Primeira performance da O&CUFPI em 25 de maio deste ano
Reforçando o compromisso da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com a cultura e extensão, a Orquestra Sinfônica e Coral da UFPI (O&CUFPI) já tem programado o seu segundo espetáculo musical, que ocorre dia 3 de agosto às 19 horas, no Cine Teatro da instituição.
A Orquestra e Coral da UFPI atuam como um projeto de extensão que recebe o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), e tem entre seus integrantes alunos, servidores técnicos da UFPI e a comunidade em geral, que atuam no fomento, desenvolvimento e democratização da arte e cultura através da música coral e de orquestra.
Pró-Reitor em exercício da PREXC, professor Francisco Tavares
O Pró-Reitor em exercício da PREXC, professor Francisco Tavares, apontou o planejamento realizado com os músicos para continuação das apresentações, além de destacar as oportunidades que o coral e orquestra proporcionam aos interessados. "Agora no dia 25 de maio houve a estreia dos concertos, e o próximo já está marcado para o dia 3 de agosto. É uma oportunidade interessante para quem quer se dedicar à música e à cultura. A comunidade em geral está convidada a participar e prestigiar, porque é um grande evento", pontuou o Pró-Reitor em exercício.
Diretor e maestro da O&CUFPI, prof. Cássio Martins
Do mesmo modo, o Diretor e Maestro da O&CUFPI, professor Cássio Martins, explica o funcionamento do projeto, que hoje conta com cerca de 50 integrantes, além de esclarecer sobre o processo que antecede os concertos, resultado de ensaios constantes da equipe. O Programa de Iniciação de Bolsas para a Orquestra e Coral da Universidade (PIBOC) é constituído de 40 bolsas, 20 para o Coral e 20 para Orquestra, e é aberto para toda comunidade universitária, não somente os alunos do curso de música. Alunos de qualquer outro curso que toquem um instrumento musical ou cante e queiram cantar no coral. Hoje o projeto conta com aproximadamente 50 integrantes, entre músicos e coralistas”, destacou o maestro.
O professor Cássio Martins também ressalta as novidades que a Orquestra e o Coral da UFPI trazem para comunidade. De acordo com ele, esse ano será marcado de concertos que vão abrilhantar o campus e encher os olhos daqueles que prestigiarem as apresentações. “Pela primeira vez, estamos oferecendo uma temporada de concertos anuais, com datas já determinadas. Para cada um desses concertos tem um programa definido bem diversificado, que vai do clássico ao pop e à música popular brasileira”, frisou o maestro.
Em consonância com o proposto, o egresso e solista do Coral, Alisson Rodrigues, relembra a época em que iniciou no projeto, oportunidade em que reconhece o papel de democratização do acesso à cultura e música coral que a O&CUFPI desempenha. “Iniciei como Solista ainda em 2018, período em que entrei no Curso de Música, nesse mesmo ano precisei fazer um teste para integrar o coral e a orquestra. Tanto a orquestra quanto o coral cumprem este papel [democratização], pois os integrantes fazem parte dos mais diversos campos de atuação, o que torna toda a experiência bem mais inclusiva, dando a todos a oportunidade de fazer música e fazer parte de espetáculos”, declarou o solista.
Para Alisson não há dúvidas que o concerto programado para o dia 3 de agosto vai emocionar, e faz um convite para toda a comunidade. “Acredito que irá emocionar bastante, pois traremos canções de um dos maiores clássicos musicais da Broadway, ‘O Fantasma da Ópera’. E de já, convido todos para se fazerem presentes nesse momento que será especial e mágico tanto para nós como para toda a comunidade”, aconselhou.
Programação do 2º Concerto da Temporada 2023 da O&CUFPI - Orquestra e Coral da UFPI:
Série: “Solistas Piauienses”
PARTE 1 - Orquestra e Solistas
Abertura:
O Sertão (Compositor: Francisco José Da Silva Nascimento)
Solos:
Momento Nordestino N.º1 para violino e Orquestra (Compositor: Beetholven Cunha)
Solista: Juan Cavalcante (Violino)
Concerto N.3 para clarinete e orquestra (Compositor: Carl Stamitz)
Solista: Francisco Santos (Clarinete)
Ombra mai fù e Lascia ch'io pianga (Compositor: Georg Friederich Händel)
Solista: Beatriz da Silva Rodrigues (Canto)
Concerto para violino em Ré menor – BWV 1043 (1º Movto.) - (Compositor: Johan Sebastian Bach)
Solistas: Ana Vitória Nunes (1º Violino) e Francisco José da Silva Nascimento (2º Violino)
Schindler´s List Theme (Compositor: John Williams)
Solista: Ana Vitória Nunes (Violino)
Rapsódia sobre um tema de Paganini (Compositor: Sergei Rachmaninoff)
Solista: Lucia Azevedo e Silva
Tribute (Compositor: Yanni) - Arranjo: Marcos Petrônio
Solista Jonatas Karry
Libertango - Oblivion - Adios Nonino (Compositor: Astor Piazzolla) - Arranjos para orquestra: Francisco José da Silva Nascimento e Daniel Medeiros Rezende
Solista: Davi de Holanda Oliveira Caetano (Acordeon)
PARTE 2 - Solistas, Coral e Orquestra
Stand By Me (Compositor: Ben E. King)
A Thounsand Years (Compositora: Christina Perri)
Perfect - (Compositor: Ed Sheeran)
Medley Musical The Phanton of the Opera (Arranjo para orquestra: Daniel Medeiros Rezende)
Solistas: Isabella Castro Araújo, Karen Raquel Rocha Gomes, Adriana Pereira da Silva Santos, Francyelly da Silva Sousa, Ravenna Isabelly Pimentel Da Cunha, Alisson Rodrigues Costa, Waldir Santos Neto, Jackson Rocha.
Coral:
Vozes Femininas:
Adriana Pereira da Silva Santos; Clara Vívian Gomes De Araújo; Flávia Ferreira De Freitas; Francyelly Da Silva Sousa; Karen Raquel Rocha Gomes; Lílian Vanessa Vieira De Alencar; Luiza De Sousa Gomes Ribeiro; Ravenna Isabelly Pimentel Da Cunha; Regiana Botelho Castelo Branco Rodrigues; Sâmia Maria Costa Rodrigues; Suzana Vieira Lima Borges De Almeida; Beatriz da Silva Rodrigues; Ester Lilian Suellen Cardoso Santos Matos; Geórgia Helena Freitas e Silva; Paula Isabela de Sousa Santos; Isabella Castro Araujo; Gercília Luiza Costa Veras; Ana Beatriz Linhares de Araujo e Silva; Michelle Caroline Dias Cardoso.
Vozes Masculinas:
Gabriel Costa Silva; Gustavo Allan Dos Reis Leal; José Henrique De Sousa Barros; Marcos Victor Silva Sales; Marcos Vinícius Soares Dos Santos; Matheus Donizete Osterni Da Silva; Ramon Medeiros Sousa; Waldir Santos Neto; Alisson Rodrigues Costa; Carlos Alberto Chaves de Sousa; João Henrique de Sousa Barros; Marcos Vinicius de Oliveira Ribeiro; João Victor Araujo Rodrigues; Joaquim Lemos de Mendonça.
Orquestra:
Regente: Maestro Cássio Martins