Enfermagem

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Telefone: (89) 2221-2719

 

       

 O Curso de Graduação Bacharelado em Enfermagem (CGBENF), do Campus Amílcar Ferreira Sobral, da Universidade Federal do Piauí, tem a missão de formar enfermeiros e enfermeiras generalistas com capacidades técnica, instrumental e intelectual para atuação em todas as áreas da Enfermagem, visando desenvolver boas práticas em âmbito local, nacional e internacional; delinear, realizar e participar de estudos, pesquisas e cursos que promovam a melhoria da saúde da população, vislumbrando o Sistema Único de Saúde como lócus de atuação prática e política da Enfermagem, na prestação de serviços à coletividade (PROJETO PEDAGÓGICO DO CGBENF/CAFS, 2017). O curso tem contribuído para a formação de 279 enfermeiros e enfermeiras qualificados atuarem em serviços de saúde locais/regionais, nacionais e, até mesmo, em âmbito internacional.

         Diante disso, o curso objetiva formar o (a) profissional enfermeiro (a) generalista com capacidade crítica, reflexiva e criativa, para atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e qualificação científica, técnica, política, humanística, ética e social, para o exercício das competências do cuidar/intervir/assistir/atuar de forma humanizada e integral. Assim como, gerenciar, ensinar e pesquisar, com a responsabilidade de coordenar o processo de trabalho de Enfermagem e contribuir para a concretização dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (PROJETO PEDAGÓGICO DO CGBENF/CAFS, 2017).

        Em 2017, o curso obteve nota 5 no ENADE, o que desvela que este prima por uma formação qualificada dos seus alunos e isto se relacionou e continua a se relacionar a diversos fatores, como o comprometimento para com o CGBENF de discentes, docentes, funcionários e todos os servidores quem fazem parte do CAFS/UFPI; a ótima estrutura física e existência de bons equipamentos; a parceria com os serviços de saúde, sejam municipais ou estaduais; e um corpo docente com ótima formação acadêmica.

        O CGBENF/CAFS dispõe de um corpo docente composto por 25 professores, sendo que 04 (quatro) destes são substitutos e 21 são efetivos, com vínculo de dedicação exclusiva com a instituição. Do total, 12 são doutores, 12, mestres e 01 (um) especialista.

        Em relação à estrutura do curso, este tem duração mínima de cinco anos, sendo distribuído em 10 (dez) semestres, os quais compõem três ciclos principais do Projeto Pedagógico do Curso:

            1 – do conhecimento sobre o ser humano;

            2 – das habilidades de enfermagem;

            3 – da práxis de enfermagem. Possui carga horária total de 4.200 horas.

           Destaca-se ainda que ele acontece em período integral (PROJETO PEDAGÓGICO DO CGBENF/CAFS, 2017).

            É fundamental citar que o CGBENF/CAFS se alicerça no tripê universitário, desenvolvendo não somente atividades de ensino, mas também de pesquisa e extensão. Entre estas últimas, o curso possui entre programas e projetos 14 ações cadastradas, no segundo semestre de 2020, das quais muitas estão sendo executadas remotamente, com auxílio de alunos bolsistas ou voluntários, seguindo-se as atuais recomendações de distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus, são elas:

            1- “Projeto COVID-19: Chá-legrando em tempos de pandemia”;

            2- “Projeto COVID-19: Telecuidado na Pandemia da COVID-19: bem-estar pessoal do cuidador e da pessoa idosa no município de Floriano-PI”;

            3- “Projeto COVID-19: “EnferMeet”- Interações necessárias para educação, informação e sensibilização no enfrentamento à pandemia”;

            4- “Projeto COVID 19: É melhor prevenir do que remediar”;

            5- “Projeto COVID-19: Juntos no uso da máscara”;

            6- “Projeto COVID-19: Promoção da saúde dos trabalhadores de saúde e comunidade em geral em tempos de pandemia: Proteger Convida”;

            7- “Projeto COVID 19: Promoção da saúde e prevenção da COVID 19 em idosos que moram sozinhos”;

            8- “Promoção do autocuidado para o enfrentamento da COVID-19 em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 por meio do contato telefônico”;

            9- “Projeto COVID-19: Cuidando do cuidador em tempos de redes sociais”;

            10- “Projeto COVID-19: Promoção da Saúde e Prevenção do Agravo em Gestantes e Puérperas”;

            11- “Economia solidária: atitude, saúde e sustentabilidade”;

            12- “Horto comunitário – Semeando plantas que curam”;

            13- “ConViver: promoção da saúde mental e bem-estar”;

            14- “Eu rastreio, tu se cuida e todas contra o câncer do colo do útero!”.

      Acerca das ações de pesquisa, o CGBENF/CAFS possui quatro grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), são eles:

            1-Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde, liderado pela Profa. Dra. Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa;

            2-Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Epidemiologia e Coletividades, que tem como líder o Prof. Dr. Jailson Alberto Rodrigues;

            3-Grupo de Pesquisa de Enfermagem, Cuidado e Tecnologia, do qual é líder a Profa. Dra. Giovanna de Oliveira Libório Dourado;

            4-Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Violência e Saúde Sexual e Reprodutiva, liderado pela Profa. Dra. Jardeliny Corrêa da Penha.

