Projeto realiza intervenção em escolas de Picos (PI)
No Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o projeto de extensão "Intervenções Nutricionais para o manejo da obesidade infantil em escolares" têm desenvolvido atividades com intuito de promover hábitos alimentares saudáveis, ampliando o conhecimento da família e das crianças no que tange a manutenção e/ou promoção da saúde. A ação é coordenada pela professora do curso de Enfermagem do CSHNB, Luísa Helena Lima, e conta com a contribuição de docentes e discentes dos cursos de Enfermagem e Nutrição.
Ao explicar o projeto, a professora Luísa Helena explica em detalhes como ele funciona: “O protocolo de intervenções envolve ações com ênfase na alimentação saudável no manejo da obesidade/sobrepeso infantil de natureza comportamental, educacional, familiar e nutricional”, infere. Por seis meses, as crianças são acompanhadas nas escolas vinculadas à Atenção Básica do município de Picos por meio do Programa Saúde na Escola.
Crianças recebem informações nutricionais a partir de atividades lúdicas
Bolsista do projeto, Pamela Jennifer Santos, estudante de Enfermagem, destaca que as atividades desenvolvidas no projeto são brincadeiras lúdicas com cores chamativas para atrair as crianças: “Tem o jogo da velha que no lugar do xis e do círculo, utilizamos imagens de frutas e vegetais, respectivamente. Temos o jogo da memória que utiliza imagens de alimentos in natura e ultraprocessados”, além destes ainda há o jogo do semáforo com alimentos que fazem parte do dia a dia das crianças e o jogo dos sentidos para conhecer as frutas além da visão, explorando os outros sentidos como o tato, olfato e paladar.
Num viés mais lúdico, eles também fazem a leitura e interpretação da história em quadrinhos “A aventura de Camila”, desenvolvida pela professora Luísa Helena em conjunto com uma mestranda.
Além dessas atividades, o projeto distribui um livrinho, chamado “Meu Semanário”, que é um diário de alimentação, que fica com a criança durante os seis meses de intervenção e é desta forma que o acompanhamento dos alunos é feito. E no final, todos recebem certificado.
Ela acrescenta que participar do projeto contribuiu muito para a sua vida acadêmica: “O projeto foi muito importante para o meu amadurecimento como acadêmica. No começo a gente teve a capacitação que a partir dela a gente conseguiu entender o quão importante é trabalhar essas intervenções nutricionais com as crianças”.
Pamela destaca que através do projeto, ela e os outros alunos conseguiram se adequar a realidade de cada criança, que apesar de estudarem em escolas públicas, são famílias com rendas diferentes. Algumas que já conseguem classificar e descrever o que é saudável e o que não é saudável, por serem de diferentes idades. “Então houve a necessidade desse trabalho específico que foi muito importante e que deu retorno para a equipe na forma de conhecimento”, conclui.