Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Enfermagem
Início do conteúdo da página

Enfermagem

Imprimir
Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 10h53

Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem 

Jardeliny Corrêa da Penha

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER e Enfermagem Obstétrica pela UECE. É docente, em dedicação exclusiva, do Curso de Graduação em Enfermagem do CAFS/UFPI e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (GPICS). Tem interesse por pesquisas na área de Enfermagem em Saúde Materno-Infantil, Saúde da Mulher e Saúde Sexual e Reprodutiva. E-mail: 

 

Vice-Coordenadora

Jéssica de Menezes Nogueira

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN/UFRJ. Realizou Doutorado Sanduíche em Braga - PT, na Universidade do Minho, na área de sociologia do envelhecimento, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior(PDSE) da CAPES.Professora da Universidade Estadual do Ceará ministrando as disciplinas com aulas teórico práticas: Enfermagem em Saúde do Adulto, Enfermagem Gerontológica e Geriátrica e Internato I e II. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cuidados Clínicos ao Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados clínicos ao adulto e ao idoso; educação em saúde, gerontologia, educação em saúde. E-mail: 

 

E-mail: 

Telefone: (89) 3522 4758

 

Adelianna de Castro Costa

Doutoranda em Saúde, Ambiente e Sociedade pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Vinculada à ENSP-Escola Nacional de Saúde Pública) e ao Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, turma PI (maio de 2017-2021). Mestre em Alimentos e Nutrição, linha Nutrição e Saúde pela UFPI (2011-2013). Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPI) e em Programa de Saúde da Família (FACISA-PB). Aperfeiçoamento em Urgência e Urgência pré-hospitalar (PROINFO-ABEN-SESAPI) e atualização em Urgência e Emergência em Enfermagem (ABEN/SECAD). Licenciada Plena e Bacharel em Enfermagem, ambos pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Campina Grande (2002). Docente efetiva da UFPI (desde 2013), lotada no Curso de Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral de Floriano -PI (CAFS), Linhas de Pesquisa: saúde pública, paleoparasitologia, gerontologia e emergência pré-hospitalar. E-mail:

 

Angelina Monteiro Furtado

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2002), pós-graduação Latu sensu na área de Enfermagem em Nefrologia e Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atuou como professora substituta do curso de graduação em Enfermagem da mesma instituição e professora efetiva da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza -FAMETRO, bem como, professora colaboradora na pós-graduação latu senso, pela UECE, nos cursos de Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Nefrologia e Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgico. Possui experiência assistencial de dez anos na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Nefrologia e Clínica. Atualmente faz parte do quadro docente efetivo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail:

 

Bruna Karen Cavalcante Fernandes

Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre e Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Especialista em Enfermagem do Trabalho (UECE). Membro Titular do Departamento de Gerontologia da Associação Brasileira de Enfermagem- seção Piauí. Fez mobilidade acadêmica pelo Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Aveiro, Portugal (2012). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS) na Linha de Pesquisa Cuidados Clínicos ao Idoso e Práticas Educativas. Pesquisas na área de Cuidados Clínicos de Enfermagem ao Idoso, Idoso institucionalizado, Processo de Enfermagem, Teorias de Enfermagem, Diagnósticos de Enfermagem, e Linguagem Diagnóstica CIPE. E-mail:

 

Cynara Cristhina Aragão Pereira

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2004), Especialista em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (2005), Mestre em Ciências Veterinárias pela UEMA (2006-2008) e Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2014-2018). Na Graduação, foi bolsista de iniciação científica FACT-UEMA e, enquanto mestranda, bolsista CAPES. Tem experiência na área de Parasitologia e Epidemiologia. Leciona, desde 2009, as disciplinas de Saúde Ambiental, Parasitologia e Epidemiologia, para os Cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem. Professora Adjunto I, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), Floriano (PI). E-mail:

 

Denise Barbosa Santos

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Piauí (2006) e Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Piauí (2009), Doutorado em Biotenologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia, Ponto focal UFPI (em andamento), atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos toxicológicos e farmacologia da planta Casearia sylvestris. Atua como docente efetiva para o curso de Enfermagem nas disciplinas de Farmacologia e Fisiologia na Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano - PI. E-mail:

 

Erisonval Saraiva da Silva

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Especialista em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Especialista em Cardiologia pela Faculdade Aliança Maurício de Nassau. Mestre em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva SOBRATI. Mestre em Saúde e Comunidade pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Docente do curso de Enfermagem da UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral, em regime de dedicação exclusiva. Atua nas disciplinas de Fundamentos do Processo do cuidar em enfermagem e Estágio Curricular Supervisionado. Tem afinidade com as seguintes áreas: terapia intensiva, clínica médica e saúde do adulto. E-mail:

 

Giovanna de Oliveira Libório Dourado

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2009), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2012) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2018). Docente de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí Campus Amílcar Ferreira Sobral.

