A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), publicou edital do processo seletivo para ingresso de Portadores de Curso Superior (PCS) nos cursos de graduação da instituição, com entrada prevista para o período letivo 2025.2. Ao todo, estão sendo ofertadas 113 vagas, distribuídas entre os campi de Teresina, Picos e Bom Jesus.
No Campus de Teresina, são ofertadas 5 vagas para Licenciatura em Física (noturno), 9 vagas para Bacharelado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, e 12 vagas para Bacharelado em Engenharia de Materiais, nos turnos matutino, vespertino e noturno. No Campus de Picos, há 15 vagas para Licenciatura em Ciências Biológicas (matutino e vespertino), 15 para Licenciatura em História e outras 15 para Licenciatura em Matemática (matutino e vespertino). Já no Campus de Bom Jesus, são disponibilizadas 15 vagas para Bacharelado em Engenharia Florestal (matutino e vespertino), 15 para Bacharelado em Zootecnia e 12 vagas para Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno).
Inscrições e cronograma
As inscrições estarão abertas de 7 a 11 de julho de 2025. Candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição (no valor de R$ 100,00) deverão encaminhar a documentação até 8 de julho, exclusivamente para o e-mail
A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para 5 de agosto. A matrícula institucional dos aprovados ocorrerá em 7 de agosto de 2025.
Para se inscrever, o candidato deve preencher o requerimento de inscrição, anexar a documentação exigida no edital e enviar todo o material reunido em um único arquivo no formato PDF para o e-mail
Após o envio, o candidato deverá aguardar o recebimento de um número de protocolo gerado eletronicamente pela UFPI.
A inscrição só será efetivada após a compensação bancária da taxa. É de responsabilidade do candidato preencher corretamente os dados solicitados, incluindo CPF, nome completo, e os códigos da unidade gestora e do recolhimento, conforme indicado no edital.
Critérios de participação
Podem se candidatar pessoas com diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, interessadas em cursar uma nova graduação. A existência de vagas não garante seu preenchimento integral, já que o processo é seletivo.
As vagas não ocupadas na primeira chamada poderão ser preenchidas por meio de lista de espera, composta por candidatos classificados, conforme convocações futuras a serem publicadas no site oficial da UFPI. O preenchimento seguirá o cronograma acadêmico, até a última etapa de matrícula curricular referente ao 2º semestre de 2025.
Acesse o edital aqui.