No intuito de oferecer soluções para atender às necessidades da comunidade acadêmica, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou para consulta, a Autoavaliação Institucional da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de 2023, que avaliam cinco eixos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Dentre eles: Planejamento e avaliação institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura Física.
Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento da UFPI, Professora Antônia Dalva França Carvalho. Foto: Arquivo SCS/UFPI
Segundo a Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento da UFPI, Professora Antônia Dalva França Carvalho, para cumprir esse desafio, a UFPI vem buscando, a cada ano, realizar uma autoavaliação institucional participativa, integrando todos os componentes explicitados em seu modelo de planejamento, gestão e avaliação, na busca de prestar contas, aumentar a sua eficiência, acelerar a produtividade e a gestão racional.
Gráfico aborda eixo de Políticas Acadêmicas. Fonte: Relatório de Autoavaliação Institucional da UFPI 2023
A AutoAvaliação, na UFPI, foi realizada através de questionários disponibilizados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), durante o período de 24 de outubro a 1º de dezembro de 2023, com a participação de docentes e discentes da graduação presencial e a distância, discentes da pós-graduação, discentes dos colégios técnicos, além de servidores e técnico-administrativos. Seus resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA Central e Setoriais) e sistematizados no Relatório da Autoavaliação Institucional.
Da esquerda para a direita: Diretora de Governança da UFPI, Cleânia de Sales Silva; e a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Kelly Palombit. Foto: Arquivo SCS/UFPI
A Diretora de Governança da UFPI, Cleânia de Sales Silva, ressalta a importância da divulgação do respectivo Relatório: “É de extrema importância que o relatório da autoavaliação da UFPI seja amplamente divulgado, de modo que toda a comunidade acadêmica tome conhecimento de como a universidade foi avaliada pelos seus docentes, discentes e técnicos-administrativos, que avanços e desafios foram apontadas e utilize esse conhecimento no planejamento, na elaboração de propostas e de novas ações da gestão, com vistas a melhorar os serviços prestados por ela e garantir o cumprimento de sua missão institucional, com eficácia e eficiência”, explica.
De acordo com a professora Kelly Palombit, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), os resultados da autoavaliação servirão para guiar a tomada de decisões por parte da Instituição. “A partir desse processo autoavaliativo identificamos as potencialidades e fragilidades da comunidade acadêmica, trabalharemos nas ações que serão implantadas a partir dos resultados e usaremos os aspectos identificados como positivos para consolidá-los na universidade”, frisa.
A procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães, ressaltou a importância da autoavaliação institucional como forma de apoiar a gestão universitária. "Ela busca avaliar informações quanti-qualitativas que ajudam a compor a visão do cenário educacional da UFPI, focalizando nos resultados positivos e nos desafios, mostrando o esforço da universidade na missão de ampliar a sua atuação acadêmica", explica.
Neste ano, segundo a Presidente da CPA, Kelly Palombit, houve uma melhoria na objetividade e clareza dos questionários de autoavaliação, possibilitando uma compreensão mais precisa dos dados coletados, abrangendo uma gama mais ampla de aspectos institucionais, o que pode contribuir para uma avaliação mais abrangente e detalhada.
A professora destaca, ainda, a importância do trabalho conjunto com a administração superior para sanar fragilidades e fortalecer potencialidades no processo de coleta de dados, no que tange a questões técnicas e afirma que, no momento, a CPA, juntamente com a CARA/DGOV/PROPLAN, estão concentrados na divulgação dos resultados e consequentemente, na busca contínua por melhorias em nossa instituição.