 

Igho Leonardo do Nascimento Carvalho

Possui graduação em Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (2010), especialização em Educação na Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2014), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2012). Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí, em regime de dedicação exclusiva, no campus Amílcar Ferreira Sobral. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Atua nas seguintes áreas: enfermagem nos cuidados intensivos, gerontologia e saúde do adulto. Desenvolve pesquisas sobre atenção básica à saúde bem como uso e acesso de medicamentos. E-mail:

 

Isaura Danielli Borges de Sousa

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (2010), mestrado em Saúde do Adulto e da Criança pela Universidade Federal do Maranhão (2014), especialização em Oncologia pela Universidade Estadual do Piauí (2012) e Urgência e Emergência (2013). Atualmente faz Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, é docente efetiva da Universidade Federal do Piauí do Campus Amílcar Ferreira Sobral, onde no momento é Assessora de Ensino do Campus. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar Humano e Enfermagem - NEPECHE/UFPI. Membro do Grupo de Pesquisa Bem-Estar. Tem experiência na área de Enfermagem. E-mail:

 

Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa

Docente do Curso de Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí. Atualmente é membro do Conselho Diretor do CAFS, do Núcleo Docente e Estruturante do Curso de Enfermagem, Secretária do Comitê de Ética em Pesquisa do CAFS e Vice-Coordenadora do Laboratório de Alta Fidelidade. Concluiu a Graduação em Enfermagem (2004), Mestrado em Enfermagem (2007) e Doutorado em Enfermagem (2012) pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como Assessora Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, da Saúde do Trabalhador e da Educação Permanente da Secretaria Executiva Regional III e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Atuou como enfermeira da Estratégia de Saúde da Família e plantonista da Unidade Básica de Saúde da Família César Cals de Oliveira Filho. Sua produção científica está voltada, atualmente, para estudos e pesquisas em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: neoplasias da mama e comunidades vulneráveis. Além disso, pesquisa ambiente, saúde e sociedade e a promoção da saúde: análises, educação e tecnologias. Até dezembro de 2018, publicou 16 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, um no prelo, dois capítulos de livro e um livro completo, além de ter orientado vários trabalhos de conclusão de curso em sua área de atuação. E-mail:

 

Jailson Alberto Rodrigues

Doutor e Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Especialista em Saúde Coletiva e Graduado em Enfermagem pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (Paraíba/Brasil), Professor do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem - CGBENF do Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS, Universidade Federal do Piauí - UFPI. Trabalha com ênfase nas áreas da Saúde Coletiva, Enfermagem em Urgência e Emergência e Anatomia Humana, com enfoque nas linhas de pesquisa: Vulnerabilidades Humanas em Saúde na interface HIV/Aids; Epidemiologia das afecções de notificação compulsória e; Modelos e Métodos Quantitativos em Saúde. É Orientador da Liga Acadêmica de Emergência, Trauma e Terapia Intensiva - LAETTI do CGBENF/CAFS/UFPI e Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Epidemiologia e Coletividades - GIPEC. E-mail:

 

Janaina Maria dos Santos Francisco de Paula

Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Hebiatria e Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e Saúde do Trabalhador. Professora Assistente do Curso de Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral (UFPI/ CAFS) e membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (GPISC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Trabalho (GEPSAMT). Tem formação em Terapia Comunitária Integrativa e Reiki (pelo método Mikao Usui). E-mail: /  

 

Lauro Cesar de Morais

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí - Campus Dra. Josefina Demes e pós-graduado em Estratégia de Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí. Possui experiência em assistência de enfermagem hospitalar e em saúde pública. É professor da UFPI - Campus Amílcar Ferreira Sobral, ministrando as disciplinas de Semiologia e Semiotécnica para Enfermagem e Enfermagem nas Doenças Infecciosas e Parasitárias. E-mail:

 

