Página inicial > Últimas Notícias - PREX > PREXC compartilha propostas do I Fórum de Coordenadores de Extensão

PREXC compartilha propostas do I Fórum de Coordenadores de Extensão

Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 17h26

No dia 28/04, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou o I Fórum de Coordenadores de Extensão da UFPI.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Dra. Deborah Dettmam Matos, debateu junto com coordenadores de extensão e extensionistas, acerca da atual política de extensão, seus avanços e desafios.

Do evento foram encaminhas 14 proposições, que tem por objetivo, desburocratizar a política de extensão e cultura, propor alterações regimentais e auxiliar no processo de curricularização da extensão.

Essas 14 proposta aqui compartilhadas, serão levadas aos órgãos competentes para apreciação.

1) Descentralização da oferta e cadastro das horas curriculares de extensão pela PREXC, com a possibilidade de incorporação de disciplinas para oferta da carga horária curricular, sem prejuízo das ações registradas e certificadas no SIGAA.
2) Uniformização do procedimento de cadastro das ações de extensão, sem captação de recursos, que passam a tramitar, após a submissão da proposta, na chefia imediata e na coordenadoria competente da PREXC.
3) Uniformização do procedimento de cadastro dos relatórios, que, após a submissão do coordenador da ação, será remetido diretamente para a coordenadoria competente da PREXC.
4) Definição da CAMEX como instância competente para julgamento dos recursos relativos ao processo de tramitação das ações de extensão.
5) Os programas, projetos, cursos e eventos que demandarem captação de recursos até o limite de R$ 100.000,00, tramitarão na chefia imediata, na coordenadoria competente da PREXC e na CAMEX.
6) Os programas, projetos, cursos e eventos que demandarem captação de recursos, em valor superior a R$ 100.000,00, tramitarão na chefia imediata, na coordenadoria competente da PREXC e no colegiado pleno do CEPEX.
7) Simplificação e redução dos campos do formulário no SIGAA.
8) Possibilidade de vinculação das ações de extensão ao núcleo de extensão proponente.
9) Formulação de manuais e tutoriais para preenchimento do projeto e planilha orçamentária das ações de extensão com contratação da fundação de apoio.
10) Fixação do prazo para tramitação dos processos nas unidades em até 10 dias, salvo quando exigir órgão colegiado.
11) Revisão das áreas do saber e interunidades dos formulários.
12) Equiparação do coordenador de extensão ao coordenador de projetos e programas de extensão, para fins de carga horária docente.
13) Priorizar a publicação de editais em períodos que não coincidam com as férias docentes.
14) A transformação do Fórum em um evento de extensão anual.