Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Setembro amarelo: Projeto De Extensão do Curso de Enfermagem alerta para a importância da Prevenção ao Suicídio

Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 09h44

8cc88208-8c19-4f22-ad5d-9deb8ff38274.jpg

O Projeto de Extensão “O cuidar de enfermagem em saúde mental na perspectiva da ressocialização“ coordenado pela professora Márcia Astrês Fernandes, do Departamento de Enfermagem realizou na manhã desta quinta-feira (09) uma Blitz informativa para alertar sobre a importância da prevenção ao suicídio.

2e5c8a5f-f708-4fb3-a432-9758ade91950_copy.jpg

Alunos extensionistas durante a blitz informativa

Segundo a professora Marcia Astrês Fernandes, dia 10 setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data definida em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e durante todo mês são realizadas atividades voltadas para conscientização da população sobre a importância da prevenção, a Campanha Setembro Amarelo, que teve início no Brasil em 2015 por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria ( ABP) , Conselho Federal de Medicina ( CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

“Este ano, a Campanha tem como tema: “Criando esperança por meio da ação”, e isso diz muito sobre a necessidade de agirmos em defesa da vida. A situação é muito delicada, a cada 40 segundos perdemos uma pessoa no mundo por esta causa, e no Brasil a cada 45 minutos. Então, é importante o envolvimento de mais pessoas nessa causa para revertermos estes índices”, explica.

ed658056-0b5e-4348-8e48-99e203f9fb82.jpg

Alunos extensionistas durante a blitz informativa

De acordo com a pesquisadora, objetivando discutir e disseminar informações junto à comunidade acadêmica sobre a importância de prevenção ao suicídio e valorização da vida, os alunos envolvidos no projeto estão realizando atividades em defesa e valorização da vida no campus Ministro Petrônio Portella.

Trata-se de uma  blitz informativa sobre a Campanha Setembro Amarelo, divulgando informações importantes sobre a prevenção ao suicídio, dirimindo dúvidas, esclarecendo sobre onde e como buscar ajuda, como reconhecer sinais de alguém em sofrimento e, especialmente , como ajudar alguém nessa situação , um amigo, um familiar, colega de trabalho ou curso , ou até mesmo um desconhecido. Além disso, o Grupo elaborou folder explicativo que está sendo distribuído no momento da abordagem, além de lacinhos e balões amarelos”, disse.

334fb2c4-3b89-49fa-be19-3b2071bb7f52.jpg

Alunos extensionistas durante a blitz informativa

A aluna Ana Beatriz, extensionista do projeto relata "aproveitamos o momento para conversar sobre o conteúdo que produzimos, com os alunos, professores, servidores, e outras pessoas que estavam pelo local. Nessa troca de vivências e bate-papo falamos sobre o comportamento suicida, os sinais de alerta, esclarecemos os mitos e verdades, e orientamos como e onde as pessoas podem procurar ajuda. Sabemos que falar desse assunto já foi um grande tabu e ainda hoje há grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação”.

A blitz informativa seguirá pelo campus na próxima semana. A professora Márcia Astrês enfatiza que apesar da pouca circulação das pessoas pelo campus, têm sido bastante positiva pela receptividade dos discentes, docentes e servidores. “Esse compromisso deve ser de todos e durante o todo o ano. A informação faz toda diferença no agir e ajudar o próximo, bem como no autocuidado”, finaliza.

A atividade foi planejada e acontece em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde- NEPS do Hospital Areolino de Abreu, instituição parceira do projeto.

Confira o folder.