães
(Coordenador)
Profa. Dra. Ruth Irene Cláudio Crispim
(Vice-coordenadora)
Período Agosto/2018 – Setembro/2020
Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães
(Coordenador)
Profa. Dra. Ruth Irene Cláudio Crispim
(Vice-coordenadora)
Período Setembro/2020 – Outubro/2021
Prof. Me. Rodrigo Santos de Melo
(Coordenador)
Leonardo Victor de Sá Pinheiro
(Vice-Coordenador)
Período Outubro/2021 – Março/2022
Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima
(Coordenador pró-tempore)
Gestão Atual (Março/2022 – Março/2024)
Prof. Me. Agnello Rufino da Silva Júnior
(Coordenador)
Prof. Me. José Eduardo Sampaio Borges
(Vice-coordenador)
Professores Efetivos
Agnello Rufino da Silva Júnior
Professor Assistente I do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Mestrado em Administração e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista Lato Senso em Gestão Pública, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Gestão Empresarial e Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui Graduação em Administração, também pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). E-mail:
Anderson da Trindade Marcelino
Professor do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), MBA em Gestão de Empreendimentos Inovadores pelo Parque Tecnológico da Paraíba (2010), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Tem interesse em pesquisas na área de Marketing, Gestão Ambiental e Produção agroindustrial. E-mail:
Cyjara Orsano Machado
Professora do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2015), Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Adelmar Rosado (FAR, 2012), Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial pelo Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba (CESVALE, 2009), Bacharelado em Administração de Empresas pelo Instituto Camillo Filho (ICF, 2005). E-mail:
Flávio Gálio Araújo Dutra
Professor do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Administração na Universidade Municipal de São Caetano (USCS) com adesão à Linha de Pesquisa "Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade". Possui Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2012), Pós-Graduação em Gerência em Recursos Humanos pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí (1999). E-mail:
José Eduardo Sampaio Borges
Professor do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2003) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2007). E-mail:
Juliana Carvalho de Sousa
Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Organizacional, pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), e Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente é docente na Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de ser membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP. Possui experiência como consultora na área de Gestão de Pessoas. Além de possuir experiência com tutoria no ensino EAD. Como pesquisadora, tem autoria e co-autoria em artigos de cunho nacional e internacional, livros e capítulos de livros. Editora de seção da Revista Gestão e Contabilidade da UFPI. Áreas de interesse: Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Marketing Digital. E-mail:
Júlio César da Silva Soares
Professor Assistente do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutorando em Ciências da Computação pela DCCMAPI (Doutorado em Ciências da Computação Associação Maranhão/Piauí), Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Banco de Dados pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI/Campus Teresina), Tecnólogo em Informática pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI/Campus Floriano). E-mail:
Lennilton Viana Leal
Professor Assistente A da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS, Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (2018). Atualmente é doutorando em Ciências Contábeis pela FUCAPE - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças. Especialista em Auditoria Contábil e Financeira pelo CESVALE - Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba, Teresina PI (2008); Especialista em Contabilidade Pública pela FACET- Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina, Teresina PI (2004). Possui graduação em Ciências Contábeis pela UESPI - Universidade Estadual do Piauí (2002). E-mail:
Leonardo Victor de Sá Pinheiro
Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharelado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail:
Maria Aurelina Machado de Oliveira
Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI, 2008). Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGPsi-UFRN, 2012, 2016). Pesquisadora voluntária do Grupo de Estudo Psicologia e Saúde (GEPS-UFRN). E-mail:
Maria do Socorro Moura Costa
Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialização em História Sociocultural pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santo Agostinho (FSA), Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí. Experiência na área de Ciência Política e Sociologia, e interesse nos seguintes temas: Experiências Emocionais e Gestão, Cultura nas Organizações, Estado, Governo, Sociologia da Administração, Teoria Política, Partidos políticos, Violência na escola, Juventudes e Violência, Educação e Cultura de Paz, Sociologia do Corpo, Sociologia do Esporte, Políticas Públicas, Pobreza e exclusão social. E-mail:
Rick Anderson Freire Mangueira
Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Mestre em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo-ESALQ (2015) e doutor em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo-ESALQ (2019). E-mail:
Rodrigo Santos de Melo
Professor do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2000), Especialização em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2002), Mestrado em Administração pela UECE (2007) e doutor em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS, 2020). E-mail:
Rute Irene Cláudio Crispim
Professora Adjunto IV, da Universidade Federal do Piauí, campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS. Possui graduação em Economia FSA (2003), Mestrado em Economia das Empresas UFC (2008) e Doutorado em Educação (UFRJ). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Políticas públicas. E-mail:
Solimar Oliveira Lima
Professor Titular do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Pesquisas sobre Africanidades e Afrodescendência (IFARADÁ) e Núcleo de Pesquisa e Extensão em Economia Solidaria (NUPEES). Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 1985), Bacharel em Direito pela Faculdade Maranhense São José dos Cocais (2013), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2017). E-mail:
Professores Substitutos
Fernanda Barbosa dos Santos
Mestre em Políticas Públicas; Graduada em Direito, docente na UESPI e UFPI, Campus Floriano. E-mail:
Fernanda Laís Carvalho Siqueira
Professora Substituta do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI, 2007), Bacharel em Direito pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano, 2016), Especialista em Docência da matemática. Especialista em Direito Civil e processo civil, direito Penal e processo penal e direito constitucional e administrativo com habilitação em docência do ensino superior pela ESA PI. E-mail:
Otília de Sousa Santos
Mestre em Ciência da Computação pela UFERSA/UERN. Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí, CSHNB - Picos, 2017. Formada em Tecnologia da Informação pelo Colégio Técnico de Floriano CTF/UFPI,2013. Tem experiência na área de Visão e Inteligência Computacional, com ênfase em Aprendizagem de Máquina, Processamento de Imagens. E-mail:
Pedro Alexandre Cabral de Oliveira
Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí, graduação em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (2010), pós-graduação em Administração Estratégica pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina, CEUT, MBA em Ciência da Informação com ênfase em Big data (IGTI). Tem experiência na área de Marketing e Administração de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos temas: ferramentas de gerenciamento de dados, Business Intelligence, Inteligência Artificial, Análise de concorrência e mapeamento de oportunidades em mídias especializadas. E-mail:
Colegiado do Curso
Prof. Agnello Rufino da Silva Júnior (Presidente)
Prof. José Eduardo Sampaio Borges (Vice-presidente)
Prof. Leonardo Victor de Sá Pinheiro (Membro)
Profa. Maria do Socorro Moura Costa (Membro)
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Prof. Agnello Rufino da Silva Júnior (Presidente)
Prof. José Eduardo Sampaio Borges (Membro)
Profa. Maria Aurelina Machado Oliveira (Membro)
Prof. Jairo de Carvalho Guimarães (Membro)
Profa. Rute Irene Cláudio Crispim (Membro)
Prof. Flavio Galio Araujo Dutra (Membro)
Prof. Rick Anderson Freire Mangueira (Membro)
Prof. Anderson da Trindade Marcelino (Membro)
Coordenação de Estágio Curricular Obrigatório
Prof. Flavio Galio Araujo Dutra
Projeto Pedagógico do Curso de Administração
A missão da Universidade Federal do Piauí é propiciar a elaboração, sistematização e socialização do conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico permanentemente adequado ao saber contemporâneo e a realidade social, formando recursos que contribuam para o desenvolvimento econômico, político, social e cultura do Piauí, do Nordeste e do Brasil.
Diante disso, a concepção do Projeto Político-pedagógico do Curso de Bacharelado em Administração de Empresas da UFPI, no Campus de Floriano, levou em conta a necessidade de atender aos desafios que a sociedade impõe à Universidade, tais como: crescimento, aprimoramento e interação institucional.
Os principais referenciais legais que orientaram a estruturação curricular do presente Projeto Político-pedagógico foram:
1) A resolução do CNE/CES No 4, de 13/07/2005 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação Administração de Empresas.
2) O Parecer CNE/ CES No 23/2005 que retífica o texto da resolução do CNE/CES N o 1 /2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Administração, Bacharelado.