         Ainda sobre as ações de pesquisas, destaca-se que, no segundo semestre de 2020, muitos docentes do Curso de Enfermagem possuem projetos cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, sendo que muito planos de trabalhos cadastrados pelos docentes foram aprovados no Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, de Iniciação Científica Voluntária (PIBIC/ICV)/UFPI, dentre estes cinco foram contemplados com bolsistas.

          Frisa-se aqui a existência no curso do projeto de pesquisa “Efetividade de uma intervenção educativa por telefone na promoção do aleitamento materno no período neonatal”, o qual é financiado pela Chamada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTIC/CNPq) nº 28/2018 - Universal/Faixa A - Até R$ 30.000,00, por meio do processo 420768/2018-1, com vigência 2019-2021. Todo esse engajamento dos docentes em pesquisas contribui para eles continuamente publiquem artigos, capítulos de livros e livros.

          A respeito das ações de ensino, regularmente, conforme calendário acadêmico, são ofertadas as disciplinas do curso, as quais, quando no desenvolvimento de suas práticas, tem impacto positivo sobre as ações de saúde desenvolvidas no município, destacando-se a parceira com a rede municipal de saúde, como por exemplo, no desenvolvimento de consultas ginecológicas que acontecem nas dependências físicas do CAFS; em campanhas de imunização; dentre outras. Ressalta-se ainda a importância da parceria com os serviços de saúde estaduais presentes na cidade de Floriano-PI, os quais garantem aos nossos alunos desenvolvimento de práticas e estágios ímpares para o processo de formação.

           Ademais, menciona-se o desenvolvimento de atividades extracurriculares de ensino, que complementam a formação dos futuros enfermeiros. Neste presente ano, já foram e estão sendo desenvolvidas algumas atividades desse tipo, como por exemplo: o “Seminário de Integração das disciplinas de saúde Ambiental em enfermagem – CAFS e Centro de Ciências da Saúde (CCS)”, o qual promoverá a integração entre os alunos das disciplinas Saúde Ambiental dos cursos de Graduação em Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral e do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí.

Por fim, são listadas algumas notícias para que possam conhecer mais sobre o CGBENF/CAFS.

http://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/21245-curso-de-enfermagem-do-cafs-e-nota-5-no-enade

https://www.youtube.com/watch?v=cmNS_jRE050

 

Galeria de Coordenadores - Aqui

 

Gestão Atual

 

Pró-tempore – 2025

 

Profa. Dra. Cynara Cristhina Aragão Pereira

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2004), Especialista em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (2005), Mestre em Ciências Veterinárias pela UEMA (2006-2008) e Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2014-2018). Na Graduação, foi bolsista de iniciação científica FACT-UEMA e, enquanto mestranda, bolsista CAPES. Tem experiência na área de Parasitologia e Epidemiologia. Leciona, desde 2009, as disciplinas de Saúde Ambiental, Parasitologia e Epidemiologia, para os Cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem. Professora Adjunto I, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), Floriano (PI).

http://lattes.cnpq.br/2259470115264105

Currículos do curso

Para currículos detalhados: Clique aqui  

 

Projeto Pedagógico do Curso

            O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Bacharelado em Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) da Universidade Federal do Piauí, aqui apresentado, é produto de um trabalho longo, intenso e articulado, construído, coletivamente, pelos docentes, técnicos especialistas de laboratório e estudantes do curso de enfermagem, com a colaboração de profissionais das instituições parceiras deste curso.

            A necessidade de formulação do presente PPC surgiu pelo desejo de melhoria do ensino, em busca da formação em enfermagem com excelência, que partiu dos próprios docentes e discentes do curso, tendo início em conversas informais em 2011. No currículo vigente, proposto em 2011, identificaram-se lacunas no ciclo profissional.

            Apesar de o curso conter uma carga horária de 4.200 horas, suficiente para uma boa formação em enfermagem, sentiu-se a necessidade de que esta carga horária fosse redistribuída e reorganizada com a incorporação de outros conteúdos que supram as lacunas encontradas em busca de uma efetiva integração dos conteúdos, vislumbrando também a possibilidade de disposição de tempo para que os estudantes possam desenvolver atividades independentes e complementares durante a sua formação.

            As dificuldades de integração entre as disciplinas básicas e as específicas eram notórias ao longo do processo formativo, havendo uma ruptura a partir do terceiro bloco que manifestava-se no comportamento dos discentes com desmotivações, desistências e desinteresse. Além disso, o currículo ultrapassava a utilização do serviço de saúde local, necessitando de grandes deslocamentos para que os seus objetivos pudessem ser contemplados, tornando, assim, um curso oneroso para a universidade.

            Apesar da identificação dessas fragilidades e do empenho dos professores, outro fator impactava no processo de reorganização curricular, fator este que está arraigado à própria forma de nascimento do curso, que é a dificuldade de solidificação de um corpo docente efetivo e perene.

