UFPI forma as primeiras turmas do PARFOR

A Universidade Federal do Piauí formou as primeiras turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A solenidade de colação de grau do Polo do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, foi realizada no dia 12 de julho e a do Polo do município de Batalha ocorreu na última sexta-feira (19). No total, 106 professores da rede básica de ensino colaram grau, concluindo a 2ª Licenciatura: 52 em Teresina, concludentes dos cursos de Artes Visuais, Ciências da Natureza, Educação Física, Geografia, Letras Inglês e Letras Português; e 54 em Batalha, nos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia e História. A vice-reitora e reitora em exercício, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira conduziu as solenidades de outorga de grau.  O Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, ex-reitor, foi o Paraninfo das turmas concludentes e a Coordenadora Geral do PARFOR, Prof.ª Glória Ferro foi a Patronesse.

Para a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Prof.ª Glória Ferro, a formatura das primeiras turmas é a concretização de um projeto iniciado há cerca de 4 anos. "A UFPI se sente muito feliz de, com este momento, estar honrando um compromisso assumido em 2009, abrindo portas para novas oportunidades, pois o estado do Piauí ainda é carente de professores qualificados para atuarem na educação básica". Não medimos esforços na oferta de cursos superiores com qualidade para impactar a formação dos docentes em exercício na rede pública e melhorar a qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas. Esses novos graduados ajudarão a reescrever a história da educação no nosso estado e no nosso Brasil", afirma a professora Glória Ferro.

Polo PARFOR/Teresina

Em Teresina, a solenidade contou com a participação das Pró-Reitoras de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal Lopes, e de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Torres; da Diretora do Centro de Ciência da Saúde, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz Mendes; do Vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Prof. Dr. Carlos Sait Pereira Andrade; da Vice-Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Sousa Gomes, do Paraninfo das turmas, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, da Coordenadora Geral do PARFOR e Patronesse das turmas, Prof.ª Ms. Maria da Glória Duarte Ferro. Os Coordenadores de curso do PARFOR/UFPI também prestigiaram o evento: Prof. Evaldo Santos Oliveira (Artes Visuais); Prof. Célio Aécio Medeiros Borges (Ciências da Natureza); Professoras Aldora Maria Lebre Ferreira e Vânia Silva Macedo Orsano (Educação Física); Prof.ª Bartira Araújo da Silva Viana (Geografia); Prof.ª Beatriz Gama Rodrigues (Letras Inglês) e os professores homenageados pelas turmas.

Polo PARFOR/Batalha

Na noite de sexta-feira (19), aconteceu a cerimônia de colação de grau das primeiras turmas do Plano Nacional de Formação de Professores do Ensino Básico da Universidade Federal do Piauí (PARFOR/UFPI) do polo do município de Batalha, período 2012.1. A vice-reitora e reitora em exercício, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, concedeu a outorga de grau a 54 alunos, que concluíram a 2ª Licenciatura nos cursos de Ciências Biológicas (16), Educação Física (17), Filosofia (7) e História (14). O evento reuniu professores e coordenadores do PARFOR/UFPI, além de familiares dos concludentes e autoridades do município.

Em seu discurso, a vice-reitora, Nadir Nogueira, citou a frase "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repende, aprende", do escritor Guimarães Rosa, para parabenizar a iniciativa e a determinação dos professores-formandos que concluíram a 2ª Licenciatura. "Desejo aos licenciados que continuem na busca permanente do conhecimento atualizado, com olhar crítico, inerente àqueles que veem a educação como uma ferramenta de transformação",  disse.

Vice-reitora e reitora em exercício, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, concedeu a outorga de grau a 54 alunos

Paraninfo das turmas concludentes, o Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, ex-reitor, manifestou sua alegria e gratidão pelo convite. "Estou lisonjeado pelo convite. Para mim, existem dois momentos especialmente importantes para a academia: o primeiro é receber os novos estudantes, chamados de calouros; e o segundo é quando devolvemos para a sociedade profissionais capacitados". Luiz Júnior disse que o sentimento como ex-reitor, que implantou mais de 70 cursos presenciais e a distancia, é de dever cumprido: "O PARFOR veio para mudar a realidade do Piauí dando oportunidade a professores de fazerem a 1ª ou 2ª Licenciatura sem sair do seu município. Quem ganha com isso é a sociedade; no caso de hoje, a população de Batalha e região, que com a capacitação dos professores vai melhorar a qualidade do ensino na sala de aula".

