Retomada Integral e Segura
Registro de casos Suspeitos
A Comissão de Monitoramento em Saúde da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), disponibiliza o formulário virtual abaixo para o registro de caso suspeito ou confirmado de COVID-19 e ainda diante de caso positivo, deverão preencher o formulário disponível. Servidores e alunos diante de sintomas gripais, confirmação de COVID-19 ou contato com caso positivo, devem preencher o formulário
Orientações sobre afastamento de casos suspeitos/confirmados de Covid-19
A nota técnica emitida em 30/06/2022 orienta quais os procedimentos alunos, servidores docentes, técnicos - administrativo e terceirizados devem adotar em cada caso de contato, suspeita ou confirmação de COVID-19. Alunos e professores devem se reportar imediatamente aos professores de suas disciplinas e coordenadores ou chefia da unidade respectivamente além do preenchimento de formulário virtual. No caso de servidores técnicos-administrativos a notificação deve ser feita a chefia imediata. O período de isolamento deve variar dependendo de cada situação especificada na nota, podendo haver a necessidade de suspensão das aulas de toda a turma.
Para ter acesso as orientações detalhadas da nota acesse AQUI!
Testagem
O Laboratório de Análises Clínicas da UFDPar, vem realizando teste rápido para detecção de anticorpos IgM e IgG para SARS-CoV-2, mediante agendamento.
Hospital Nossa Senhora de Fátima
Endereço: R. Teresina, 796 - Bairro Nova Parnaíba, Parnaíba - PI, 64218-907
Retorno Integral
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), aprovou em 12/05/2022 o retorno presencial integral das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com data de início das aulas para o dia 20 de junho, de acordo com a proposta aprovada do calendário acadêmico para os semestres letivos de 2022.1 e 2022.2. A decisão levou em consideração a última nota técnica emitida pela Comissão de Monitoramento em Saúde da UFDPar.
Buscando proporcionar um retorno seguro e atender a exigências das autoridades sanitárias, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba em reunião extraordinária no dia (31/01/ 2021) deliberou pela exigência da comprovação vacinal da comunidade acadêmica para o acesso às atividades presenciais na UFDPar.
Os documentos comprobatórios: o Cartão de vacinação ou o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 emitido pelo Conecte SUS. A exceção para a não apresentação do comprovante se dará apenas mediante a anexação de atestado médico para pessoas que tenham problemas com algum componente da vacina ou comorbidades que impossibilitem a vacinação.
A comprovação por parte dos discentes será feita exclusivamente por meio do SIGAA, no ato da matrícula ou no Portal do Discente.
A análise dos documentos dos colaboradores será feita pelas Pró-Reitorias de Administração (PRAD) e
Gestão de Pessoas (PROGEP) e pode ser feita no botão abaixo:
Para os alunos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a COVID-19, poderão receber a sua primeira dose disponibilizada no próprio Campus em um posto de vacinação estruturado pela Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba. Para alunos não é necessário realizar agendamento prévio para acesso às vacinas, porém aos servidores da UFDPar devem agendar previamente seu acesso às vacinas AQUI!
A regulamentação do formato híbrido das atividades acadêmicas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) em 06 de dezembro de 2021, possibilitou o retorno presencial de até 60% do contingente de pessoas ao campus, priorizando estágios profissionais e as disciplinas práticas que envolvem o uso de laboratórios especializados. Para o período 2021.2 as disciplinas de natureza teórica continuarão na modalidade remota.
Na prática, são 81 turmas no formato híbrido, 55 turmas presenciais, e 06 cursos de graduação (Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Turismo, Engenharia de Pesca, Biomedicina). A escolha pela oferta das disciplinas se deu pela avaliação dos colegiados de cada curso.
O período letivo 2021.3, finalizado no dia 19 de janeiro de 2022, serviu como forma piloto para a universidade se preparar para uma nova etapa na implantação do ensino híbrido, na qual retomaram as atividades presenciais as clínicas escola de Fisioterapia e Psicologia, Biomedicina, bem como algumas disciplinas do curso de medicina. Outra experiência foi a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas instalações do Campus.
Protocolos
Além do Plano de Retomada de Atividades Presenciais, foram elaborados ainda protocolos específicos das Clínicas de Psicologia e Fisioterapia, e Laboratórios, Unidade de Piscicultura e Guias com orientações para estudantes, que receberão atualizações de acordo com a dinâmica da legislação das autoridades sanitárias.
Monitoramento
Todas as ações de monitoramento serão acompanhadas pelas comissões criadas que farão o acompanhamento da situação epidemiológica, monitoramento de casos positivados e de espaço físico, em suas respectivas áreas de atuação.
Deverão ser avaliadas com periodicidade, quantitativa e qualitativamente, a eficácia das medidas implementadas e aplicadas no plano, com elaboração de relatórios, a serem apresentados aos órgãos colegiados pertinentes, que permitam subsidiar eventuais tomadas de decisão e autoridades sanitárias, sendo considerado a todo momento a possibilidade de interrupção das atividades no caso de agravamento na situação epidemiológica.
