UFPI lança editais para novos benefícios de apoio e permanência do estudante

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), possui programas e benefícios de apoio ao estudante em situação de vulnerabilidade social com o objetivo de garantir a sua permanência na instituição. Para 2012, além dos benefícios já consolidados como as bolsas Permanência e Alimentação, a UFPI lança editais de seleção de estudantes para o Projeto Apoio Didático-Pedagógico e Auxílio Creche.

O Edital Nº 03/2012 visa a seleção de Estudante - "Cooperador-Didático" para atuarem no Projeto Apoio Didático-Pedagógico para a Formação Acadêmica, que integra o Programa de Apoio Acadêmico executado pela UFPI/PRAEC. O programa tem como objetivo oferecer acompanhamento didático-pedagógico aos discentes beneficiados pelos Programas desta Pró-Reitoria, que apresentam dificuldades de aprendizagem, não superadas durante as aulas regulares.

Serão disponibilizadas 18 vagas para o estudante "Cooperador- Didático", sendo 11 (onze) para o Campus Ministro Petrônio Portella e 07 (sete) para o Campus Profa. Cinobelina Elvas.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 17 a 24 de outubro/2012, das 08 às 12h e das 14 às 17h30, nos dois turnos, nas coordenações dos cursos, nos campi onde o projeto será executado.

Podem participar do processo de seleção às vagas de Cooperado-Didático estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial nos Campi Ministro Petrônio Portella em Teresina e Profa. Cinobelina Elvas em Bom Jesus, que atendam aos seguintes critérios:

  •  ter cursado a disciplina na qual deseja ser "Cooperador Didático", com nota de aprovação maior ou igual a 7,0 (sete);
  •  índice de Rendimento Acadêmico (IRA) maior ou igual a 7,0 (sete);
  • apresentar disponibilidade mínima de 15 horas semanais para o cumprimento das atividades no Projeto, sem prejuízo nas demais atividades acadêmicas;
  • não receber bolsa permanência, de iniciação científica, de monitoria ou qualquer outra bolsa paga no âmbito da UFPI.

O processo de seleção será por meio da análise do histórico escolar do aluno e da entrevista com o professor da disciplina de interesse.

O Projeto Apoio Didático-Pedagógico para a Formação Acadêmica terá vigência de 8 (oito) meses e remuneração mensal de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), recurso oriundo do Programa Nacional de Assistência Estudantil/PNAES/MEC.

Auxílio Creche

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) prevê 10 ações para a permanência do aluno na instituição, como a assistência à moradia estudantil, à saúde, alimentação, transporte, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. A UFPI só não possuía uma delas, a creche.

As inscrições serão realizadas no período de 11 a 18 de outubro de 2012, das 08 às 12 horas e das 14 às 17h30 na PRAEC, mediante preenchimento de formulário próprio, disponível na página da PRAEC.

Confira o edital completo e a relação de documentos necessários.

Para concorrer ao Auxílio Creche a aluna ou aluno deverá atender, ao  critério da vulnerabilidade social, além de estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial na UFPI; estar matriculado em, no mínimo, três (03) disciplinas; não receber  bolsa permanência, de iniciação científica, de  monitoria ou  qualquer outra bolsa paga por programa oficial no âmbito da UFPI; ter filho na faixa etária de 0(zero) a 2(dois) anos e 11(onze) meses; ter renda familiar de até 3 (três) salários mínimos.O auxílio irá contemplar o estudante (pai ou mãe) com filho com até três anos de idade.

A vigência do Auxílio Creche  será concluída quando a  criança atingir a  idade máxima de 2  (dois) anos e 11 (onze) meses prevista nesse Edital, devendo ser renovado  anualmente.  A concessão da bolsa poderá ser cancelada por descumprimento das exigências constantes nesse Edital, ou a pedido do(a) estudante, em formulário próprio;

Os alunos contemplados com o Auxílio Creche receberão o valor mensal atual de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), a ser depositado em conta corrente do beneficiado.

Para Nadir Nogueira, Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, os novos benefícios são de grande impacto social na permanência e na diminuição da evasão e da retenção escolar. "A política de assistência estudantil foi criada para dar condições para o aluno permanecer e terminar seu curso no tempo regular. Para essa mãe ou pai jovem, o auxílio creche será um suporte para ele deixar seu filho com segurança. E com o outro projeto vamos trabalhar na base do problema da retenção do estudante", completa Nadir.

Pnaes

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Os critérios de seleção dos estudantes levam em conta o perfil socioeconômico.