Com o objetivo de solicitar apoio na realização de uma pesquisa para levantamento de informações e coleta de dados de pessoas com deficiência auditiva/surdez e outras deficiências no município de Batalha, cursistas de Letras-Libras, acompanhadas do Coordenador do Polo do PARFOR/UFPI de Batalha, Prof. Milton Pereira, estiveram em reunião com o Secretário Municipal de Educação, Prof. Elvis Machado, e a Secretária Municipal de Saúde, Luana Machado, na terça-feira (21).
Durante conversa com o Secretário Municipal de Educação, Prof. Elvis Machado
“A pesquisa visa verificar se essas pessoas estão inseridas em salas de aulas, incentivar e apoiar a comunidade surda no município de Batalha na luta por oportunidades, inclusão e respeito. O Secretário de Educação mostrou interesse e garantiu disponibilizar profissionais da Secretaria de Educação e CAEE para colaborar na pesquisa. A Secretária Municipal de Saúde se prontificou em colaborar juntamente com sua equipe, agendando uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde para tratar sobre a coleta de dados”, explicou o Prof. Milton Pereira.
Na ocasião, a Profa. Élida Melo, cursista de Letras-Libras, reforçou a importância de lotar professores efetivos com formação em Letras-Libras nas turmas com alunos surdos na rede regular, garantindo a eles o uso da Língua de Sinais (Libras).
Aspectos da pesquisa sendo discutidos com a Secretária Municipal de Saúde, Luana Machado
Para a Coordenadora do Curso de Letras-Libras, Profa. Dra. Maraisa Lopes, a realização deste trabalho conjunto, envolvendo o município e a universidade, faz com que haja uma ação mais efetiva quanto à entrada e permanência de pessoas com deficiência na Educação Básica. "Creio que essa colaboração favorecerá uma organização educacional mais acessível para o município de Batalha".
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, parabenizou a iniciativa, ressaltando a importância da educação inclusiva, um dos princípios norteadores do Programa. "Não é possível propagarmos a ideia de um projeto formativo que visa uma educação cidadã, se não incluirmos todas as pessoas. E neste caso, particularmente, se não incluirmos as pessoas com surdez. Iniciativas como essa representam a concretização dos nossos esforços em oferecer um processo formativo de professores da educação básica que tenha como eixo norteador a cidadania".