Encontro ocorreu no gabinete-geral da Defensoria
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Defensoria Pública do Estado do Piauí realizaram reunião, no dia 13 de março, com o objetivo de discutir a elaboração de um projeto conjunto como forma de concretizar a execução do Projeto Fortalecer, iniciativa lançada no final de 2024. Ao decorrer do encontro, realizado no gabinete-geral da Defensoria, a concepção da ação conjunta foi discutida e deve ser encaminhada à Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). As atividades serão desenvolvidas por meio do amparo técnico da Defensoria e ações de extensão da Universidade.
Waleska Albuquerque, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI, destaca a importância da iniciativa. "O projeto tem como principal objetivo a implantação de núcleos acadêmicos que ofereçam atendimento e garantam o acesso à justiça, à cidadania, aos cuidados com a saúde mental de pessoas privadas de liberdade, por meio de ações de extensão universitária”, afirmou
O projeto deverá acolher e promover a cidadania plena e os direitos das pessoas privadas de liberdade, seus familiares, as vítimas de crimes e indivíduos impactados por essas respectivas situações. Também serão atendidas pessoas que cumprem medidas alternativas à prisão, passaram por audiências de custódia e já fizeram parte do sistema prisional. A construção da proposta colaborativa entre a UFPI e a Defensoria está em andamento desde janeiro e as ações irão ocorrer com foco em unidades penais femininas.
A pró-reitora explicou mais a respeito da iniciativa conjunta da Universidade e Defensoria, detalhando seu funcionamento. “Se aprovado, o projeto será desenvolvido nas Penitenciárias Femininas de Teresina e Picos e na Penitenciária Mista Juiz de Parnaíba, e conta com docentes das graduações de Direito e Serviço Social da UFPI, além de alunos de graduação e pós-graduação de ambos os cursos”, declarou.
Estiveram presentes na reunião: a professora Waleska Ferreira, Pró-Reitora de Extensão da UFPI; Rosilene Marques, docente do Departamento de Serviço Social da Universidade; e a prof. Leonildes Boavista, membro do Departamento de Ciências Jurídicas; Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, e Verônica Acioly de Vasconcelos, Subdefensora Pública Geral.
*Com informações de Defensoria do Estado do Piauí