Página inicial > Últimas Notícias - PREX > LASD-UFPI promove Webinário “Telemedicina no Brasil há mais de 20 anos”

LASD-UFPI promove Webinário “Telemedicina no Brasil há mais de 20 anos”

Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 11h55

WhatsApp_Image_2022-05-26_at_15.55.03.jpeg

A Liga Acadêmica de Saúde Digital – LASD da UFPI promove no dia 30 de maio, às 19h, o webinário: “Telemedicina no Brasil há mais de 20 anos” convidando o presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), Luiz Ary Messina.  O evento será gratuito e online, com transmissão pelo Canal do LASD no Youtube.

A Professora Lis Marinho, coordenadora da Liga falou que a telemedicina é um meio resolutivo e uma alternativa para as pessoas não precisarem ir presencialmente nos hospitais. “A telemedicina encurta distâncias, aumenta o acesso da população e diminui os custos. Ela precisa cada vez mais ser implementada em áreas diversas para ajudar o acesso e a assistência no Sistema Único de Saúde”.

A presidente da liga e aluna do quarto período de Medicina, Sabrina Ruthiele Santos falou da importância do evento. “Para compreender como a Telemedicina no Brasil  chegou aos seus moldes atuais, é necessário entender a sua trajetória e evolução ao longo do tempo. A palestra com o professor Messina nos trará essa compreensão, que é de fundamental importância para o entendimento acerca da evolução da Telemedicina em nosso país”, frisou.

Luiz Ary Messina explica que o objetivo do webinário é conscientizar e esclarecer para os alunos que essas novas tecnologias da informação e comunicação vieram para ficar e alcançar um passo muito importante na área da saúde. “Isso já vem acontecendo há mais de 20 anos, pois a evolução da tecnologia sempre aconteceu, mas dessa forma como estamos vendo hoje com internet, sensores, inteligência artificial, isso é algo que os alunos terão que absorver, ter uma noção para se posicionarem melhor”, disse.

Dentre as principais barreiras estão o acesso à conectividade nos serviços de saúde. “Os Conselhos Federais das profissões da saúde (CONASS e CONASEMS) estão fazendo ações para que haja essa inserção da Telemedicina no SUS em todos os estados da federação e que todas as Unidades Básicas de Saúde tenham uma conectividade e um plano de atuação nessa área para que tudo que já existe e disponível pelas novas tecnologias, sejam absorvidas pelos profissionais da saúde no benefício da população.

RUTE e pandemia:

Messina explica que a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) foi criada em 2006, por  uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MTC), com o objetivo de apoiar e aprimorar a infraestrutura de telemedicina nos hospitais universitários e instituições de ensino.

“A RUTE hoje é uma rede que conecta e integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino, e apoia a realização de videoconferências e webconferências, a análise de diagnósticos. Temos em média três sessões diárias de discussão de casos e Estratégia Nacional de Saúde Digital para o Brasil focado nas Redes Nacionais de Dados de Saúde e muito bem alicerçadas nos requisitos da Organização Mundial de Saúde (OMS)”

Luiz Ary Messina disse que logo que iniciou a pandemia, foi criado um grupo Covid-19 com sessões que aconteceram até março de 2022. “Nós chegamos a ter toda semana mais de cem profissionais participando dessas sessões e entendendo melhor como prevenir, como cuidar dos pacientes e os outros grupos de Interesse Especial da RUTE que Hoje são 57 em várias especialidades puderam atuar em suas áreas específicas tentando mostrar para os profissionais da saúde quais os cuidados necessários neste momento. Cada uma das 147 unidades de Telemedicina da RUTE passaram a atuar na assistência aos pacientes em casa”, afirmou.

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=-aSVS67VIho