Aconteceu na manhã de hoje (24) a abertura do Fórum Permanente de Licenciatura (FORLIC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento tem como objetivo reativar o Fórum de Licenciatura da UFPI e definir o plano de trabalho do Fórum para 2015. A cerimônia de abertura contou com apresentação cultural, mesa de honra, conferência com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Prof. Dr. Júlio Diniz, e debate.
A mesa de honra foi formada pela Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação e Presidente do FORLIC, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal Lopes; a Coordenadora de Currículo da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Prof.ª Dr.ª Mirtes Gonçalves Honório; a Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico (CAAP), Prof.ª Dr.ª Rosa Lina Gomes do Nascimento; os Representantes dos Coordenadores dos Cursos de Licenciatura, Prof. Dr. Célio Aécio Medeiros Borges e Prof.ª Dr.ª Norma Patrícya Lopes Soares; e represetando os Diretores de Centro, o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto Sobrinho.
Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira
Durante a cerimônia, a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, destacou a importância da reativação do Fórum para os Cursos de Licenciatura da UFPI. " A licenciatura é extremamente importante, e é preciso que ela seja tratada como tal. Nós estamos formando professores, formando pessoas que irão atuar no ensino básico, no ensino fundamental e na formação superior. Então, é de suma importância que os nossos currículos estejam atualizados, em consonância com as diretrizes do MEC", destacou a Vice-Reitora.
Para a Vice-Reitora, é necessária uma articulação entre os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura ofertados nos campus da UFPI. "É preciso que os projetos pedagógicos sejam concebidos respeitando as particularidades dessas localidades, mas com diretrizes iguais. Nós estamos em um modelo multicampi, e temos que aprender a trabalhar dessa forma, criando resoluções e fóruns para discutir esse fazer, para que nós possamos formar os professores que precisamos para nos ajudar nos indicadores de educação do estado do Piauí", concluiu a Vice-Reitora.
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal Lopes
O FORLIC é uma ação da Administração Superior, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), e que tem como objetivo radicar os fóruns da UFPI. "Com esse evento estamos reativando o Fórum que é uma instância consultiva e propositiva à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e que tem como meta requalificar e colaborar para a unidade dos cursos de graduação da UFPI. O FORLIC é composto por todos os coordenadores de curso, representantes docentes e discentes, dos vinte cursos de licenciatura da UFPI, incluindo Educação à Distância e o PARFOR", declarou a Presidente do FORLIC, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal Lopes.
Prof. Dr. Júlio Diniz da UFMG, ministrante da palestra "A natureza teórico-prática da formação de professores"
A conferência de abertura contou com a palestra "A natureza teórico-prática da formação de professores", ministrada pelo Prof. Dr. Júlio Diniz da UFMG. O professor, durante a palestra, aplicou as ideias do filósofo e pedagogo americano John Dewey para defender a natureza teórico-prática da formação de professores e mostrou a dificuldade de se entender e colocar em prática esse princípio. O professor finalizou fazendo um alerta quanto à tendência em supervalorizar a prática em detrimento da teoria na formação de educadores.
A programação do Fórum Permanente de Licenciatura tem continuidade na tarde de hoje, com apresentação de trabalhos de grupos dos cincos câmpus da UFPI que acontecem nas salas de vídeo I e II do Centro de Ciências Humanas de Letras (CCHL). Em seguida, às 15h45 min, acontece a plenária que tem como ação a definição de temática para estudo nos seminários de formação, a indicação do responsável pela temática a ser apresentada nos seminários e a eleição para vice-presidência e secretaria executiva do fórum.
Confira reportagem na Web TV da UFPI.