Nessa sexta-feira (06), o Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR) foi realizado no Polo de Luzilândia, que oferta os cursos de Educação Física, Letras Português e Pedagogia.
Evento reuniu cursistas de Educação Física, Letras Português e Pedagogia
As atividades do evento foram realizadas na Unidade Escolar Sete de Setembro e no Auditório Ana Benedita Rocha Lopes. A programação iniciou com a Roda de Diálogo “Atividades Extensionistas no Processo Formativo do Parfor/UFPI: Relatos e Vivências”, que teve como mediadores o Prof. Edvaldo Oliveira, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE I), no curso de Educação Física, e o Prof. João Gustavo Claudino, Coordenador do curso de Educação Física.
Roda de Diálogo “Atividades Extensionistas no Processo Formativo do Parfor/UFPI: Relatos e Vivências”
Destacando que o SIMPARFOR é o espaço de socialização do trabalho desenvolvido pelos cursistas ao longo do semestre letivo, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Programa, reiterou que o compromisso de todos que fazem o Parfor/UFPI é garantir, ao longo do processo formativo, essa interação orgânica entre a pesquisa, o ensino e a extensão. "Os nossos cursistas possuem o privilégio de serem inseridos desde o início do curso na cultura acadêmica e isso faz toda a diferença na qualidade da formação. Estamos muito satisfeitos com os resultados dos trabalhos, com a relevância das temáticas estudadas e dos dados pesquisados", afirmou.
Prof. Edvaldo Oliveira, Profa. Glória Ferro, Profa. Isabela Barros e Prof. Ednardo do Monti
O Prof. Ednardo do Monti, Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI, pontuou a relevância das temáticas trabalhadas no evento. "A palestra de abertura, por exemplo, foi excelente, trazendo questões que envolvem o racismo estrutural, apontando situações que ocorrerem no dia a dia e que precisam ser faladas para que as pessoas se conscientizem e que passem a ter uma postura antirracista. Todos nós possuímos um dever moral, ético e social em relação às equidades".
Representando os Coordenadores de curso, o Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador do curso de Letras Português, enfatizou que "os cursistas do Parfor/UFPI possuem uma formação de alta qualidade, com os melhores professores que temos no Piauí, seja na UFPI ou na educação básica, que participaram de uma seleção bem concorrida, que possuem uma capacidade de orientação muito grande e os nossos alunos, desde o primeiro semestre, já possuem a oportunidade de participar de um evento científico e serem inseridos na cultura acadêmica. A gente espera que o resultado de tudo isso seja uma educação pública de melhor qualidade".
Prof. João Benvindo de Moura e cursistas de Letras Português
Falando sobre a satisfação pela realização de mais uma edição do evento, a Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabela Barros, destacou que os cursistas foram muito bem orientados na realização das pesquisas. “Fazer parte desse evento é enriquecedor e de grande potencial formativo ao ver os cursistas engajados e estimulados pelos professores a desenvolverem pesquisas e inspirando outros profissionais, motivando-os para a pesquisa e inovação da educação básica", disse.
Apresentação de cursistas de Educação Física
A cursista de Educação Física, Ana Cristina Costa, que integra o grupo que desenvolveu a pesquisa “Identificação étnico-racial por meio de medidas antropométricas utilizando a craniometria: revisão interativa”, detalha como foi a experiência de participar do SIMPARFOR. “Nosso trabalho foi bem complexo nos primeiros dias, logo não tínhamos experiência em executar um trabalho de grande porte. Fomos privilegiados com uma orientadora que sempre estava presente conosco, foram dias incansáveis por conta do pouco tempo que tínhamos, mas com muito esforço conseguimos nosso objetivo em apresentar um trabalho com excelência e segurança. Fica aqui nossos agradecimentos a todos que contribuíram para que chegássemos no 2° lugar no ranking de apresentações do curso de Educação Física”.
Grupo que desenvolveu a pesquisa “Identificação étnico-racial por meio de medidas antropométricas utilizando a craniometria: revisão interativa”
Na condição de professor formador do curso de Pedagogia, o docente Taciano Miranda, enfatiza o trabalho de excelência que acontece na processo de formação do Parfor/UFPI. "É uma satisfação estar aqui como professor formador do Parfor/UFPI. Nós estamos vivenciando um momento ímpar, participando da socialização do SIMPARFOR, que proporciona uma bagagem de conhecimento da temática trabalhada, e os nossos alunos estarão colhendo todo esse aprendizado, que certamente será transformado em boas práticas", pontuou.
Profa. Glória Ferro, Prof. Taciano Miranda e cursistas orientadas por ele no projeto "Menina Bonita do laço de Fita"
Presente no evento, a Secretária Municipal de Educação, Laiana Fenelon, agradeceu à gestão da Unidade Escolar Sete de Setembro pelo espaço e parceria, e à toda equipe do Parfor/UFPI pela formação de qualidade que tem proporcionado aos professores da educação básica do município e região. "O SIMPARFOR é esse momento de troca de conhecimento, de experiências. Vocês sairão daqui com mais aprendizagem e tenho certeza que farão belíssimas apresentações. Todo conhecimento adquirido será refletido na qualidade da nossa educação".
Em sua XV edição, o SIMPARFOR ocorrerá durante todo o mês de outubro em todos os Polos do Parfor/UFPI, com o objetivo fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.
Confira mais fotos e o vídeo do evento.