Página inicial > Últimas Notícias - PREG > Colégios Técnicos organizam o IV Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão para o SIUFPI 2023

Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h49

WhatsApp_Image_2023-11-08_at_09.53.39.jpeg

Terá início no dia 20 de novembro, o IV Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos (SIPECT). O evento é feito pelos Colégios Técnicos da Universidade Federal do Piauí e faz parte do cronograma dos Seminários Integrados (SIUFPI) 2023, que abordam pautas de desenvolvimento sustentável no âmbito das tecnologias, com a temática "Sustentabilidade e inovação: o futuro já começou".

De acordo com a Superintendente de Ensino Básico Técnico e Tecnológico da UFPI, Virgínia Muniz, a participação dos alunos dos Colégios Técnicos no SIPECT reforça a importância de desenvolver pesquisa e extensão no ensino técnico profissionalizante, no momento em que contribui para a formação da sociedade do conhecimento e se dá pela necessidade de construção e aplicação de conhecimentos científicos nas áreas de ensino ofertadas pelos Colégios Técnicos da UFPI. “É a oportunidade que os nossos discentes têm de replicar a teoria de tudo o que vivenciam em sala de aula e de desenvolver junto à sociedade competências e habilidades”, pontua.

O IV SIPECT trará, no dia 24 de novembro, palestra sobre inovação tecnológica na agricultura, com o tema "Inovação e Sustentabilidade: o futuro da agricultura familiar", de maneira presencial no Auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT) no horário das 8h30 às 11h30. Já no turno vespertino, ocorrerá a mesa-redonda “Inovação tecnológica na agricultura”.

Segundo a Coordenadora do SIPECT no Colégio Técnico de Teresina, Professora Malvina Rodrigues, a participação dos alunos é necessária para discutir não só pautas sobre sustentabilidade, mas também pelo momento de troca de conhecimento e aprendizagem. “É um momento para compartilhar experiências e contato com as atividades de pesquisa, ensino e extensão”, destaca.

O seminário também ofertará aulas e minicursos que ocorrerão no formato on-line e presencial nos Colégios Técnicos de Teresina, Floriano e Bom Jesus, com diversas atividades nas áreas de Pesquisa Científica, Saúde e Informação e tratamento adequado de resíduos eletrônicos.

O Coordenador do SIPECT no Colégio Técnico de Floriano, Prof. Alexandre Ribeiro Araújo, tem a expectativa que o evento terá uma maior participação dos docentes neste ano. "Ano passado, devido alguns cursos já terem encerrado suas atividades, boa parte dos nossos alunos já tinham saído do colégio", afirma. Segundo ele, este ano contará com uma maior participação dos alunos.

Já o Coordenador do SIPECT no Colégio Técnico de Bom Jesus, Wéverson Lima Fonseca, reforça que a organização soma esforços para garantir a melhor edição possível. “A expectativa é que as vagas ofertadas para os minicursos sejam todas preenchidas. Estamos mobilizando juntamente com as coordenações para que todos participem das atividades”, enfatiza.

Os inscritos no SIUFPI podem participar da programação de outros seminários. No Seminário de Assistência Estudantil (X SEMAE), ocorrerá palestra sobre o uso de tecnologias e aprendizagem de forma sustentável, no dia 23 de novembro.

As inscrições podem ser feitas no site do evento até o dia 20 de novembro. Para participar, é necessário clicar no ícone "inscreva-se aqui". Será aberta uma página, onde o participante deverá inserir o CPF e data de nascimento para fazer o cadastro. Em seguida, o inscrito deve selecionar os eventos que deseja participar e depois finalizar a inscrição.

Confira a programação completa.