UFPI aprova o maior número de propostas em Chamada da FAPEPI para Projetos de Extensão

17 projetos de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram contemplados pelo Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PAPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). O número representa 44,47% do total de propostas aprovadas. Os professores da Instituição foram beneficiados nas áreas de Saúde, Tecnologia da Informação, Agropecuária, Educação e Cultura, recebendo um aporte de R$ 30 mil por projeto. 

Pró-reitora Waleska Albuquerque. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque, destacou o crescimento da extensão universitária na UFPI e celebrou a aprovação de projetos de todos os campi da Instituição. “Os projetos aprovados no PAPE/FAPEPI demonstram o desenvolvimento contínuo da extensão na UFPI. Hoje, a PREXC conta com cerca de 250 professores extensionistas e, com o apoio de editais como este, a tendência é que esse número aumente, impactando diretamente a comunidade externa, visto que o principal objetivo da extensão é o atendimento à sociedade”, ressaltou.

Professora Sofia Laurentino. Foto: instagram

Uma das contempladas foi a professora de Serviço Social, Sofia Laurentino, com o projeto “50 anos de Serviço Social da UFPI: preservar a memória, (re) construir a história e (re) escrever o futuro”. O projeto integra o programa de extensão Memória do Serviço Social no Piauí e se articula com a pesquisa História e Memória do Serviço Social no Piauí, em andamento desde 2022, coordenado pela professora Sofia, com a participação de professoras, estudantes da graduação e pós-graduação e assistentes sociais do Estado. “O objetivo é desenvolver ações voltadas à preservação da memória e à (re) construção da história do curso de Serviço Social da UFPI, em comemoração aos seus 50 anos (1976-2026). Buscamos registrar, difundir e socializar sua trajetória, contribuições e desafios”, explicou. 

Com o financiamento, a professora planeja produzir um documentário comemorativo, elaborar um livro e criar um acervo digital acessível a estudantes, reunindo documentos históricos sobre o Serviço Social no Piauí.

Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI) realizam visita nos Centros  do Campus de Teresina - UFPI

Professor Romuere Rodrigues. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Outro projeto contemplado foi o do professor Romuere Rodrigues, do curso de Sistemas de Informação do Campus de Picos, intitulado “Inovação e Empreendedorismo para Escolas Públicas de Picos-Piauí”. A iniciativa visa promover a cultura de inovação e empreendedorismo entre estudantes e professores da educação básica. Por meio de oficinas, mentorias e competições de ideias, o projeto busca desenvolver competências tecnológicas e criativas, incentivando a criação de soluções inovadoras para desafios reais da comunidade escolar.

Para o professor, a aprovação representa um avanço para a inovação e a tecnologia da informação na UFPI e na educação básica. “Levar os conceitos de empreendedorismo e inovação às escolas públicas ajudará a formar jovens mais preparados para os desafios do futuro, além de fortalecer o papel da universidade como agente de transformação do desenvolvimento regional. Esse projeto reafirma o compromisso da UFPI com a disseminação do conhecimento e a criação de soluções tecnológicas que geram impacto positivo na sociedade”, enfatizou.

Confira o resultado final aqui.