            O Curso de Enfermagem do CAFS faz parte do programa REUNI e está inserido no interior do Estado do Piauí, na cidade de Floriano, essa característica interiorana somada à abertura de concursos nas diversas universidades federais, permitiu mobilidade aos professores, à medida que estes passavam em concursos de outras instituições e eram convocados, dificultando a consolidação de um corpo docente que pudesse empenhar-se na modificação do currículo. Essa característica tornava o Núcleo Docente Estruturante um órgão frágil, em constantes modificações de componentes.

            Apesar desses percalços, os poucos professores que atuavam no curso conseguiram realizar duas modificações no PPC com a tentativa de adequação de algumas normas e legislações da própria universidade e do MEC, mas que não sanaram as lacunas de formação que o projeto continha.

            Diante de tais demandas, a partir de 2012 iniciaram-se discussões no âmbito do Núcleo Docente Estruturante (NDE) em busca de estratégias para a melhoria do PPC do curso que levasse em consideração todas as contingências que nos rodeavam. As discussões do NDE nos levaram a uma reformulação do PPC que englobasse a participação de toda a comunidade envolvida com o curso, tornando um processo político com a participação coletiva da comunidade universitária.

            Este trabalho foi impulsionado a partir da admissão de dez professores em maio de 2013, permitindo a ampliação da discussão e a organização das oficinas pedagógicas para a reorientação do PPC. Essa nova força de trabalho do curso de enfermagem permitiu a ampliação das discussões e a visualização de novas demandas para serem trabalhadas.

            Nesse mesmo ano, a Comissão Avaliativa do MEC esteve in loco no Curso de Enfermagem CAFS-UFPI para realizar avaliação. Na ocasião, foi destacado pela referida comissão que os docentes do curso realizassem sugestões relativas ao PPC, especialmente no que tange à linha filosófica que baliza o PPC do curso e atender às necessidades de inserção de conteúdos relacionados à raça e à etnia, com vistas a uma reorientação do currículo mais inovador e adequado ao contexto profissional e social da enfermagem nos dias atuais.

            Diante da necessidade já percebida pelos docentes juntamente com as sugestões da Comissão Avaliativa do MEC, foi realizado um encontro pedagógico do Curso de Enfermagem no período de 29 de outubro a 05 de novembro de 2013, que visou atender às exigências do MEC e às necessidades já previamente identificadas. Na época, tivemos a participação de representantes dos estudantes, docentes e representantes dos serviços de saúde local.

            Merece ser destacado que o processo de reorientação curricular ocorreu concomitante à estruturação dos laboratórios que fazem parte da estrutura física e pedagógica do curso de enfermagem. Ao todo, o curso possui cinco laboratórios, sendo quatro de simulação clínica, envolvendo desde simulações na Atenção Primária à Saúde até em ambientes de terapia intensiva. Um dos laboratórios possui um simulador de alta tecnologia para a prática de Simulação Realística de Alta Fidelidade, o que colocou o curso em outro patamar de ensino, direcionando novos caminhos para a prática do ensino de enfermagem nessa instituição e que tencionou positivamente os corpos docente e discente do curso a buscar novas estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem que possam ir ao encontro às tecnologias dispostas.

            Diante do exposto, o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do CAFS, ora apresentado, é resultado de um trabalho político de todas as pessoas envolvidas com o curso e está embasado na Resolução CNE/CES nº 3 de novembro de 2001, que define as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Enfermagem e na Resolução CNE/CES que dispõe sobre a carga-horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação bacharelado.

PPC do Curso Aqui

 

Corpo Docente do Curso - Aqui

 

Colegiado do Curso

Igho Leonardo do Nascimento Carvalho (Presidente) - mandato no período de vigência da função Ana Paula Cardoso Costa (Representante docente) – mandato de 12/12/2024 a 11/12/2026

Denise Barbosa Santos (Representante docente) – mandato de 10/05/2024 a 10/05/2025

Mychelangela de Assis Brito (Representante docente) – mandato de 10/05/2024 a 10/05/2025

Maria Augusta Rocha Bezerra (Representante docente) – mandato de 12/12/2024 a 11/12/2026

Wemerson de Oliveira Silva (Representante discente) – mandato de 10/05/2024 a 10/05/2025

 

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Igho Leonardo do Nascimento Carvalho (presidente)

Andreia Alves de Sena Silva (membra)

Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa (membra)

José Claudio Garcia Lira Neto (membro)

Jessica de Menezes Nogueira (membra)

Ruth Cardoso Rocha (membra)

 

Coordenação de Estágio Curricular Obrigatório e do Não Obrigatório
Profa. Dra. Jéssica de Menezes Nogueira


Coordenação dos Laboratórios de Simulação Básica em Enfermagem (Labenf)
Profa. Dra. Mychelangela de Assis Brito – Coordenadora

Profa. Dra. Ruth Cardoso Rocha – Vice-Coordenadora


Coordenação do Laboratório de Simulação Avançada em Enfermagem
Profa. Dra. Ruth Cardoso Rocha – Coordenadora

Profa. Dra. Mychelangela de Assis Brito – Vice-Coordenadora