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Apresentação: Ouvidoria

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Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2022, 09h41
A Ouvidoria é o elo de ligação entre a instituição e o usuário de serviços públicos, e, também, de um servidor com a  instituição em que trabalha. Ela promove formas de o cidadão exercer sobre a instituição o necessário controle social,  respondendo às manifestações encaminhadas na forma de sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias e solicitações de simplificação de serviços públicos. Do controle social exercido, mormente pelas respostas dadas às manifestações dos cidadãos, surgem subsídios para implementar mudanças necessárias ao aprimoramento da instituição,  melhorando sua gestão e a prestação de serviços ao usuário.
 
Missão
A Ouvidoria tem a missão de alavancar o controle social sobre a Universidade, atuando no sentido de contribuir para a implantação de mudanças na gestão que permitam a transparência e a avaliação pelos cidadãos de atos de gestão emanados, serviços prestados e de processos internos, atuando, instada ou não, no sentido de mediar a interação entre a comunidade servida, seja ela interna ou externa, e a gestão universitária, buscando corrigir e aprimorá-la.
 
Visão
Tornar-se uma forma ágil e resolutiva de controle social dos cidadãos sobre a Administração da Universidade e ser reconhecida por mediar diálogos na procura por solução ao tratar de manifestações e pedidos de informações. 
 
Valores
 Engajamento, Integridade, Imparcialidade, Gentileza, Justiça, Sigilo, Profissionalismo e Vocação pública.
 
Objetivos
  • Reconhecer os cidadãos, sem qualquer distinção, como sujeitos de direitos;
  • Ouvir e compreender as diferentes formas de manifestação dos cidadãos na instituição;
  • Avaliar a aptidão das manifestações, encaminhando-as aos setores competentes para a devida apreciação e posterior resposta;
  • Inferir e qualificar as expectativas existentes nas manifestações de forma adequada, caracterizando situações e identificando seus contextos, para que a instituição possa decodificá-las como oportunidades de melhoria;
  • Providenciar respostas aos pedidos de informação de cidadãos; 
  • Propor a adoção de providências ou medidas para soluções de problemas, quando necessário; e
  • Demonstrar os resultados conseguidos, avaliando a efetividade das respostas oferecidas, gerando dados e elaborando informações capazes de subsidiar a gestão institucional.

 

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