Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biologia
Início do conteúdo da página

Biologia

Imprimir
Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 10h52

Resultado de imagem para símbolo biologia

 

Telefone: (89) 3522-0136

E-mail:

        

    O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI) possui o compromisso em uma sólida formação de recursos humanos nas áreas das Ciências Biológicas, formando profissionais preparados e conscientes também de sua importância na sociedade. Atualmente, o curso é formado por uma equipe de 15 docentes efetivos (13 doutores e 02 mestres), 01 docente substituto e 07 servidores técnicos.

            Dentre as atividades desenvolvidas no âmbito do Curso, ressalta-se o elevado número de projetos cadastrados por docentes do Curso de Ciências Biológicas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, com planos de trabalhos cadastrados e aprovados nos editais para fomento de atividades de iniciação científica e iniciação tecnológica e inovação desta Pró-Reitoria. Estes projetos versam sobre estudos nas áreas de Biodiversidade, Biotecnologia, Botânica, Cientometria, Ecologia, Etnobotânica, Genética, Paleontologia e Zoologia. Além do ensino regular de graduação, as atividades de ensino são ainda contempladas pelo programa Residência Pedagógica – RP, pelo

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e pelo Programa de Educação Tutorial – PET.

            A extensão tem função capital na ação dos entes acadêmicos do curso. Popularizar conhecimentos sobre Biodiversidade (Popularização da biodiversidade no meio-norte brasileiro), promover educação ambiental (Aprendendo biologia com a exposição da Coleção de História Natural da UFPI) e Genética (Genética a culpa é sua?: divulgando e transmitindo conceitos de Genética, Evolução e Biologia Molecular). Tais atividades, que ocorrem regularmente, hoje vêm sendo realizadas de forma remota, com reuniões semanais de orientação e prestação de serviços. Outros projetos relacionados ao enfrentamento da pandemia por COVID-19 e de suas consequências, a saber: Projeto COVID-19: alimentos emergenciais e estratégias de segurança alimentar; Projeto COVID-19: ameaça da (in)segurança alimentar em tempos de pandemia; e O cultivo de plantas como ferramenta para o ensino de botânica e manutenção da saúde mental (As rosas do deserto – Adenium spp. Apocynaceae – como instrumento de superação da cegueira botânica). Esta última ação surgindo como desdobramento de aulas, pesquisas sobre a variabilidade genética de pimentas – Capsicum spp. Solanaceae – e visitações de estudantes realizadas ao telado experimental, de onde saem plantas que embelezam e humanizam os espaços laborais do CAFS, além de serem doadas à população e outros espaços públicos de Floriano.

            Docentes do Curso de Ciências Biológicas (66,67%) atuam na Coleção de História Natural da UFPI – CHNUFPI. Este espaço está integrado ao Núcleo de História Natural da UFPI – NHNUFPI, que representa o maior espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de biodiversidade, no Estado do Piauí.

            Adicionalmente, uma grande parte do corpo docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CAFS integra também o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação – PPGBC, o primeiro e único curso de pós-graduação stricto sensu, da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Estado do Piauí. O PPGBC iniciou suas atividades no ano de 2020, com a primeira turma ingressando no período letivo 2020.2. Esta interseção facilitará a formação continuada de egressos do curso de graduação em Ciências Biológicas, fortalecendo ainda mais a descentralização da formação de recursos humanos qualificados, no interior do Estado do Piauí.

            Assim, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CAFS destaca-se pela grande inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito institucional, bem como no atendimento a comunidade externa da UFPI, buscando esta comunidade para o desenvolvimento de atividades dentro da UFPI, ou indo até ela. Isto demonstra o caráter democrático, inovador e proativo da comunidade que forma o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CAFS.

