Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > IV SEMAPED - Semana da Pedagogia do CAFS

IV SEMAPED - Semana da Pedagogia do CAFS

Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 20h56

IV SEMAPED20201105173828

A IV SEMAPED Semana de Educação do Curso de Pedagogia – CAFS/UFPI, acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro 2020, no formato online, tendo em vista o contexto pandêmico da COVID-19 que, desde março de 2020, como protocolo sanitário nos orientou ao afastamento presencial das atividades. O evento promovido pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia e com o apoio do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Arte e Educação (LIBERTE) da Universidade Federal do Piauí – Campus Amílcar Ferreira Sobral (UFPI/CAFS), apresenta-se como tema geral dessa edição O direito à educação no contexto pandêmico da COVID-19: a intencionalidade institucional e a luta pela formação de qualidade.

A IV SEMAPED é um dos espaços-tempos de referência para a criação de diálogos formativos entre a universidade-comunidade acadêmica e geral interessada em debater sobre/com a temática geral e seus desdobramentos para problematizar os processos educacionais de modo macro e micro, a partir de atualizações contextuais com a pandemia. Enquanto evento científico, a proposta objetiva criar espaços-tempos de visibilidade de debate e discussões que localizem a garantia do direito à educação, enquanto direito fundamental para a garantia dos demais outros direitos constitucionais, sublinhando o contexto pandêmico da COVID-19, sua relação com a intencionalidade institucional e a luta pela formação de qualidade.

Com perspectivas de pautar a luta por uma universidade pública, de qualidade para todas as pessoas, esse ano o evento apresenta em seus três dias de realização, atividades como: confemesas (conferências) de abertura e encerramento; mesas-redondas, apresentações de trabalho/comunicação oral, minicursos e apresentações culturais. Para informações detalhadas temos o nosso site https://sites.google.com/view/ivsemaped.

Dito isso, a SEMAPED em seus registros, anais de edições anteriores, lembra que a primeira tentativa de realização do evento foi proposta como semana de integração, em 2015. Seguindo o planejamento e execução do evento, somente em 2017 houve a oficialização da semana com este nome, sendo esta, a primeira edição intitulada Conjuntura da educação brasileira na atualidade: implicações na formação do educador. A segunda edição (2018) intitulou-se Em defesa da educação pública, laica e gratuita: políticas e resistências. A Terceira edição (2019) intitulou-se Educação, direitos humanos e diversidades: saberes e fazeres necessários para práticas educativas transformadoras. Com essa memória percebe-se que a elaboração desta quarta edição apresenta, uma interseccionalidade entre as temáticas, naquilo que se evidencia como compromisso estético, porque é ético, político e formativo, do processo de formação humana da educação, quando se trata de criar espaços-tempos, os quais qualificam o debate como fundamento que enseja a problematização de contextos educacionais indissociáveis da garantia do direito à vida das pessoas. É com esse compromisso estético que a IV SEMAPED convida você para qualificar o debate com a temática apresentada!

Com saúde e esperançar!

Coordenação da IV SEMAPED