Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > 04/11/2022 Professor da LEDOC publica resultados da tese em periódico internacional

Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 20h02

O professor Marcones Ferreira Costa, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí, publicou, neste mês, artigo intitulado “Population genomics of the neotropical palm Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore: implications for conservation” no periódico Plos One. O artigo é fruto da tese do professor, o qual está cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o pesquisador e professor Dr. Fábio de Almeida Vieira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), sob orientação da Dra. Maria Imaculada Zucchi (Unicamp/USP).

Marcones copy copy

O artigo avaliou a diversidade e estrutura genética de 14 populações de carnaúba (C. prunifera) dos biomas Caatinga e Restinga por meio de marcadores de polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs). Os níveis de diversidade genética das populações são similares, indicando um baixo nível de estruturação genética com elevado fluxo gênico entre essas populações. De modo geral, o estudo forneceu uma visão mais completa sobre a genômica populacional dessa espécie no Brasil, gerando informações que podem auxiliar no desenho de estratégias eficientes de conservação e uso sustentável dessa palmeira.

Confira o artigo no link https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0276408