Usman Abdulhandi, egresso do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da UFPI, defendeu sua tese de doutorado intitulada “Tumores oculares e perioculares de animais domésticos do nordeste do Brasil” na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ele ingressou no ensino superior por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).
Defesa de Doutorado do egresso Usman Abdulhandi
O egresso de nacionalidade nigeriana que concluiu sua graduação em 2015, iniciou seus estudos na instituição em 2008, após ser aprovado no PEC-G, programa que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais, culturais ou científico-tecnológico.
Ele destaca o papel da UFPI no avanço de sua trajetória acadêmica, uma vez que parte da sua formação foi realizada na Instituição, além de ressaltar o apoio recebido. “A vivência na UFPI, me propiciou uma experiência de vida extremamente rica e gratificante. Como estudante PEC-G tive todo apoio, acompanhamento e assistência estudantil durante curso, um dos motivos que me motivou a continuar a estudar. Assim, fui aprovado no mestrado e doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Hoje com doutorado concluído, o sonho que virou realidade”, afirma.
Usman Abdulhandi
Sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
O PEC-G é desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.
No âmbito da UFPI, a Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar (CAAC), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), exerce a coordenação geral e a execução do PEC-G, em articulação com a DAA/PREG. Atualmente, há 21 alunos ativos participando do programa na UFPI.
O aluno selecionado para o programa realiza seus estudos de graduação de modo gratuito em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. No entanto, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.
Para informações sobre o processo seletivo e inscrição no Programa, acesse o site da Divisão de Temas Educacionais – DTED.