 

Galeria de Coordenadores

Período 2009 – 2011

Juciane Vaz

Profa. Dra. Juciane Vaz Rego

(Coordenadora Pró-tempore)

 

Período 2011 – 2013

Juciane Vaz

Profa. Dra. Juciane Vaz Rego

(Coordenadora)

 

Maria Regiane

Profa. Dra. Maria Regiane Araújo Soares

(Vice-Coordenadora)

 

Período 2013 – 2015

Daniel

Prof. Dr. Daniel Costa Fortier

(Coordenador)

 

Raquel

Profa. Dra. Raquel Sousa Valois

(Vice-Coordenadora)

 

Período 2015 – 2017

Júlio Monteiro

Prof. Dr. Júlio Marcelino Monteiro

(Coordenador)

Alyson

Prof. Dr. Alyson Luiz Santos de Almeida

(Vice-Coordenador)

 

Período 2017 – 2019

José Ribamar

Prof. Dr. José Ribamar de Sousa Júnior

(Coordenador)

Elison

Prof. Dr. Élison Fabrício Bezerra Lima

(Vice-Coordenador)

 

Período 2019 – 2020

Leonardo Carvalho

Prof. Dr. Leonardo Sousa Carvalho

(Coordenador)

Raimundo Nonato

Prof. Dr. Raimundo Nonato Oliveira Silva

(Vice-Coordenador)

 

Gestão Atual

Período 2019 – 2021

Raimundo Nonato

Prof. Dr. Raimundo Nonato Oliveira Silva

(Coordenador)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2008), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí (2011) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte-Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (2015). Atualmente é Professor Adjunto – A da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS). Desenvolve atividades na área de Genética e Melhoramento Vegetal, possuindo experiência na área de manejo de Recursos Genéticos Vegetais, com ênfase em caracterização morfológica, agronômica e molecular de acessos de Banco de Germoplasma, atuando principalmente com a espécie Phaseolus lunatus L. e pimentas do gênero Capsicum.

E-mail:  

 

Currículos do Curso

 

Para detalhes dos Currículos do curso: Clique aqui

 

Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas

            O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS, em Floriano-PI, reflete a preocupação e o compromisso da Instituição de formar biólogos e professores com uma sólida formação profissional, altamente preparados e conscientes de sua importância na sociedade que estarão ajudando a construir. Portanto, um Projeto Pedagógico de um curso de Ciências Biológicas deve ter um currículo atual que forneça conhecimentos básicos essenciais para preparar o aluno nos diversos campos de atuação e permitir que ele, segundo suas vocações específicas, seja capaz de compor percursos próprios.

            Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas, o biólogo deve ser, em qualquer campo de atuação:

            a) generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;

            b) detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;

c) consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;

            A reformulação do currículo elege como prioridade a garantia de uma formação ampla e ao mesmo tempo sólida, capacitando o Profissional Licenciado Pleno em Ciências Biológicas na UFPI a atuar como Docente no Ensino Fundamental e Médio, e ainda ingressar na pós-graduação na área de Educação ou em qualquer subárea das Ciências Biológicas ou áreas afins.

 

PPC do Curso Aqui

 

Turmas que já concluíram o Curso

Turmas biologia

 

Corpo Docente do Curso

 

Efetivos

 

AlysonAlyson Luiz Santos de Almeida

Doutor em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tenho experiência na área de Ecologia e Botânica, com ênfase em Etnobotanica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação ecológica do extrativismo de produtos florestais madeireiros e não madeireiros. Meu principal interesse de pesquisa hoje é a influência do extrativismo de produtos florestais não madeireiros sobre as perspectivas futuras para populações de plantas. Além disso, estudo a relação destes recursos com as pessoas que extraem e dependem, culturalmente e economicamente os produtos da biodiversidade. Atualmente sou Professor Auxiliar (A-1) da Universidade Federal do Piauí (Campus Floriano), Vice Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, Coordenador do Comitê de ética em pesquisa envolvendo seres Humanos, Assessor de extensão do Campus e Coordenador Geral da Regional Floriano da Associação de Professores da UFPI (ADUFPI). E-mail:

 

Ana EmíliaAna Emília Quezado de Figueiredo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Mestre em Geociências, Paleontologia na UFRGS (2009). Doutoranda em Geociências, Paleontologia, UFRGS. Tem experiência em Paleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Curadoria, Ensino de Paleontologia, Icnologia de Vertebrados, Tafonomia de Vertebrados e Taxonomia de Peixes. E-mail:

 

DalilaDalila de Brito Marques Ramos

Graduada em Biomedicina, Mestre e Doutora em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral. E-mail:

 

DanielDaniel Costa Fortier

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2004 e 2005), mestre em Geociências - Paleontologia (2008) e doutor em Ciências - Paleontologia (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche na University of Iowa (2010). Foi professor substituto na Universidade Federal de Minas Gerais (IGC, Dep. de Geologia), ministrando a disciplina de Paleontologia e Paleontologia de Vertebrados, e participando nas disciplinas de Zoologia III e Herpetologia. Foi bolsista recém-doutor da Universidade Federal de Santa Maria e Paleontólogo do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA), realizando atividades ensino e pesquisa em Paleontologia do Triássico do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor de Geociências e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí, Campus de Floriano. Tem experiência na área de Paleontologia e Geociências, com ênfase em Paleozoologia de Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: Paleontologia das bacias interiores do Nordeste do Brasil; Taxonomia, Sistemática e Evolução de Arcossauros, principalmente Crocodilomorfos; aplicações de Tomografia Computadorizada em Paleontologia. E-mail:

 

ElisângelaElisângela Cláudia Alves de Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), modalidades Bacharelado e Licenciatura, Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2008), com ênfase em Biologia Molecular e Bioquímica. Foi Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Paulista (FIP) (2009-2010) e docente das Faculdades Integradas Paulista (2007-2010) e Faculdades Integradas Torricelli (2007-2010). Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Piauí e colaboradora do Programa de Pós graduação em Farmacologia. Ministra as disciplinas na graduação de: Biologia Molecular, Biotecnologia e Genética e na Pós graduação, a disciplina de “Tópicos Especiais em Biologia Molecular e Sinalização” no Mestrado em Farmacologia da UFPI. Tem experiência na área de Biologia Molecular, Bioquímica e Toxicologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Mutagênese induzida por produtos naturais, Mutagênese ambiental, Cultura de células e Modelos animais. E-mail:

 

Elison copyÉlison Fabrício Bezerra Lima

Possui graduação em Ciências Biológicas (2009) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CMPP), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). Atualmente é professor adjunto do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS), no qual ministra disciplinas nas áreas de Zoologia e Sistemática. Adicionalmente, é professor permanente do PPG em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CPCE) e curador da Coleção de História Natural da UFPI. É editor nos períodicos “Informativo da Sociedade Entomológica do Brasil”, "Entomological Communications" e "Zookeys". Realiza atividades de extensão com popularização da biodiversidade. Tem experiência em pesquisa na área de Entomologia, com ênfase em Taxonomia e Bioecologia de Thysanoptera. E-mail:

 

EzequiasEsequias Rodrigues da Silva

Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral (UFPI), onde exerce a função de Coordenador de Estágio Supervisionado no Curso de Ciências Biológicas e leciona as disciplinas Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza e Estágios I e II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do ensino aprendizagem, estágio supervisionado, ensino de ciências e biologia. E-mail:

 

José Ribamar copyJosé Ribamar de Sousa Júnior

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2009), mestrado em Botânica (2012) e Doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza (2017) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Etnobiologia, Bioprospeção e Conservação da Natureza. Tem experiência na área de Botânica , com ênfase em Etnobotânica, atuando principalmente no seguinte tema: uso e manejo de populações vegetais, domesticação e evolução de plantas; genética e conservação de recursos naturais. E-mail:

 

Júlio Monteiro copyJúlio Marcelino Monteiro

Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Já foi 1º Secretário e Representante da Região Nordeste da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí e revisor de alguns periódicos da área. Orienta e publica em Etnobotânica, Ecologia Vegetal e Fitoquímica com ênfase nos processos que norteiam e buscam compreender a seleção, uso e conhecimento das Plantas Medicinais. E-mail:

 

