A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) é um órgão vinculado à Superintendência de Comunicação Social (SCS), criado pela Resolução nº 041/92 em 22 de outubro de 1992. Sua MISSÃO é contribuir para a difusão do conhecimento, publicando obras de interesse para a comunidade acadêmica e de relevante valor cultural, histórico e artístico. A EDUFPI tem como VISÃO majorar a produção editorial e a distribuição da produção intelectual da Universidade. Trabalhar com agilidade e transparência, na apreciação e publicação de obras, buscando sempre a excelência de suas publicações, com VALORES de transparência, celeridade e respeito.
HISTÓRICO
A Universidade Federal do Piauí iniciou suas atividades editoriais ainda na década de 70, através da Gráfica Universitária, onde foram editadas as primeiras publicações. Posteriormente, em 1992, foi criado o Conselho Editorial com o objetivo de ser um órgão superior consultivo e deliberativo em matéria de editoração na UFPI. O próximo passo foi a criação da Editora Universitária, que passou a ter o papel institucional de estimular a produção acadêmica e promover a difusão do conhecimento, canalizando a produção intelectual da comunidade universitária. Nesses anos de atividade, a Editora da UFPI publicou mais de 900 livros, lançou novos autores e investiu na publicação de obras fundamentais para o atendimento à comunidade acadêmica. A EDUFPI possui atualmente uma média anual de publicações em torno de 100 títulos registrados na Agência Nacional do ISBN/Biblioteca Nacional.
OBJETIVOS
- Publicar originais aprovados pelo Conselho Editorial;
- Propor e executar convênios ou acordos visando à publicações em forma de coedições e de parcerias;
- Desenvolver coleções em diferentes gêneros e formatos, que atendam às necessidades da comunidade científica;
POLÍTICA EDITORIAL
A EDUFPI prioriza os seguintes tipos de publicação:
- Livros resultantes de teses de doutorado e dissertações de mestrado;
- Livros didáticos de apoio ao ensino de graduação,
- Coleções temáticas, a exemplo da Coleção Nordestina;
- Coletâneas relacionadas às linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da UFPI;
- Cadernos temáticos em forma impressa e digital.
SERVIÇOS
Além de ser responsável pelo projeto editorial e difusão da produção científica da Universidade, através da publicação de livros nas diversas áreas do conhecimento, a EDUFPI presta diversos serviços à comunidade, atendendo a demandas internas e externas, como: fornecimento de ISSN e ISBN para a comunidade cultural piauiense; agenda de lançamentos de obras publicadas pela editora diretamente ou através de coedições e orientações para possível publicação de obras de autores iniciantes.
CONSELHO EDITORIAL
O Conselho Editorial é o órgão superior consultivo e deliberativo em matéria de editoração da Universidade Federal do Piauí. Compete a ele estabelecer as diretrizes gerais e definir as linhas específicas da Política Editorial; elaborar o Plano de Editoração e submetê-lo à homologação da Reitoria; definir normas para o encaminhamento das obras a serem editadas; julgar, em instância superior, a qualidade das obras a serem editadas, de acordo com a Política Editorial da Universidade; solicitar, quando necessário, o parecer de especialistas sobre temas específicos; apreciar os pareceres emitidos pelos relatores decidindo a conveniência da publicação e indicar consultores “ad-hoc” para apreciação de originais, quando necessário.
Titulares
Olivia Cristina Perez (Presidente)
Cleber Ranieri Ribas de Almeida
Gustavo Fortes Said
Nelson Juliano Cardoso Matos
Nelson Nery Costa
Viriato Campelo
Wilson Seraine da Silva Filho