Encerramento do SIUFPI 2024 celebra a produção acadêmica com a distribuição de prêmios
Dispositivo de honra na solenidade de encerramento do VI SIUFPI
A sexta edição dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) chegou ao fim na sexta-feira, 8 de novembro, após cinco dias de intensa programação. Com atividades distribuídas pelos campi de Teresina e do interior, o evento ofereceu conferências, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos. A cerimônia de encerramento destacou o comprometimento com a educação e a inovação, premiando trabalhos acadêmicos em diversas áreas e celebrando a atuação de estudantes, pós-graduandos e demais participantes.
Bateria Cabulosa do curso de Medicina
A cerimônia de premiação iniciou com uma apresentação da bateria Cabulosa, do curso de Medicina. Em seguida, o gerente de Inovação da PROPESQI, Albemerc Moares, declamou um poema nordestino sobre Inteligência Artificial, prestando homenagem simbólica aos colaboradores que tornaram o evento possível.
Gerente de Inovação da PROPESQI, Albemerc Moraes
Os melhores trabalhos de diferentes categorias foram premiados, incluindo o XIII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX), a XI Mostra de Comunidades, o VIII Ciclo de Palestras da PRPG, o XXXIII Seminário de Iniciação Científica (SIC), o XXI Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio (SIC-EM), o XVI Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI), o V Seminário de Ensino de Graduação (SEG) e o VIII Encontro de Iniciação à Docência (ENID).
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
O reitor Gildásio Guedes, em sua fala, destacou o papel do trabalho em equipe e o compromisso com o desenvolvimento acadêmico da UFPI: "Esse evento é reflexo do nosso compromisso em promover o conhecimento e a troca de experiências. Quando decidimos realizar o Encontro de Pesquisa e Conhecimento ainda este ano, sabíamos que seria desafiador. Graças ao empenho de nossa equipe e ao apoio do professor Tavares, conseguimos realizar o SIUFPI com sucesso. A história desta Universidade é construída pelo esforço de muitos, e hoje celebramos mais um capítulo importante”, afirmou.
Coordenador geral do SIUFPI, professor Alexandre Maciel
O coordenador geral do SIUFPI, professor Alexandre Maciel, também enfatizou os desafios organizacionais e agradeceu pelo apoio recebido: "Chegamos ao final de mais um Seminário Integrado, e quero agradecer ao magnífico reitor, professor Gildásio Guedes, pelo apoio. Foram 74 dias de dedicação para que tudo acontecesse da melhor forma. Este evento é resultado do esforço de diversas cidades e de cada pessoa que contribuiu para o sucesso desta edição”, completou.
Coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, professora Keylla Urtiga
A coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, professora Keylla Urtiga, destacou a importância dos campi descentralizados e a colaboração dos coordenadores locais. “Esse é um momento de agradecimento especial aos nossos colegas dos campi fora de sede, como a professora Ana Paula em Floriano, a professora Larissa Guimarães em Picos, e o professor Leandro Gurgel em Bom Jesus. Esta edição marca o retorno ao formato presencial, algo desafiador após cinco anos”, ressaltou.
Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo
A pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, professora Regilda Moreira-Araújo, também celebrou o retorno aos encontros presenciais e a integração entre os campi: “Estamos muito felizes com o sucesso do SIUFPI. Esta edição trouxe uma experiência única pela descentralização do evento e a interação entre os campi. Encerrar com a premiação dos melhores trabalhos é uma vitória para todos nós. Agradeço a todos que contribuíram para fazer deste evento um marco na nossa comunidade acadêmica”, afirmou.
Na solenidade de abertura, estiveram presentes o reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o coordenador geral do SIUFPI, Alexandre Maciel; a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Tavares; a coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, Keylla Urtiga; o coordenador do SEMEX e Mostra de Comunidades, Kelsen Arcângelo Ferreira e Silva; a coordenadora do SEMAE, Jociara Lima; a coordenadora do ENID e SEG, Ágata Laisa Cavalcanti; e a superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Virgínia Muniz.
SIUFPI 2024
O VI Seminário Integrado da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2024) encerrou-se após cinco dias de atividades intensas, realizadas de 4 a 8 de novembro. Com o tema "A Inteligência Artificial e a Universidade: oportunidades e desafios para o ambiente acadêmico", o evento promoveu debates e apresentações sobre o impacto da IA nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, reunindo a comunidade acadêmica e o público externo em um dos maiores encontros acadêmicos do Piauí.
A programação incluiu seminários especializados, abordando desde o uso da Inteligência Artificial no ensino-aprendizagem até a sua influência em projetos de pesquisa e iniciativas de extensão. O SIUFPI 2024 evidenciou a diversidade dos trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para projetos de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico, docência e iniciativas de extensão, além de mostras das comunidades acadêmicas.
O evento também valorizou as produções em nível de pós-graduação, incluindo dissertações e teses, que refletem a profundidade e a diversidade do conhecimento gerado pela universidade. A edição de 2024 reafirmou o compromisso da UFPI com a inovação e o desenvolvimento acadêmico, destacando a Inteligência Artificial como um tema central para discussões e avanços futuros.
Confira mais fotos: