PET

Programa de Educação Tutorial - PET é composto por grupos tutoriais de aprendizagem sob a orientação de um professor tutor e são organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

Com o objetivo de formar globalmente o estudante, o PET não visa apenas proporcionar ao discente uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como indivíduo e como membro da sociedade.

Na UFPI, o PET fica vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREXC. Atualmente possui 09 (nove) grupos PET. Em 2006 foi criado o primeiro grupo PET da instituição, o PET História. Em 2007 foram criados mais 2 (dois) grupos, o PET Filosofia e o PET Pedagogia. Em 2009, o PET Serviço Social. Em 2010, com a grande expansão dos grupos PET e com a junção do PET com o Programa Conexão de Saberes, foi criado PET Cidade, Saúde e Justiça, PET Integração: ação integrada em educação, cidadania e inclusão social e o PET intervenção socioambiental em Uruçuí-Una. Por fim, em 2012, último edital lançado pelo MEC, foram aprovados mais 2 (dois) novos grupos, o PET Engenharia Elétrica e o PET Ciências Biológicas. Veja no gráfico abaixo a expansão dos grupos na UFPI:

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

Atribuições da Pró-Reitoria responsável pelo PET:

  • Aprovar a Prestação de Contas, o Planejamento Anual de Atividade e o Relatório Anual de Atividade dos grupos PET;
  • Dar publicidade aos processos seletivos de tutores e discentes, aos nomes dos tutores e discentes bolsistas, aos valores pagos à título de bolsa e custeio e à aplicação dos recursos de custeio;
  • Homologar mensalmente as bolsas dos tutores e discentes, verificando se a frequência foi cumprida;
  • Conduzir o edital de seleção de tutores;
  • Assinar os termos de compromissos de tutores e alunos;
  • Apoiar administrativa e institucionalmente as atividades dos grupos PET;
  • Emitir certificados de participação de tutores e discentes no Programa; e
  • Cumprir e fazer cumprir as determinações da Lei n° 11.180/2005, da Portaria MEC nº 976/2010, dos Manuais do PET e das legislações pertinentes.