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Administração

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Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 10h52

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Telefone: (89) 3522 0173

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          O Curso de Graduação em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral disponibiliza a formação profissional com visão ampla e percepção crítica da realidade, contribuindo com uma educação integral de qualidade, ensejando a formação do cidadão fundamentado na responsabilidade social, justiça e ética. Desta forma, intenta-se propiciar ao sistema ensino-aprendizagem um processo dinâmico e transformador, mantendo-se um conjunto de atividades, relacionadas a seguir.

            Dentre os eventos desenvolvidos no curso, o Encontro de Administração de Floriano (ENAF) se destaca como uma importante oportunidade para discussão de temáticas atuais e relevantes da área, contribuindo para a formação e atualização de estudantes, egressos e demais membros da comunidade de Floriano e região. O STARTUP Júnior, realizado pela Empresa Júnior do curso de Administração, é outro evento que vem se consolidando no contexto regional, conduzindo oficinas e palestras de incentivo para formação e troca de experiências de startups locais e nacionais. Ademais, a Amostra Científica é outro evento realizado com o objetivo de evidenciar, para a comunidade acadêmica e empresários, a importância da pesquisa em Administração, apresentando reflexões e resultados das investigações realizadas pelos estudantes do curso, bem como as contribuições científicas para a prática organizacional.

            Parte do corpo docente do Curso de Administração também atua em Programas de Pós-Graduação stricto sensu como, por exemplo, o programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP), programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e o Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Além das atividades de ensino e pesquisa, o curso também possui projetos de extensão voltados aos mais diversos contextos regionais, tais como: intervenção socioeconômica dos catadores de resíduos sólidos; apoio aos caminhoneiros na luta contra a Covid-19; práticas de economia solidária e artesanato local.

 

Galeria de Coordenadores

Período 2009 – 2012

Paulo Jordão20201130174550

Prof. Dr. Paulo Jordão de Oliveira Cerqueira Fortes
(Coordenador)

 

Período Janeiro/2012 – Setembro/2012

Janayna20201130174550

Janayna Arruda Barroso
(Coordenadora)

Marcos20201130174550

Prof. Dr. Marcos Ferasso
(Vice-coordenador)

 

Período Setembro/2012 – Março/2013

Marcos20201130174550

Prof. Dr. Marcos Ferasso
(Coordenador)

 

Período 05 à 20 de Março de 2013

Jairo20201130143139

Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães
(Coordenador Interinamente)

 

Período Março/2013 – Julho/2015

Jairo20201130143139

Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães
(Coordenador)

Rodrigo20201130142900

Prof. Me. Rodrigo Santos de Melo
(Vice-coordenador)

 

Período Agosto/2015 – Agosto/2016

Rodrigo20201130142900

Prof. Me. Rodrigo Santos de Melo
(Coordenador)

Alexandre20201130142900

Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto
(Vice-coordenador)

 

Período Agosto/2016 – Agosto/2018

Jairo20201130143139

Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães
(Coordenador)

Rute20201130142900

Profa. Dra. Ruth Irene Cláudio Crispim
(Vice-coordenadora)

 

Período Agosto/2018 – Setembro/2020

Jairo20201130143139

Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães
(Coordenador)

Rute20201130142900

Profa. Dra. Ruth Irene Cláudio Crispim
(Vice-coordenadora)

 

Gestão Atual

 

Período Setembro/2020 – Setembro/2022

Rodrigo20201130142900

Prof. Me. Rodrigo Santos de Melo
(Coordenador)

Professor Titular do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2000), Especialização em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2002) e Mestrado em Administração pela UECE (2007). Atualmente é aluno do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

E-mail:

 

Professores Efetivos

 

Agnello20201105201222 Agnello Rufino da Silva Júnior 

Professor Auxiliar I do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Mestrado em Administração e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista Lato Senso em Gestão Pública, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Gestão Empresarial e Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui Graduação em Administração, também pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). E-mail:  

 

Alexandre20201130142900 Alexandre Rabelo Neto

Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Realizou Estágio de Pós-Doutorado no Grupo de Pesquisas Cidade Digital Estratégica do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Escola de Arquitetura e Design da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)/Doutorado Sanduíche pela Universidade de Coimbra (UC), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina (CEUT), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). E-mail:  

 

Cyjara20201130142900 Cyjara Orsano Machado

Professora do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2015), Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Adelmar Rosado (FAR, 2012), Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial pelo Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba (CESVALE, 2009), Bacharelado em Administração de Empresas pelo Instituto Camillo Filho (ICF, 2005). E-mail:  

 

Flávia foto20201105195943 Flávia Lorenne Sampaio Barbora

Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente do Curso de Especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, tutora à distância, na modalidade bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Mestrado (2012) e Doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). ; d Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa "Gestão e Sustentabilidade" vinculado ao curso de Administração do CAFS/UFPI; líder do grupo de pesquisa intitulado "Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo e Gestão Organizacional" (GEPEGO) e Coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. E-mail:  

