A Orquestra e Coral da Universidade Federal do Piauí (O&CUFPI) iniciam a partir do dia 26 de março, sua temporada de apresentações para o ano de 2025. A temporada de concertos e recitais desempenham um papel cultural ampliando o acesso à música erudita e incentivando a formação de plateias, além de contribuir para a integração entre alunos de diferentes cursos, criando um ambiente de troca de conhecimentos e valorização da arte dentro da Universidade.
A Orquestra e Coral da UFPI são um grupo institucional e atuam como um projeto de extensão lotado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), e tem como finalidade desenvolver a arte e cultura, fortalecer habilidades profissionais, potencializar conexões e transformações sociais que democratizam o acesso à música coral e de orquestra.
O diretor e regente da O&CUFPI, Cássio Martins, comenta sobre a importância da democratização do acesso à música e o fortalecimento do vínculo entre a Universidade e a sociedade. “Essas apresentações musicais promovem a cultura, estimulam a apreciação musical e criam oportunidades para que estudantes e músicos em formação compartilhem seu talento com o público. Além disso, contribuem para a difusão do repertório orquestral, incentivam a formação de novas plateias e reforçam o papel da Instituição como um espaço de produção e disseminação do conhecimento artístico.”
Dois concertos marcam o início da temporada de 2025, um no dia 26 de março, às 19h no Cine Teatro da UFPI, o recital e concerto da pianista Olivia Tebaldi junto a orquestra da UFPI e outro no dia 2 de abril no Espaço Rosa dos Ventos, às 16h30, a Orquestra e o Coral da UFPI reapresentarão o Concerto Beatles Forever com a Banda Radiofônicos. Ambos os eventos possuem entrada franca.
Sobre a apresentação do dia 26 de março, o professor Cássio Martins esclarece que o evento será dividido em duas partes. “Na primeira, a pianista fará um recital solo, interpretando peças consagradas do repertório pianístico. Na segunda, a orquestra executará duas peças brasileiras: uma de Luiz Gonzaga e outra do compositor e professor do Curso de Música da UFPI, Felipe M. Vasconcelos. O evento será encerrado com a apresentação do Concerto para Piano e Orquestra de Haydn”, conclui.
Veja o repertório da apresentação do dia 26 de março
F. Chopin - Fantasia-Improviso op.66
Improviso n.1, op.29
Noturno n.20 em Dó sust. menor, op. post.
F. Schubert - Improviso op.90 n.2
Branca Bilhar - Allegro de Concerto
H. Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras n.4 - Prelúdio (Introdução)
Dansa (Miudinho)
M. Nobre - Frevo
A. Nepomuceno - Galhofeira
E. Nazareth - Odeon
Confira o calendário de performances de 2025
26/03 e 02/04 – Concertos de Abertura da Temporada 2025
11/06 – Concerto regular
13/10 – Concerto regular
03/11 a 07/11 – Apresentações durante o SIUFPI/SEMEX
26/11 - Espetáculo Brasileiro e 01/12 – Espetáculo de Natal