Layana Pacheco de Araújo Albuquerque

Enfermeira, doutoranda em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste em Biotecnologia/UFPI com mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba em 2013. Possui especialização em Saúde da Família na Atenção Primária e em Materno-Infantil. Atuou como Coordenadora de Centro de Saúde e da Vigilância Epidemiológica em São João do Sóter - MA. Foi professora substituta da Universidade Estadual do Maranhão e da Universidade Estadual do Piauí. Trabalhou na Estratégia Saúde da Família em Caxias - MA, no Hospital da Criança em São Luís - MA e como preceptora do PET Saúde do Ministério da Saúde. Atualmente é Professora Assistente da UFPI do departamento de Enfermagem CAFS/UFPI, nas disciplinas de Saúde Coletiva e Curricular. E-mail:

 

Lilian Machado Vilarinho de Moraes

Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/2018). Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/ 2011). Especialista em Saúde Pública e em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNCSUL, SP/ 2008). Graduada pela Faculdade Integral Diferencial (2007). Atualmente é Professora Adjunta I do Curso de Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí/ Campus Amílcar Ferreira Sobral (UFPI /CAFS, desde 2013). É membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Epidemiologia e Coletividades (GIPEC) atuando nas linhas de pesquisa: Epidemiologia dos agravos à saúde materno infantil e seus determinantes e Promoção da saúde sexual e reprodutiva no contexto da atenção primária à saúde. Trabalha com pesquisas avaliativas e epidemiológicas na área da saúde coletiva, com enfoque para o ciclo gravídico-puerperal, saúde sexual e reprodutiva, gravidez na adolescência, infecções relacionadas à saúde materna e neonatal, além de estudar aspectos relacionados a saúde mental e do trabalhador. E-mail:

 

Lívia Maria Nunes de Almeida

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) e mestre em Bioengenharia pela Universidade Vale do Paraíba (UNIVAP) - 2013. Atualmente sou docente do quadro permanente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), atuando principalmente nas seguintes áreas: Saúde Coletiva, Atenção Primaria em Saúde, Administração em Enfermagem, entre outras. E-mail:

 

Maria Augusta Rocha Bezerra

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006), Especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2008), Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (2011), e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2015-2018). Atualmente é Professora Adjunta Nível 2 da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, no Curso de Bacharelado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente. Atua em pesquisas envolvendo as seguintes temáticas: neonatologia, saúde da criança e bioética, ética e legislação para enfermagem. E-mail:

 

Mychelangela de Assis Brito

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2015). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Docente de Magistério Superior, Adjunto I da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral (UFPI/CAFS) com dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentação do processo de cuidar em saúde e enfermagem e Atenção à Saúde da Criança. E-mail:

 

Ruth Cardoso Rocha

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2006), Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí (2008), Especialização em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto de Teologia Aplicada (2009), Especialização em Enfermagem Cirúrgica pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2010),Especialização em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Montenegro(2011), Especialização em Gestão de Programa Saúde da Família pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2011), Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Piauí(2011), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2015-2017). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar Humano e Enfermagem NEPECHE - UFPI, Integrante do Grupo de Pesquisa em Segurança do Paciente e Sistematização da Assistência de Enfermagem- GPESP- SAE da UFPI, Integrante do Grupo em Educação e História da Enfermagem- UFPI. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, no Curso Bacharelado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Centro Cirúrgico. Atua em pesquisa envolvendo as seguintes temáticas: centro cirúrgico, segurança do paciente, saúde do trabalhador, saúde da criança. E-mail: /

 

Colegiado do Curso

Profa. Dra. Jardeliny Corrêa da Penha
Profa. Me. Angelina Monteiro Furtado
Profa. Me. Lívia Maria Nunes de Almeida
Livya Maryanne de Carvalho Moraes (representante discente)

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Profa. Dra. Jardeliny Corrêa da Penha
Profa. Me. Angelina Monteiro Furtado
Profa. Dra. Cynara Cristhina Aragão Pereira
Prof. Dra. Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa
Prof. Dr. Fernando Sérgio Pereira de Sousa
Profa. Dra. Lílian Machado Vilarinho de Moraes
Profa. Me. Lívia Maria Nunes de Almeida
Profa. Dra. Maria Augusta Rocha Bezerra

Coordenação de Estágio Curricular Obrigatório e do Não Obrigatório
Profa. Dra. Lílian Machado Vilarinho de Moraes

Coordenação dos Laboratórios de Simulação Básica em Enfermagem (Labenf)
Profa. Me. Lívia Maria Nunes de Almeida

Coordenação do Laboratório de Simulação Avançada em Enfermagem
Profa. Me. Angelina Monteiro Furtado (Coordenadora)
Profa. Dra. Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa (subcoordenadora)

Fim do conteúdo da página