Leonardo CarvalhoLeonardo Sousa Carvalho

Doutor em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017, Belo Horizonte-MG), Mestre em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (2008, Belém-PA) e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2005, Teresina-PI). Trabalha com ecologia, sistemática e biogeografia de Arachnida. Atualmente é Professor Adjunto do Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí e Representante Legal da UFPI para fins do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado? SisGen. Docente integrante do Núcleo de História Natural da UFPI – NHNUFPI, Coordenador de Acervos de Arachnida, Onychophora, Mammalia, Aves e Myriapoda. Email:

 

Maria RegianeMaria Regiane Araújo Soares

Licenciada em Ciências Biológicas (UFPI), Mestre em Saúde e Ambiente (UFMA) e Doutora em Biotecnologia (RENORBIO). É docente do Magistério Superior da Universidade Federal do Piauí/Campus Amílcar Ferreira Sobral (UFPI/UFPI). Atualmente é Coordenadora da Área de Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Laboratório de História Natural e Biologia Aplicada, vinculado ao Núcleo de História Natural da UFPI. Faz pesquisas nas seguintes linhas: Ecoepidemiologia das leishmanioses; Biologia de insetos vetores; Ensino de Ciências e Biologia. E-mail:

 

MauroMauro Sérgio Cruz Souza Lima

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Ecologia, Mestre em Ciências Ambientais, Doutor em Biologia Animal. Experiências profissionais: no magistério fundamental, médio e superior, em consultoria ambiental, inventário rápido; Área de pesquisa em ecologia, sistemática e biologia comportamental de anfíbios Anuros, cágados e jacarés; atua como extensionista PET; consultor ad hoc de periódicos nacionais e internacionais; atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano – CAFS/UFPI. E-mail:

 

Raimundo NonatoRaimundo Nonato Oliveira Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2008), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí (2011) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2015). Atualmente é Professor Adjunto - A da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS). Desenvolve atividades na área de Genética e Melhoramento Vegetal, possuindo experiência na área de manejo de Recursos Genéticos Vegetais, com ênfase em caracterização morfológica, agronômica e molecular de acessos de Banco de Germoplasma, atuando principalmente com a espécie Phaseolus lunatus L. e pimentas do gênero Capsicum. E-mail:

 

RaquelRaquel Sousa Valois

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2010) e mestrado em Educação (Eixo Temático: Educação Ambiental) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Doutora em Educação (Linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática) da Faculdade de Educação (FE-USP), na Universidade de São Paulo (USP). Professora auxiliar I da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral/CAFS. Foi sub-chefe do curso de Ciências Biológicas e Coordenadora de Estágio Obrigatório. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização científica, ensino de ciências/biologia e formação de professores. E-mail: 

 

RogérioRogério Nora Lima

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí – Campus Amílcar Ferreira Sobral. Fez parte do grupo de pesquisa do TROPEN (Trópico Ecotonal do Nordeste) até 2012 e atualmente compõe o Grupo de pesquisa em Ecologia e Biologia animal da UFPI. Orienta trabalhos sobre a ecologia, planejamento ambiental nos ecótones piauienses, bem como coordena o PIBID do CAFS/UFPI e atua na área de educação, incluindo a ambiental. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Análise e Planejamento Ambiental com SIG, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia da paisagem biologia da conservação, educação e planejamento ambiental e zoologia. E-mail: 

 

Substituto

 

José Ribamar AssunçãoJosé Ribamar de Assunção Filho

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2009) e mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí (2012). Doutor em Genética e Melhoramento pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP, sub-linha genética quantitativa e melhoramento. E-mail:

 

Colegiado do Curso

Prof. Dr. Raimundo Nonato Oliveira Silva

Prof. Dr. Elison Fabricio Bezerra Lima;

Profa. Me. Ana Emília Quezado de Figueiredo;

 

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Prof. Dr. Raimundo Nonato Oliveira Silva

