Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Programa Terceira Idade em Ação realiza Aula Inaugural do semestre

Programa Terceira Idade em Ação realiza Aula Inaugural do semestre

Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 17h23

WhatsApp_Image_2021-09-06_at_15.21.11.jpeg

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 6, a aula inaugural do semestre 2021.2 do Programa Terceira Idade em Ação (PTIA), programa de extensão permanente ligado ao Departamento de Serviço Social, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). A atividade foi mediada pela coordenadora do projeto, Teresa Moura, e contou com a presença de professores, bolsistas e de diversos alunos, todos bastante entusiasmados com a retomada das atividades do semestre, ainda que virtualmente.

Neste semestre, o Programa está com oferta de sete cursos e atividades, todas as ações na modalidade remota, incluindo disciplinas como "Memória na Vida Adulta e na Senescência", "Música Popular Brasileira" e atividades como zumba, capoterapia e tai chi chuan, além dos cursos de "Saúde do Idoso" e "Alimentação adequada para pessoas idosas". Cada curso têm em média 45 participantes. O Programa conta com 9 bolsistas e 4 ministrantes, que são colaboradores da comunidade.

Para a coordenadora do PTIA, o trabalho exercido reforça o tripé explorado pela Universidade de ensino, pesquisa e extensão. “Ao mesmo tempo que nós atendemos, nós produzimos conhecimento, nessa luta para construir uma sociedade que prime pelos direitos universalizados, de modo a nos possibilitar acesso a atividades que fortaleçam diversas esferas da nossa vida e que extrapolem o espaço físico da Universidade, chegando às comunidades”, explica.

As atividades são voltadas para pessoas com mais de 55 anos e possuem uma abordagem diferenciada, com conteúdos em forma de oficinas, exibição de vídeos e visitas institucionais (suspensas durante a Pandemia). Os cursos do PTIA são voltados para uma proposta de gerontologia educacional, no sentindo de atrair os idosos para o espaço da Universidade.

PTIA e Pandemia da covid-19

Por conta das condições sanitárias, as atividades do Programa se mantêm no formato remoto, como vêm acontecendo desde 2020.  "Em 2021, continuamos a fazer oferta dos cursos e foi muito interessante porque tivemos um público considerável e que inclusive pediu que continuássemos" conta a professora Teresa Moura. " O PTIA tem primado pelo conhecimento, mas, sobretudo, por novas formas de convivência e de sociabilidade. O distanciamento social é uma recomendação das autoridades em saúde, mas não quer dizer que essas pessoas têm que ficar isoladas" avalia.

Participante do Programa, Dona Vitalina Santana, destaca as vantagens de estar integrada ao PTIA. "É algo maravilhoso, pois quando penso no projeto, eu vejo que não estou só, estou sempre com cada um. E é muito importante essa abertura, que nesse momento de grande dificuldade, que achamos que os caminhos estão todos fechados, é lançada uma luz que ilumina cada um de nós.", finaliza.