Paraninfo das turmas concludentes do PARFOR/Batalha, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior

Entre os formandos do Polo Batalha está Vanderleia Ribeiro. Com formação em Língua Portuguesa, Vanderleia encontrou na 2ª Licenciatura em Educação Física um curso que aliou sua vontade de superar desafios com sua personalidade dinâmica. "Estudar, para mim, é vencer barreiras e aprender o novo. A 2ª graduação acrescentou muito conhecimento e novas amizades à minha vida. A qualidade do ensino é maravilhosa. A maioria dos professores é mestre ou doutor. Eles sabem repassar o conhecimento de forma acessível e dinâmica sempre com carinho e respeito", disse ao destacar a organização da coordenação do Programa e do curso.

A formanda em Educação Física Vanderleia Ribeiro recebeu o canudo das mãos da coordenadora geral do PARFOR/UFPI, Prof.ª Glória Ferro, e da coordenadora do polo de Batalha, Prof.ª Vânia Orsano

Professora do campus Ministro Petrônio Portella, Maryneves Area Leão integra também o corpo docente do curso de História do Polo PARFOR/Batalha. A docente destacou o papel do Programa no processo de interiorização do ensino superior no Estado: "É a universidade chegando ao interior do Piauí. E isso, é realmente um ganho que não tem preço. Estão de parabéns a UFPI, a coordenação e os professores do PARFOR, que ofereceram o melhor de si, e os alunos que aceitaram o desafio".

Professora Maryneves Area Leão e formanda do curso de História

Autoridades políticas de Batalha reconhecem a importância da parceria governo e PARFOR/UFPI para melhoria do ensino local. A prefeita Teresinha Cardoso Lopes afirmou que, com a formação dos novos profissionais, o município de Batalha ganha qualidade no ensino. "Estou muito feliz com essa parceria. A UFPI pode contar conosco no que for necessário, porque nós precisamos de uma educação forte para nossos alunos e nossa cidade só tem a ganhar com a qualificação dos professores". 

Prefeita de Batalha, Teresinha Cardoso Lopes (de preto), e a Secretária Municipal de Educação, Lina cecília Soares (de laranja), prestigiaram a solenidade de colação de grau das primeiras turmas do PARFOR/UFPI

A secretária de educação, Lina Cecília Soares, afirmou que a implantação dos cursos de 1ª e 2ª Licenciatura melhora a qualidade do ensino na região e desenvolve a economia local. "A implantação dos cursos de 1ª e 2ª Licenciatura do PARFOR é de grande importância para o nosso município, pois dá oportunidade ao professor de se graduar em uma área em que tenha mais afinidade, melhorando a qualidade do ensino. Além de gerar desenvolvimento econômico para a nossa região com a abertura de pousadas e restaurantes para atender professores e alunos que vêm de cidades circunvizinhas".

PARFOR/UFPI
O PARFOR é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediados, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional - LDR de dezembro de 1996. (Instituido pelo Decreto nº 6.755, de janeiro de 2009).

O PARFOR foi implantado na UFPI em 2010 com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica no Estado. "Temos certeza que vamos impactar a educação básica no estado do Piauí ao melhorar a aprendizagem dos alunos através da qualificação e formação dos professores", afirmou a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Prof.ª Maria da Glória Duarte Ferro Silva.

Professores Luiz Júnior, Nadir Nogueira e Glória Ferro comemoram a formatura das primeiras turmas do PARFOR/Batalha

Atualmente, são oferecidos 14 cursos de formação de professores vinculados ao PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores do Ensino Básico) em 5 municípios (Batalha, Bom Jesus, Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina).

Confira mais registros da solenidade:

 

Maria Francisca do Vale Teixeira proferiu o juramento do curso de Ciências Biológicas

Adélia Brito proferiu o juramento do curso de Educação Física

João Batista Carvalho proferiu o juramento do curso de Filosofia

Irani da Silva Araujo proferiu o juramento do curso de História