Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > 04/03/2023 Professor da LEDOC tem projeto aprovado em programa nacional de apoio
Início do conteúdo da página

04/03/2023 Professor da LEDOC tem projeto aprovado em programa nacional de apoio

Imprimir
Última atualização em Sábado, 04 de Março de 2023, 10h58

No dia 03 de fevereiro de 2023, o servidor Amando Oliveira Matias (lotado no curso da LEDOC/CAFS), teve seu projeto de doutorado “Biossensor para diagnóstico de Tuberculose”, aprovado no Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Programa Centelha 2 do Piauí.

WhatsApp Image 2023 02 28 at 09.15.10 1

Este programa tem como objetivo estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica de R$ 53.340,00 (cinquenta e três mil e trezentos e quarenta reais) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado do Piauí.

Além do professor Amando Oliveira Matias, mais 3 pessoas fazem parte da equipe: a aluna Jessica Freitas Rodrigues, pertencente ao curso de Enfermagem do CAFS; o professor do IFPI/Floriano, Dr. Willamys Rangel Nunes de Sousa; e o professor Dr. Anderson Nogueira Mendes do Laboratório de inovação em Ciência e Tecnologia (LACITEC) da UFPI/Teresina. Neste projeto, vamos desenvolver um dispositivo biossensor, em formato Lab-on-a-chip, que pretende realizar o diagnóstico de tuberculose pulmonar e extrapulmonar em qualquer faixa etária.

Por ser portátil, de baixo custo e de reconhecimento molecular específico, o resultado pode ser emitido em poucos minutos, o que reduz o tempo de espera para início do tratamento, além de abrir possibilidades de testagem em larga escala, algo que ainda não é feito com a doença de tuberculose.

Confira Vídeo

 

 

Fim do conteúdo da página