Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O CAFS
Início do conteúdo da página

O CAFS

Imprimir
Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 10h51

O CAFS

 

CAFS 20201105192004

O Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) é o mais novo campus fora de sede da Universidade Federal do Piauí, UFPI e único a ter suas instalações iniciais financiadas completamente com recursos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI-II), correspondente ao último ciclo da expansão da rede universitária no Brasil, ocorrida entre os anos 2007 a 2012. Em especial, sua implantação oportunizou a consolidação de uma política nacional de reestruturação e expansão do desenvolvimento socioeconômico do Estado do Piauí, sobretudo da região do Médio Parnaíba.

CAFS muro20201105192237

História

O CAFS iniciou suas atividades no dia 10 de março de 2009, na BR 343, Km 3,5 s/n, Bairro Meladão, CEP: 64.800-000, no município de Floriano, no estado do Piauí, com 4 (quatro) cursos de graduação presenciais (Licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia; Bacharelados em Administração e Enfermagem). Nesse período, as instalações do campus ainda estavam em fase de construção, iniciando as suas atividades, acadêmicas e administrativas, nas instalações do Colégio Técnico de Floriano (CTF), também pertencente à UFPI.

CTF 20201105192818

Em 2012, houve a aprovação nacional das Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOCs) e, no ano de 2013, foi regulamentada a criação do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza do CAFS, pela Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI (CEPEX/UFPI), nº 215/2013, sendo implantado, somente, em 2014 (PDI 2015-2019, p. 51).

Em 2020, aprovação do primeiro curso em nível de Pós-graduação Stricto Sensu, na área de Biodiversidade, o Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC), do Curso de Ciências Biológicas, aprovado pela Resolução de no. 108/2019 do CEPEX/UFPI e Portaria de nº 539-2020 do Ministério da Educação (MEC). Temos também o Cursinho PRÉ-ENEM, nas áreas de Ciências da Natureza e o Curso de Especialização em Gestão em Pequenas e Médias Empresas, ofertado pelo Curso de Bacharelado em Administração.

CAFS história20201105192659

Estrutura física

Nossa estrutura física possui mais de 11.480m² dividida em 48 (quarenta e oito) áreas administrativas; 20 (vinte) salas de aula; 20 (vinte) Laboratórios; 01 auditório com capacidade para 234 (duzentos e trinta e quatro) lugares e 01 miniauditório com capacidade para 80 lugares; 01 Restaurante Universitário com capacidade para servir 3.000 (três mil) refeições diárias; uma Residência Universitária com capacidade para 192 (cento e noventa e dois) alunos, sendo que atualmente a RU atende 63 alunos dos Cursos Superiores do CAFS/UFPI; Núcleo de História Natural com uma Coleção que conta com cerca de 35 mil espécimes de invertebrados e vertebrados, 500 espécimes na coleção didática (sala de exposição e exposição itinerante) e uma coleção de aranhas, com quase 13 mil espécimes; 01 Biblioteca de 450 m²; 01 Brinquedoteca, 01 Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação (LIBERTE); Laboratório Multidisciplinar de Administração (LABOMA), composto pelo Laboratório de Produção e da Loja Conceito.

Atualmente o CAFS/UFPI possui 31 (trinta e um) servidores técnico-administrativos e 113 (cento e treze) docentes, sendo que 88 (oitenta e oito) são Professores Efetivos e 25 (vinte e cinco) Professores Temporários/Substitutos, destes 49 são Mestres, 38 Doutores e 02 Especialistas; 1.544 (um mil, quinhentos e quarenta e quatro) discentes e 89 (oitenta e nove) terceirizados.

Visando garantir a permanência dos estudantes na instituição, o CAFS oferece benefícios distribuídos entre Residência Universitária, Benefício Assistencial Estudantil, Auxílio Creche, Isenção da Taxa de Alimentos, Apoio à Participação em Eventos Científicos, Bolsa de Inclusão Social para o acompanhamento pedagógico de alunos com deficiência e Bolsa de Incentivo às Atividades Multiculturais Acadêmicas. A seleção dos candidatos é realizada pelo Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), a qual compete descentralizar os programas, projetos e ações que integram a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e desenvolver ações de assistência estudantil de acordo com as normas vigentes para cada serviço, odontológico, social, pedagógico e psicológico.

