Página inicial > Manuais e Fluxogramas > Parnaiba > Legislação Assistência Estudantil e Ações Afirmativas

Legislação Assistência Estudantil e Ações Afirmativas

Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 15h42

nia2

O Núcleo de Inclusão de Acessibilidade  (NIA)foi aprovado no Conselho Universitário em maio de 2021, com vistas a alinhar as diretrizes institucionais a uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, a implantação do NIA tem como objetivo principal promover ações que visem eliminar ou minimizar barreiras físicas, atitudinais, pedagógicas e comunicacionais, as quais restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico da pessoa com deficiência.

Dentre as ações desenvolvidas pelo NIA estão as orientações pedagógicas voltadas a indicar as adaptações necessárias para práticas heterogêneas que permitam a inclusão das pessoas com deficiência.

Uma instituição inclusiva proporciona oportunidades iguais para todos(as),com estratégias diferentes para cada um(a), de modo que todos(as) possam desenvolver seu potencial. Reconhece a inda a educação como um direito humano básico e como alicerce de uma sociedade mais justa e igualitária.

Compete ao NIA:

• Implementar a Política de Inclusão da UFDPar de forma colaborativa.
  • Desenvolver ações para o fortalecimento da política de inclusão na UFDPar.
  • Assegurar ações e serviços de apoio especializado para garantia das condições de inclusão e acessibilidade dos estudantes no contexto universitário.
  • Atuar, junto à comunidade acadêmica, na garantia dos direitos dos estudantes, público-alvo da educação especial, em condições de igualdade de oportunidades
  • Assessorar a instituição quanto ao cumprimento das normativas legais e monitoramento da política de inclusão e de acessibilidade na UFDPar.
  • Colaborar com a elaboração de documentos institucionais para atender à legislação vigente quanto à garantia dos direitos dos estudantes público-alvo da educação especial.
  • Fomentar ações de incentivo e apoio à inclusão e acessibilidade nos espaços físicos e acadêmicos da UFDPar.
  • Realizar mapeamento do público-alvo da educação especial na UFDPar.
  • Identificar as redes de apoio nos assuntos referentes à inclusão e acessibilidade.

Acesso ao NIA:  Demanda espontânea, agendamento de ações em articulação com servidores internos (docentes, técnicos) e/ou público externo.

registrado em: