Abertura do XIV SEMEX e XI MC aborda “A Extensão Universitária na Era da Inteligência Artificial”
Solenidade de abertura com presença da Orquestra e Coral da UFPI
Na noite de segunda-feira, 4 de novembro, ocorreu a abertura do XIV Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e da XI Mostra de Comunidades, eventos que integram os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2024). Na oportunidade, a Orquestra e Coral da UFPI promoveram a abertura com espetáculo temático de clássicos do cinema. Na sequência, a palestra intitulada “A Extensão Universitária na Era da Inteligência Artificial,” foi ministrada pelo professor Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento, que abordou as implicações e avanços das inteligências artificiais. O evento, realizado no Cine Teatro, também foi transmitido ao vivo pelo canal UFPITV no YouTube.
Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo
Em seu pronunciamento, o vice-reitor Viriato Campelo destacou a importância de iniciar as atividades de extensão no SIUFPI. “A Universidade Federal do Piauí trabalha cada vez mais para que suas ações impactem a sociedade piauiense. Nesse sentido, quero evidenciar algumas iniciativas da nossa UFPI, como o doutorado interinstitucional com a Fiocruz na área de Ensino em Biociências e Saúde e o credenciamento do curso de Medicina em Picos com nota 4, o que comprova a qualidade de nosso ensino. Fica claro o esforço da Administração Superior da UFPI em qualificar os futuros profissionais e levar o conhecimento acadêmico à comunidade do nosso Estado”, pontuou Campelo.
Pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Tavares
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Tavares, ressaltou a relevância da extensão universitária como função social essencial da Universidade. “A extensão, no contexto acadêmico, busca promover o desenvolvimento social e fomentar ações como eventos, projetos, cursos e outras atividades, valorizando, sobretudo, os saberes populares. Em sua essência, a extensão universitária visa levar os conhecimentos científicos para a sociedade em geral, beneficiando diretamente a comunidade. Desejo a todos uma excelente palestra”, afirmou.
Professor Isidro Fortaleza realizou a palestra de abertura do XIV SEMEX e XI Mostra de Comunidades
Durante sua apresentação, o professor Isidro Fortaleza destacou a trajetória da inteligência artificial, desde os primeiros experimentos até os avanços atuais. Ele relembrou que, embora a IA tenha sido marcada por erros e acertos, o campo tem evoluído desde o teste inicial de Alan Turing, em 1950. Em 1956, a IA foi oficialmente reconhecida como uma área de estudo em uma conferência no Dartmouth College, nos Estados Unidos, onde pesquisadores começaram a desenvolver algoritmos para resolver problemas e tomar decisões.
Na década de 1990, com o surgimento de computadores mais poderosos e da internet, a IA viveu uma nova fase de desenvolvimento. A capacidade de processar grandes volumes de dados e o avanço de algoritmos sofisticados, como redes neurais, impulsionaram a área. Em 2010, a introdução da aprendizagem profunda (deep learning) trouxe avanços expressivos, com sistemas como o AlphaGo, da DeepMind, vencendo profissionais em jogos complexos.
Atualmente, a IA está presente em diversas áreas, como medicina, negócios, entretenimento e tecnologia, impactando nossas vidas de inúmeras maneiras. Desde assistentes virtuais até carros autônomos, a IA molda o futuro e levanta questões sobre ética e limites. “A Tecnologia da Informação e a Inteligência Artificial estão transformando diversas profissões, rompendo com paradigmas. É uma excelente ferramenta, mas para aproveitá-la ao máximo, precisamos sair da nossa zona de conforto”, afirmou o professor Isidro Fortaleza.
Mesa de honra
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades: o vice-reitor Viriato Campelo; o coordenador geral do SIUFPI, Alexandre Maciel; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Tavares; o coordenador geral do XIV SEMEX e XI Mostra das Comunidades, Kelsen Ferreira e Silva; a coordenadora de Programas e Cursos de Formação Profissional e Políticas Públicas, Vanessa Martins Barbosa; o coordenador de Cultura e Esporte, Sérgio Galan; representando a pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Piauí, a professora Samaira Cristina Souza Chagas; representando a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Piauí, a professora Laura Maria de Andrade Sousa; a coordenadora do curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI, professora Simone Albuquerque; a coordenadora do curso de Administração, Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes; e representando o superintendente da FADEX, Ribeiro Junior.