Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Ginásio de Badminton da UFPI sedia até domingo (12) o torneio Brasil Internacional Series 2021

Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 09h42

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_12.11.56.jpeg

Teve início nesta quinta (9), no Complexo de Badminton da UFPI, o Brasil Internacional Series 2021, torneio representante das Américas, com participação de cerca de 80 atletas do Brasil, EUA, Canada e República Dominicana. É a primeira vez que o Piauí sedia um evento internacional de Badminton. As competições seguem até domingo, dia 12 de setembro.

O  evento é promovido pela Federação Mundial de Badminton, pelas Confederações Pan-Americana e Brasileira da modalidade, a Federação de Badminton do Piauí (Febapi) e pela UFPI.

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_12.12.03_1.jpeg

Autoridades e atletas participam da solenidade de abertura do evento

A solenidade de abertura teve as presenças do vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; da representante da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), Ângela Sherr; do Coordenador de Esporte, Cultura e Lazer da UFPI, Sérgio Galan; do Árbitro Renilson Guimarães, da Comissão Nacional de Arbitragem de Badminton; da Atleta Fabiana da Silva, que esteve nas Olimpíadas de Tóquio, e da Professora Dionis Machado, Chefe do Departamento de Educação Física.

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_12.11.59.jpeg

O vice-reitor Viriato Campelo fez participação simbólica de Badminton com a Atleta Fabiana, para marcar a abertura oficial das disputas.

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_12.12.02.jpeg

“ É com satisfação que a Universidade Federal do Piauí recebe a todos para este grande evento. Nosso objetivo aqui é promover a Educação por meio do esporte, apoiando de forma incondicional essa modalidade esportiva que tanto projeta o nome do nosso estado para o Brasil e para o mundo”, disse o Vice-Reitor Viriato Campelo.

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_12.11.58.jpeg

Início das disputas na manhãs desta quinta (9)

O torneio conta com jogos da categoria Principal, modalidades Simples Masculina e Feminina, e Duplas, com premiação de cinco mil dólares para os campeões. Dos mais de 60 atletas do Brasil, cerca de 40% são piauienses, com participação em todas as modalidades. “A realização desse torneio é de grande importância para o Piauí, porque assim os atletas piauienses podem participar de um evento com atletas de nível internacional e dessa forma melhorar o nível técnico local”, disse o presidente da Febapi, Antônio Eduardo Amorim.

Os resultados conquistados no torneio internacional em Teresina são importantes para dar visibilidade aos atletas que desejam participar das Olimpíadas de Paris em 2024. “O Piauí está com o olhar em Paris, na busca dos melhores resultados”, completa Amorim.

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_12.12.00_1.jpeg

Representante da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), Ângela Sherr

Representante da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), Ângela Sherr, reforçou as boas-vindas aos atletas que participam do evento e agradeceu a parceria com a UFPI. “Sejam todos muito bem-vindos e obrigada por nos receber tão bem no Piauí”, disse ela.

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_12.12.01_1.jpeg

Atleta Fabiana, que esteve nas Olimpíadas de Tóquio, na abertura do evento

"Que todos mantenham jogo limpo e fair play, que é o mais importante”, disse a atleta Fabiana na solenidade de abertura do torneio.

Protocolos - O Brasil Internacional Series 2021 segue protocolos internacionais sanitários do esporte contra a covid-19. As disputas não podem ter público e os atletas permanecem no Ginásio de Badminton apenas o tempo de suas partidas.

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_12.12.00.jpeg

Sérgio Galan, coord. de Esporte, Cultura e Lazer da UFPI

"É necessário uso de máscara, álcool e fazer medição de temperatura. Além disso, todos os atletas e pessoas do staff foram testados e apresentaram PCR Negativo”, disse Sérgio Galan, Coordenador de Cultura, Esporte e Lazer da UFPI.

Ele destaca ainda que sediar um evento desse porte no Piauí só é possível graças à infraestrutura do Ginásio de Badminton da Universidade - que será oficialmente inaugurado em breve. “A construção desse complexo imenso, com estrutura de alto nível, chamou a atenção do mundo, da Federação Mundial do Badminton, que decidiu fazer esse grande evento no Piauí.  É uma grande hora para nossa Universidade”, finaliza.

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_12.12.02_1.jpeg