Espetáculo “Itararé: dos Desvalidos às Ruas Vazias” leva aos palcos obra publicada pela EDUFPI

A Companhia de Teatro Shangrilá apresenta o espetáculo “Itararé: dos Desvalidos às Ruas Vazias”, no dia 04 de novembro, às 18h, no Cine Teatro da UFPI, com entrada gratuita.

O espetáculo é inspirado no livro “Nasce um bairro, renasce a esperança”, escrito por Cláudia Cristina da Silva Fontineles, professora do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e por Marcelo Neto, professor do Departamento de História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Publicada pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), com apoio da FAPEPI, a obra literária conta a história do Conjunto Habitacional Dirceu Arco Verde, em Teresina, destacando as vivências, lutas e conquistas de uma comunidade marcada por desafios sociais e pela força de reconstruir esperanças coletivas.

Na adaptação teatral, esses elementos ganham forma e voz em uma narrativa sensível e provocadora, que transita entre memória, resistência e arte popular. O espetáculo propõe um diálogo entre literatura e teatro, convidando o público a refletir sobre as transformações sociais e culturais que moldam o cotidiano urbano.

Para a professora Cláudia Fontineles, ver a obra acadêmica alcançar novos públicos por meio da arte é motivo de grande satisfação.

“Muito nos honra ter um livro de nossa autoria — ‘Nasce um bairro, renasce a esperança’, publicado pela EDUFPI no ano de 2016 e fruto de uma criteriosa pesquisa acadêmico-científica acerca da formação histórica da região do hoje denominado Grande Dirceu, durante o período em que o Brasil estava sendo subjugado pelo regime ditatorial que asfixiava nossa gente — chegar à sociedade por meio de sua leitura e ainda inspirar novas releituras sob a forma de uma linguagem artística tão sublime como a teatral. Isso foi realizado pelo grupo teatral Shangrilá”, destaca a professora.

Ela acrescenta ainda que é gratificante quando o conhecimento científico ultrapassa os muros da academia e encontra novos caminhos de diálogo com a sociedade:

“Quando isso estimula outras leituras e novas escritas e possibilita a produção artística, põe em relevo a responsabilidade e a relevância social das pesquisas que fazemos no âmbito da Universidade pública. Com o espetáculo teatral, consideramos que a reflexão que propusemos na obra ganha uma nova forma de existir e uma nova oportunidade de sensibilizar a sociedade sobre os temas abordados no livro.”

O evento conta com o apoio da UFPI, FADEX, FAPEPI, CAPES e do Governo do Estado do Piauí.