3) O Parecer CNE/CES 329/2004 que determina que os Cursos de Bacharelado em Administração serão ministrados com a carga horária mínima de 3.000 horas. Os estágios e atividades complementares, já incluídos no cálculo da carga horária total do curso, não deverão exceder a 20% do total. A duração dos cursos deve ser estabelecida por carga horária total curricular, a ser cumprida nos tempos letivos fixados na Lei nº 9.394/1996 (LDB), no mínimo de duzentos dias letivos para o ano letivo/série e com cem dias letivos por regime semestral, sendo que cada IES dimensionará o volume de carga horária a ser cumprida nas ofertas sob regime seriado, semestral, por sistema de crédito ou por módulos acadêmicos.
O presente Projeto Pedagógico está voltado para atender a uma demanda da sociedade que busca a oportunidade de realização de um curso superior. Assim, a UFPI oferta este curso voltado para a formação de sólidas competências, tanto em nível de ensino de graduação quanto em nível da educação permanente, preocupando-se com a preparação do futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.
PPC do Curso Aqui
Currículos do Curso
Para detalhes dos currículos do curso: Clique aqui
Periódico – Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (GΕCONT)
Link: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/GECONT
Equipe Editorial
Editor Gerente
Rodrigo Santos de Melo (Universidade Federal do Piauí-UFPI, Brasil)
Revisor de Língua Inglesa e Espanhola
Marcos Renato de Oliveira (Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Faculdade de Enfermagem, Brasil)
Revisor de Língua Portuguesa
Juliana Reis Bernardes (Universidade Estácio de Sá, Brasil)
Conselho Editorial
A relação do corpo editorial encontra- disponível no seguinte endereço: http://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/about/editorialTeam
Avaliadores
A relação do corpo editorial encontra- disponível no seguinte endereço: http://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/about/editorialTeam
As submissões devem ocorrer, única e exclusivamente, pelo seguinte endereço: [http://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/].
Com a missão de difundir e promover o conhecimento na área de Gestão através do meio digital, a GϵCont busca a divulgação da produção científica relevante, de forma gratuita e aberta a todos os interessados. A revista adota o Manual Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) de Boas Práticas da Publicação Científica, sendo aceito publicações de artigos, resenhas e relatos de experiência das áreas de Gestão.
LOJA CONCEITO
Composta por 9 (nove) salas, que se destinam ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Curso de Administração.
Visa ao aprofundamento dos conhecimentos relacionados à formação do graduando, proporcionando o desenvolvimento teórico-prático em todas as vertentes da área de formação profissional.
Laboratório de Produção
Coordenador:
Prof. Me. Rodrigo Santos de Melo
Criado com o objetivo de possibilitar uma abordagem prática e multidisciplinar das disciplinas ofertadas, o laboratório de produção dispõe de equipamentos e materiais que tornam as aulas mais expositivas e dialogadas, possibilitando o aperfeiçoando das habilidades práticas e gerenciais, conforme situações semelhantes às que podem ser encontradas no ambiente organizacional.
EMPRESA JÚNIOR
Fundada em 21 de março de 2012, a Multi-Assessoria Empresarial Júnior (MAE Jr) proporciona o desenvolvimento profissional aos seus membros, alinhando o conhecimento teórico aprendido em sala de aula à prática organizacional. Adicionalmente, também realiza soluções que impulsionam os resultados das empresas locais nas mais diversas áreas da administração, tais como: Estratégia, Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas e Processos. Atualmente, a MAE Jr já prestou serviços de consultoria para empresas de diversos setores da região, impulsionando o desenvolvimento e fortalecendo o mercado local nos diferentes âmbitos da administração.
Curso de Especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (PME)
Coordenador
Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães
Foi aprovado, pela Resolução 94/2017 CEPEX/UFPI. Anualmente, são ofertadas 44 vagas, sendo (40 vagas para o público em geral e quatro (04) para servidores/docentes do CAFS). Promove a formação continuada dos egressos do Curso de Administração e áreas afins, além de oportunizar aos executivos, gestores, empresários e demais interessados a possibilidade de ampliar os conhecimentos e qualificações no segmento da Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Atualmente, conta com (13) treze docentes permanentes credenciados.