 

Flávio20201130142900 Flávio Gálio Araújo Dutra 

Professor do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutorando em Administração na Universidade Municipal de São Caetano (USCS) com adesão à Linha de Pesquisa "Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade". Possui Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2012), Pós-Graduação em Gerência em Recursos Humanos pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí (1999). E-mail:  

 

José Eduardo20201130142900 José Eduardo Sampaio Borges

Professor do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2003) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2007). E-mail:  

 

Júlio20201130142900 Júlio César da Silva Soares

Professor do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Banco de Dados pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI/Campus Teresina), Tecnólogo em Informática pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI/Campus Floriano). E-mail:  

 

Leonardo Pinheiro20201130142900 Leonardo Victor de Sá Pinheiro 

Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharelado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail:  

 

Maria Aurelina20201130142900 Maria Aurelina Machado de Oliveira 

Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI, 2008). Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Pesquisadora voluntária do Grupo de Estudo Psicologia e Saúde (GEPS - UFRN desde 2010). E-mail:  

 

Rodrigo20201130142900 Rodrigo Santos de Melo 

Professor Titular do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2000), Especialização em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2002) e Mestrado em Administração pela UECE (2007). Atualmente é aluno do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). E-mail:  

 

Solimar20201130142901 Solimar Oliveira Lima 

Professor Titular do Curso de Bacharelado em Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Pesquisas sobre Africanidades e Afrodescendência (IFARADÁ) e Núcleo de Pesquisa e Extensão em Economia Solidaria (NUPEES). Possui Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 1985), Bacharel em Direito pela Faculdade Maranhense São José dos Cocais (2013), Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2017). E-mail:  

 

Professores Substitutos

 

Cleide20201130143534 Cleide Maria Rodrigues Clímaco Costa e Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (1993), Especialização em Ensino pela Universidade Federal do Piauí (1998) e Mestrado em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Acadêmica do Bacharelado em Odontologia da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (PI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. E-mail:

Flancisco Antônio20201130143534 Francisco Antônio Gonçalves de Carvalho

Mestrando no programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Núcleo de Referencias em Ciências Ambientais do Tropico Econtonal do Nordeste (TROPEN), atuando na Linha de Pesquisa de Políticas de Desenvolvimento e Meio ambiente. Possui Especialização em Gestão Estratégica de Mercado Pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Especialização em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Integradas do Rio Grande do Norte – FANORTES, Especialização em Gestão Estratégica De Marketing Organizacional, pela Fundação De Ensino Superior De Olinda – FUNESO, e Graduação em Administração pela Universidade Federal Do Piauí. Tem experiência em docência, mercado financeiro e práticas ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração de Resíduos Sólidos, Impactos Ambientais, Energias Renováveis, Desenvolvimento Urbano-Rural, Arranjos Produtivos Locais, Administração de Cidades, Logística Reversa, Políticas Públicas Ambientais, Sustentabilidade nas Organizações, Marketing Verde, Marketing de Relacionamento, Empreendedorismo, Liderança e Administração de Recursos Materiais. E-mail:

Natelie20201130143534 Nathalie Barbosa Reis Monteiro

Graduação em Administração Geral pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (2004), mestrado em Desenvolvimento de Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2018), atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Piauí. Experiência na área de Administração, Gestão Administrativa e Meio Ambiente. Áreas de interesse: administração da produção, sustentabilidade nos processos produtivos, mineração, gestão ambiental nas corporações, técnicas de avaliação de impacto ambiental, avaliação do ciclo de vida, legislação/licenciamento/educação ambiental, economia circular, gestão estratégica, novas perspectivas para a administração no contexto contemporâneo. E-mail:

 

Thicyane20201130143534 Thyciane Santos Oliveira

Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar (UNP). Especialização em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário SENAC/SP e Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Vasta experiência em cargos de gestão, atuando durante 9 anos em grandes empresas nacionais e multinacionais do setor bancário. Desenvolve e possui interesse em pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Nomofobia, Comportamento Organizacional, Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial. Também atua como mentora de trabalhos acadêmicos para alunos de graduação e especialização, bem como desenvolve cursos sobre escrita científica. E-mail:

 

Colegiado do Curso

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

 

Coordenação de Estágio Curricular Obrigatório

Prof. Me. Rodrigo Santos de Melo

 

Projeto Pedagógico do Curso de Administração

 

            A missão da Universidade Federal do Piauí é propiciar a elaboração, sistematização e socialização do conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico permanentemente adequado ao saber contemporâneo e a realidade social, formando recursos que contribuam para o desenvolvimento econômico, político, social e cultura do Piauí, do Nordeste e do Brasil.

