Página inicial > Últimas Notícias - PREG > Prazo para entrar na lista de espera do Sisu termina nesta quarta-feira

Prazo para entrar na lista de espera do Sisu termina nesta quarta-feira

Termina nesta quarta-feira (1º) o prazo para os estudantes entrarem na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para se inscrever, é preciso acessar o sistema, entrar no boletim de acompanhamento e clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção - mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.

A lista será divulgada no sábado (4). A partir daí, a seleção será feita gradativamente até o dia 2 de março.

Vagas remanescentes

A segunda chamada do Sisu saiu em 26 de janeiro. Na ocasião foi divulgada uma lista com 62.285 nomes de estudantes aprovados nas instituições participantes do sistema.

Das 108.552 vagas anunciadas pelo Ministério da Educação, apenas 43,6% foram preenchidas durante o período de matrícula da primeira chamada, realizado nos dias 19 e 20.

Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a baixa porcentagem de matrículas em relação à oferta de vagas é "normal". No ano passado, quase 45% das 83 mil vagas oferecidas não foram preenchidas na primeira chamada. De acordo com o ministério, a taxa de preenchimento das vagas ao final de todo o processo foi de 97%.

Ainda segundo o MEC, a primeira chamada convoca os melhores candidatos, que também foram aprovados em outros instituições. Já a segunda chamada inclui estudantes que estão contando mais com a aprovação no Sisu.

Ela foi feita entre os candidatos que não foram chamados em nenhuma das duas opções de cursos para os quais se inscreveram, e entre quem passou na segunda opção, mas ainda concorria à primeira, mesmo tendo feito matrícula na semana passada.