A implantação do CAFS corrobora para o desenvolvimento educacional, socioeconômico, cultural, tecnológico e sustentável do município de Floriano/PI e, demais municípios adjacentes (tanto do Piauí quanto do Maranhão), por promover ações transformadoras para (e com) stakeholders, por meio da articulação entre o ensino, pesquisa e extensão.

Missão

Promover o processo formativo e a capacitação ao exercício profissional de sujeitos, com conhecimentos humano-históricos e científicos, capazes de intervir na realidade social com liberdade, autonomia intelectual, ética e consciência política.

Visão

Ser referência na formação superior regional, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, por meio da excelência no ensino, pesquisa e extensão.

Valores

Autonomia – Respeito – Transparência – Ética – Humanização – Excelência – Solidariedade – Compromisso Social – Universalidade – Coletividade – Sustentabilidade.

 

 

PDU 2020-2022

PDU 20201130162807

       O PDU caracteriza-se como um instrumento de gestão que tem a finalidade de promover o desdobramento da estratégia institucional definida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no nível tático (2020-2022) e operacional (4º. trimestre de 2020), na perspectiva do desenvolvimento do campus, para o alcance dos resultados previstos no PDI/UFPI (2020-2024).

       Em termos gerais, o PDU/CAFS visa promover a integração entre o planejamento e o orçamento da UFPI com o desdobramento dos objetivos estratégicos institucionais no nível de ações/atividades a serem desenvolvidas pelo Campus. Nesse sentido, constitui uma oportunidade de reflexão sobre o papel do campus no cenário institucional da UFPI, bem como na sociedade e de construção de diretrizes e ações que contribuam para o alcance dos objetivos institucionais.

       Dessa feita, foi primordial o envolvimento e a ampla participação da sociedade (servidores, discentes e comunidade em geral) do campus na definição de ações, de indicadores e de metas. Evidencia-se, portanto, que o processo de elaboração, execução, monitoramento e avaliação do PDU/CAFS é de responsabilidade do campus, que, para tal feita, instituiu-se uma Comissão Interna com Portaria de nº 31/2020. E, que, por meio da análise do cenário interno e externo do campus, a referida Comissão o elaborou, definindo a missão, a visão e os valores do campus, em harmonia com os definidos para a UFPI. Para tanto, a elaboração do referido plano de ações, dos indicadores e metas está em alinhamento aos eixos estratégicos definidos no PDI/UFPI (2020-2024), nas seguintes perspectivas de análise: (i) ensino; (ii) pesquisa e inovação: (iii) extensão e cultura; (iv) gestão e governança; (v) gestão de pessoas; (vi) sustentabilidade; (vii) tecnologia e comunicação; (viii) internacionalização; (ix) infraestrutura; e, (x) assistência estudantil.

          Após a elaboração, o plano foi enviado à Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento da UFPI (PROPLAN), Diretoria de Governança, para análise técnica sobre o alinhamento aos objetivos estratégicos do PDI/UFPI (2020-2024). E, em seguida, o plano foi devolvido para ajustes e aprovação no Conselho Campus, conforme Resolução Nº 01/2020. Logo após, foi publicizado, por meio digital, no site institucional da UFPI (link: http://www.ufpi.br/floriano) e na página do Instragram do CAFS (@cafsufpi), como também, encaminhado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para todos os servidores e discentes do campus.

       Por fim, a concretude desse plano se deu de forma colaborativa, participativa, democrática e coletiva, sob os olhares da sociedade do nosso campus, preceitos, estes, valorados e praticados pela atual gestão do CAFS (2019-2023), em nome da Profa. Dra. Edmilsa Santana de Araújo (Diretora) e da Profa. Dra. Flávia Lorenne Sampaio Barbosa (Vice-diretora).

 

Fonte: PDU 2020 

Documento completo do PDU 2020 Aqui

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página