Profa. Me. Ana Emília Quezado de Figueiredo

Prof. Dr. Daniel Costa Fortier

Prof. Dr. José Ribamar de Sousa Junior

Profa. Dra. Maria Regiane Araújo Soare

Prof. Dr. Mauro Sérgio Cruz Souza Lima

Prof. Dr. Leonardo Sousa Carvalho

Profa. Dra. Raquel Sousa Valois

 

Coordenação de Estágio Curricular Obrigatório

Profa. Dra. Raquel Sousa Valois

 

 

Núcleo de História Natural da UFPI

CHNUFPI

Link: http://nhn.ufpi.br/

Instagram: @chnufpi

            O CHNUFPI é um Núcleo de Pesquisa localizado no Campus de Floriano da UFPI, que desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Zoologia, Ecologia, Paleontologia, Geologia, Biologia Molecular, Genética e áreas afins. Com o objetivo de popularizar o conhecimento científico produzido nessas áreas ao público leigo em geral, especialmente no Meio-Norte do Brasil, através de atividades realizadas dentro e fora da Universidade.

            A CHNUFPI possui um Acervo Científico, que recebe material biológico fruto de pesquisas e atividades de consultoria para comunidade acadêmica interna e externa da UFPI. Além disto, há um Acervo Didático, montado na forma de uma exposição permanente, que recebe diariamente visitantes da comunidade em geral para atividades de ensino e extensão sobre a história natural de plantas, animais e minerais; e, ainda, a Exposição Itinerante, que leva parte do acervo didático a escolas públicas e comunidades rurais e quilombolas, desenvolvendo ações de divulgação científica e ensino de ciências e história natural de animais a uma população que não teria condições de ir até a UFPI para participar destas atividades.

 

CHNUFPI 1

CHNUFPI 2

 

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação – PPGBC

Símbolo Mestrado bio

E-mail: http://www.posgraduacao.ufpi.br//PPGBC

Página Alternativa: http://nhn.ufpi.br/ppgbc

Telefone/Ramal: (89) 35222716

        E o Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC), do Curso de Ciências Biológicas, sob a coordenação do Prof. Dr. Leonardo Sousa Carvalho e vice-coordenação do Prof. Dr. Júlio Fernando Vilela, foi aprovado pela Resolução 108/2019 CEPEX/UFPI e Portaria 539-2020 MEC, com previsão de início formal para o dia (05) cinco de outubro de 2020. O número anual de vagas é variável, conforme planejamento do curso. Para o ano de 2020 foram preenchidas 9 (nove) vagas, conforme o Edital Nº. 001-2020 do PPGBC. Para os próximos anos, serão 11, 13 e 15 vagas, respectivamente, nos anos de 2021, 2022 e 2023. Este número de vagas pode ser ampliado antes do previsto, dadas recentes alterações no corpo docente. O PPGBC possui uma área de concentração em Biodiversidade e Conservação, organizados em duas linhas de pesquisa, a saber:

         1) Conhecimento da Biodiversidade: Nesta linha de pesquisa serão desenvolvidos projetos e pesquisas que objetivam conhecer a biodiversidade, a partir de realização de descrições de novos táxons, revisões taxonômicas, análises filogenéticas com dados morfológicos e/ou moleculares, estudos sobre a morfologia de organismos, histologia, filogeografia, biogeografia, evolução, sistemática, comportamento, história natural e ecologia de populações, de comunidades e de ecossistemas.

       2) Uso e Conservação da Biodiversidade: Nessa linha de pesquisa serão desenvolvidos projetos que visam entender como populações humanas utilizam a biodiversidade ao seu redor, bem como pesquisas que permitam propor estratégias para garantir a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Estas pesquisas incluem, por exemplo, análise da diversidade genética de organismos por meio de marcadores moleculares, etnozoologia, etnobotânica, etnobiologia, recuperação de áreas degradadas, impactos ambientais, epidemiologia, parasitologia, entomologia agrícola, reprodução animal e agroecologia.

         Atualmente, o PPGBC conta com (12) doze docentes permanentes e (01) docente colaboradores credenciados.

Professores mestrado bio

Fim do conteúdo da página