Solenidade de abertura
Na manhã desta quarta-feira (22), dando continuidade às atividades da programação dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SiUFPI), foi realizada a abertura do XIII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e a X Mostra de Comunidades da Universidade Federal do Piauí. A solenidade foi realizada no Cine Teatro, tendo sua transmissão realizada através do canal UFPITV no YouTube. A cerimônia contou com uma apresentação musical, liderada pelo professor Cássio Martin, da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Piauí.
Mesa de honra do XIII SEMEX e X Mostra de Comunidades
A mesa de honra do evento foi composta por: Deborah Dettmam, Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Coordenadora Geral do SiUFPI; Francisco Tavares, Coordenador Geral do XIII SEMEX e da X Mostra de Comunidades; Manoel Bezerra, presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves; Ana Beatriz Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação; Mônica Arrivabene, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários; Divamélia Gomes, Pró-Reitora de Extensão do IFPI; Samaira Cristina Sousa Chaves; Diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão da Universidade Estadual do Piauí, representando a professora Ivoneide de Alencar; Sérgio Galan, Coordenador de Programa, Projetos e Eventos de Cultura, Esporte e Lazer; Acrísio de Miranda, Coordenador de Programas e Cursos de Formação Profissional e Políticas Sociais; Sueli Pereira, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Sergipe.
O professor Francisco Tavares, coordenador geral do evento, evidenciou a relevância do XIII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e da X Mostra de Comunidades para a Universidade. “Trata-se do maior e mais importante evento da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura que acontece anualmente e sempre conta com renomados conferencistas para discutir sobre a extensão universitária”, reiterou enquanto discursava.
Em seu discurso, a Coordenadora Geral e Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam, ressaltou a importância da implementação de mecanismos utilizados e o trabalho feito pela Universidade em relação à política de extensão. “Estamos realmente trabalhando para que a política de extensão da Universidade Federal do Piauí possa de fato cumprir seu papel que é levar o conhecimento científico e a cultura para a comunidade”, destacou.
A palestra de abertura foi realizada por Manoel Bezerra, presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, tendo como tema “A democratização da cultura: um caminho para o desenvolvimento”. Ele comentou a respeito das atividades realizadas pela fundação para democratizar a cultura entre aqueles que têm menor acesso através da Orquestra Sinfônica, por exemplo. “O grande desafio é chegar nas pessoas. Estamos levando aos bairros, igrejas e festejos de Teresina”, declarou o palestrante.
Durante a tarde, a programação do evento segue com apresentação cultural, palestras, oficinas e apresentações de trabalhos. Confira a programação aqui.