Estudantes de escolas públicas têm acesso à pesquisa científica desenvolvida na UFPI
O curso de Enfermagem do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), da Universidade Federal do Piauí, em Picos, realizou no dia 1º de outubro uma ação educativa como parte do Projeto de Extensão Reciclanato. Alunos do 1º ano da Escola Mário Martins visitaram os laboratórios de Anatomia, Histologia e Zoologia do campus.
Coordenado pela professora Yulla Leite, o Reciclanato visa auxiliar o ensino de anatomia humana nas escolas públicas de Picos, utilizando metodologias práticas e métodos ativos. O projeto, iniciado em 2023, propõe a construção de maquetes didáticas sobre o corpo humano e seus sistemas usando materiais recicláveis.
"Nossa proposta é visitar as escolas mensalmente, proporcionando aos alunos o contato com graduandos dos cursos de enfermagem e nutrição. Eles ministram aulas sobre diferentes sistemas do corpo humano, e fornecemos os materiais para a construção das maquetes", explica a professora Yulla Leite.
Desde seu início, o projeto já abordou os sistemas digestório, circulatório e urinário. "Buscamos capacitar os alunos do projeto e difundir o conhecimento para um número cada vez maior de pessoas", ressalta a coordenadora.
A iniciativa também visa suprir a carência de laboratórios e materiais didáticos nas escolas públicas para o estudo do corpo humano. Além disso, promove a aproximação dos estudantes com a universidade, incentivando-os a considerar uma futura graduação.
"Entendemos que a maioria das escolas não possui laboratórios e materiais para trabalhar o corpo humano. Por isso, também realizamos treinamentos com os professores, apresentando novas metodologias ativas. Esse contato com a universidade ajuda a despertar o interesse dos alunos pelo ensino superior", conclui a professora Yulla Leite.
Mais informações, acesse também o instagram @reciclanato_ufpi_cshnb
Confira mais fotos: