Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > Professora do Curso de Enfermagem do CAFS/UFPI defende sua tese

Professora do Curso de Enfermagem do CAFS/UFPI defende sua tese

Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 09h18

Na última quinta-feira (25), às 14h30min, a professora Layana Pachêco de Araújo Albuquerque defendeu sua tese de doutorado intitulada "Avaliação da associação dos níveis de testosterona e dihidrotestosterona com a gravidade da leishmaniose visceral em homens", sob a orientação do professor doutor Carlos Henrique Nery Costa, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO, ponto focal Universidade Federal do Piauí. O trabalho está inserido na linha de pesquisa Biotecnologia em Saúde, e teve como membros da banca: professor doutor Francisco Valmor Macedo Cunha, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar; professora doutora Dorcas Lamounier Costa, da Universidade Federal do Piauí - UFPI; professora doutora Alda Maria da Cruz, do Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ; e, professor doutor Luiz Armando Cunha de Marco, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

A tese teve como objetivo avaliar a associação dos níveis de testosterona e dihidrotestosterona com a gravidade da leishmaniose visceral em homens. A Prof. Dra. Layana Pachêco afirma que os dados sugerem que a dihidrotestosterona pode justificar a atenuação do quadro clínico e da gravidade, a maior mortalidade de idosos e a maior incidência de leishmaniose visceral em homens adolescentes e adultos.

Defesa Layana

Defesa Layana2

WhatsApp Image 2021 11 29 at 09.13.15

Banca examinadora da defesa da tese.