Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > Professor da UFPI publica artigo em periódico de renome internacional
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI publica artigo em periódico de renome internacional

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O professor do campus de Floriano, Daniel Fortier, é um dos autores do artigo " Crocodylian diversity peak and extinction in the late Cenozoic of the northern Neotropics", publicado recentemente na revista Nature Communications, um dos mais importantes periódicos da área de Paleontologia.

A importância do artigo se deve à coleta, em 2006, de fósseis de duas novas espécies de crocodilos e jacarés feita por pesquisadores venezuelanos. Em 2007 o professor Daniel Fortier foi convidado para integrar a pesquisa.

Segundo o professor, durante o Mioceno (23 - 5 milhões de anos atrás) o norte da América do Sul apresentava uma incrível fauna de crocodilianos, formada por mais de 14 espécies, e completamente diferente da fauna recente deste grupo, formada por jacarés e crocodilos.

"No Mioceno ocorriam formas primitivas de jacarés, incluindo formas gigantes com mais de 12 metros de comprimento, crocodilos de focinho alongado e os gaviões, espécies com focinho muito alongado que são encontrados recentemente apenas na Índia", afirmou o professor.

Daniel ainda explica que na passagem do Mioceno para o Plioceno toda a fauna de crocodilianos da região foi extinta, provavelmente causada pelas mudanças ambientais ligadas ao levantamento dos Andes. Após a extinção, se registra elementos da fauna moderna de crocodilianos.

Confira o artigo completo por meio do link http://www.nature.com/ncomms/journal/v4/n5/full/ncomms2940.html

Fim do conteúdo da página