Adequações físicas
Durante o semestre 2021.2, atividades presenciais deverão se concentrar apenas nos blocos em que funcionam os setores administrativos, Coordenações de cursos, salas docentes, Laboratórios especializados, Clínicas escolas. As salas de aulas deverão se concentrar nos blocos do setor II, que são mais amplas e permitem melhor ventilação cruzada.
:: Salas de Aula e laboratórios
A PREUNI realizou recentemente manutenção em salas de aula e laboratórios e reparos nas janelas, para permitir a abertura. Os ar condicionados receberam manutenção preventiva. Quanto a capacidade de pessoas será obedecido o distanciamento. Os espaços receberão sinalização indicativa de fluxo e com orientações, dispensadores de álcool em gel e sabão e instalação de pias para higienização das mãos.
:: Quadra de esportes e auditórios serão restritos a atividades institucionais observando a capacidade de ocupação segura, sendo vedados eventos de terceiros.
:: Duas salas de apoio a docentes estão sendo estruturadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação com equipamentos para uso pelos professores mediante agendamento para gravação de aulas.
:: Limpeza dos espaços: Uma equipe de limpeza recebeu treinamento para realizar desinfecção dos ambientes. Para atender a nova demanda foram realizados ajustes nos turnos dos colaboradores.
:: Setores administrativos que lidam com atendimento receberam protetores de acrílico para mesas.
Biblioteca: A biblioteca já está em funcionamento. O atendimento ao público já foi normalizado.
O Restaurante Universitário:
O RU voltou a servir almoço nos horários de 11h as 13h30 e o jantar de 17h as 19h de segunda a sexta-feira, aos sábados são servidos apenas o almoço até as 13h.
A novidade é a inclusão no cardápio da opção vegetariana estrita para atender às pessoas que não comem proteína de origem animal. Os valores vigentes são os seguintes: alunos de graduação e pós-graduação R$1,00. Já os servidores, e visitantes pagam R$10,00, terceirizados o valor custa R$ 3,00.
Quanto aquisição de fichas é realizada no mesmo horário de abertura do restaurante. Para quem possuir fichas compradas antes da pandemia, em 2020, será realizada a troca.
Para ter acesso ao RU, os estudantes precisam apresentar a carteira de estudante ou o comprovante de matrícula acompanhado de documento com foto. No caso dos servidores e, será solicitada a apresentação do crachá ou contracheque atualizado e um documento oficial com foto. Já os colaboradores terceirizados precisam estar com a farda da empresa que fazem parte.
Transportes
As demandas para atender as atividades práticas de ensino serão atendidas, atendendo a capacidade segura de passageiros. Os veículos receberão sinalização e os motoristas passarão por treinamento pela PROGEP.
EPI's e insumos
O uso de máscara é o obrigatório, e a obtenção é responsabilidade individual. Para o uso de laboratórios especializados serão disponibilizados aos alunos face shield (equipamento de proteção dos olhos e do rosto). Também está garantido o abastecimento com álcool em gel nos dispensadores e totens.
Assistência estudantil
Serão lançados Editais de bolsas de assistência estudantil para atender os eixos alimentação e moradia como o Auxílio Alimentação Emergencial Ampliado (AAEA) no valor de R$ 250,00 e o Auxílio Residência (AR) no valor de R$ 600,00.
O número de bolsas do Auxílio Inclusão Digital, será ampliado com mais 86 bolsas, para atender alunos que ainda permanecerão com aulas remotas.
Para além dos Auxílios citados, a PRAE retomará a oferta dos benefícios (BAE, Auxílio Creche, APEC) acompanhando a retomada gradual das aulas presenciais, no intuito de contribuir para que os discentes tenham meios de conduzir sua graduação, através de auxílios financeiros que ajudem nas despesas oriundas de suas reinstalações na cidade de Parnaíba.
:: Como obter os Auxílios?
Já está aberto as inscrições para Cadastro Universitário 2022 (CADUNI) no período de 02/02 a 21/10/2022.
Para concorrer aos benefícios da assistência estudantil, os estudantes precisam realizar o CADUNI 2022 exclusivamente pela plataforma SINAE
Podem se inscrever discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais da UFDPar que ainda não realizaram inscrição nos Editais anteriores do CADUNI (Edital 002/2020 e Edital 01/2021) e que realizaram a inscrição nos Editais supramencionados, entretanto, estão em situação de indeferimento.
Para mais informações, acesse o Edital EDITAL Nº 02/2022 – PRAE/UFDPar
Documentos
Nota de orientação uso da máscara nas dependências da UFDPar
Guia de Orientações aos Estudantes
Resolução CONSUNI N° 11/2022 de 31/01/2022
Nota de orientação sobre afastamento de casos suspeitos de COVID-19 na UFDPar
Nota de recomendação de adiamento das aulas presenciais UFDPar
Nota sobre Comprovação Vacinal para acesso às dependências da UFDPar
Nota sobre o retorno de atividades práticas presenciais na UFDPar
Nota Técnica sobre a retomada das atividades de ensino presencial da UFDPar (Página 7)