            Diante disso, a concepção do Projeto Político-pedagógico do Curso de Bacharelado em Administração de Empresas da UFPI, no Campus de Floriano, levou em conta a necessidade de atender aos desafios que a sociedade impõe à Universidade, tais como: crescimento, aprimoramento e interação institucional.

            Os principais referenciais legais que orientaram a estruturação curricular do presente Projeto Político-pedagógico foram:

            1) A resolução do CNE/CES No 4, de 13/07/2005 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação Administração de Empresas.

            2) O Parecer CNE/ CES No 23/2005 que retífica o texto da resolução do CNE/CES N o 1 /2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Administração, Bacharelado.

            3) O Parecer CNE/CES 329/2004 que determina que os Cursos de Bacharelado em Administração serão ministrados com a carga horária mínima de 3.000 horas. Os estágios e atividades complementares, já incluídos no cálculo da carga horária total do curso, não deverão exceder a 20% do total. A duração dos cursos deve ser estabelecida por carga horária total curricular, a ser cumprida nos tempos letivos fixados na Lei nº 9.394/1996 (LDB), no mínimo de duzentos dias letivos para o ano letivo/série e com cem dias letivos por regime semestral, sendo que cada IES dimensionará o volume de carga horária a ser cumprida nas ofertas sob regime seriado, semestral, por sistema de crédito ou por módulos acadêmicos.

            O presente Projeto Pedagógico está voltado para atender a uma demanda da sociedade que busca a oportunidade de realização de um curso superior. Assim, a UFPI oferta este curso voltado para a formação de sólidas competências, tanto em nível de ensino de graduação quanto em nível da educação permanente, preocupando-se com a preparação do futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

 

PPC do Curso Aqui

 

Currículos do Curso

 

Para detalhes dos currículos do curso: Clique aqui

Periódico – Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (GΕCONT)

 

GeCont20201130180113

Link: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/GECONT

Equipe Editorial

 

Editor Gerente

Rodrigo Santos de Melo (Universidade Federal do Piauí-UFPI, Brasil)

 

Revisor de Língua Inglesa e Espanhola

Marcos Renato de Oliveira (Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Faculdade de Enfermagem, Brasil)

 

Revisor de Língua Portuguesa

Juliana Reis Bernardes (Universidade Estácio de Sá, Brasil)

 

Conselho Editorial

A relação do corpo editorial encontra- disponível no seguinte endereço: http://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/about/editorialTeam

 

Avaliadores

A relação do corpo editorial encontra- disponível no seguinte endereço: http://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/about/editorialTeam

As submissões devem ocorrer, única e exclusivamente, pelo seguinte endereço: [http://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/].

 

            Com a missão de difundir e promover o conhecimento na área de Gestão através do meio digital, a GϵCont busca a divulgação da produção científica relevante, de forma gratuita e aberta a todos os interessados. A revista adota o Manual Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) de Boas Práticas da Publicação Científica, sendo aceito publicações de artigos, resenhas e relatos de experiência das áreas de Gestão.

 

LOJA CONCEITO

            Composta por 9 (nove) salas, que se destinam ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Curso de Administração.

            Visa ao aprofundamento dos conhecimentos relacionados à formação do graduando, proporcionando o desenvolvimento teórico-prático em todas as vertentes da área de formação profissional.

 

Laboratório de Produção

Coordenador:

Prof. Me. Rodrigo Santos de Melo

            Criado com o objetivo de possibilitar uma abordagem prática e multidisciplinar das disciplinas ofertadas, o laboratório de produção dispõe de equipamentos e materiais que tornam as aulas mais expositivas e dialogadas, possibilitando o aperfeiçoando das habilidades práticas e gerenciais, conforme situações semelhantes às que podem ser encontradas no ambiente organizacional.

 

EMPRESA JÚNIOR

 

            Fundada em 21 de março de 2012, a Multi-Assessoria Empresarial Júnior (MAE Jr) proporciona o desenvolvimento profissional aos seus membros, alinhando o conhecimento teórico aprendido em sala de aula à prática organizacional. Adicionalmente, também realiza soluções que impulsionam os resultados das empresas locais nas mais diversas áreas da administração, tais como: Estratégia, Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas e Processos. Atualmente, a MAE Jr já prestou serviços de consultoria para empresas de diversos setores da região, impulsionando o desenvolvimento e fortalecendo o mercado local nos diferentes âmbitos da administração.

 

Curso de Especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (PME)

 

Coordenador

Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães

           

           Foi aprovado, pela Resolução 94/2017 CEPEX/UFPI. Anualmente, são ofertadas 44 vagas, sendo (40 vagas para o público em geral e quatro (04) para servidores/docentes do CAFS). Promove a formação continuada dos egressos do Curso de Administração e áreas afins, além de oportunizar aos executivos, gestores, empresários e demais interessados a possibilidade de ampliar os conhecimentos e qualificações no segmento da Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Atualmente, conta com (13) treze docentes permanentes credenciados.

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