Performance teatral foi realizada no Auditório do CCE/UFPI
O Grupo de Teatro “ComunicAção” apresentou, na última sexta-feira (06), no Auditório Profa. Salomé Cabral, no Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a performance Conexões. O evento foi resultado da Oficina de Iniciação Teatral “ComunicAção”, ministrada pela atriz piauiense Bid Lima, e foi destinado a estudantes e professores da Instituição.
A professora do curso de Jornalismo da UFPI e coordenadora do projeto de extensão Grupo de Teatro “ComunicAção”, Nilsângela Cardoso, explica que o espetáculo foi inspirado no teatro contemporâneo e tinha como objetivo provocar questionamentos e reflexões na plateia. “A performance abordou diversas temáticas da modernidade presentes no cotidiano, como o uso das redes sociais digitais, o consumo de internet e a questão da sustentabilidade. O texto do espetáculo, escrito por Bid Lima em colaboração com toda a equipe de montagem, trouxe uma ambientação contemporânea para refletir sobre como podemos transformar esses maus hábitos e criar conexões significativas com as pessoas”, esclarece.
Bid Lima destaca que dirigir os estudantes foi uma experiência enriquecedora e ressalta que o Grupo de Teatro “ComunicAção” é composto por jovens talentosos que trazem perspectivas e vivências distintas para o palco. “Trabalhar com os alunos exigiu de mim sensibilidade e dedicação, o que resultou em momentos de aprendizagem mútuos. A construção do espetáculo foi um processo colaborativo, no qual cada ator contribuiu com sua história, criatividade, estilo e bagagem cultural. Isso permitiu que todos os integrantes se conectassem, não apenas com o texto, mas também com a proposta artística e social da performance”, afirma.
A performance “Conexões” surgiu como parte do Grupo de Teatro “ComunicAção”, um projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFPI, criado em 2023 pela professora Nilsângela Cardoso, com o objetivo de desenvolver a produção teatral no ambiente acadêmico. Ao longo deste ano, o grupo promoveu oficinas de teatro para alunos de graduação e pós-graduação da universidade. Em outubro, o espetáculo foi idealizado, e os ensaios tiveram início, acontecendo às segundas, quartas e sextas-feiras no Auditório Salomé Cabral.
Para Miguel Andrade, produtor da performance, o espetáculo “Conexões” representou uma forma de incentivar e dar visibilidade à arte produzida pelos estudantes do curso de Jornalismo. “Essa performance é uma montagem que traz uma crítica social e faz o público refletir sobre quanto estamos imersos no universo digital, muitas vezes à custa de momentos e vivências reais com outras pessoas. Com esse espetáculo, buscamos mostrar os impactos negativos de estar constantemente conectado às redes sociais, além da importância de promover relações físicas e viver fora do mundo virtual”, explica.
Ana Alice Santos, integrante do grupo, compartilha que participar do espetáculo foi uma experiência maravilhosa. “Levar ao público uma reflexão sobre as conexões virtuais foi enriquecedor e essencial, considerando que, hoje em dia, isso permeia as nossas vidas, fazendo-nos passar mais tempo na internet e menos tempo criando conexões reais. Só tenho a agradecer pela oportunidade de me expressar através da arte, em conjunto com meus colegas de cena, que se dedicaram para que a proposta da performance fosse transmitida com clareza ao público”, relata.
A performance “Conexões” foi escrita e dirigida pela atriz Bid Lima e produzida por Nilsângela Cardoso, Miguel Andrade e Sávio Alencar. O elenco contou com a participação de Ana Alice Araújo Santos, Carlos Eduardo Lima Andrade, James Jarrel Vicente da Costa, Maria de Deus dos Santos Sousa e Luíza Ester Alves da Cruz.