Página inicial > Últimas Notícias - PPGED > Inaugurado no CCE o Espaço de Convivência Osmarina Moura

Inaugurado no CCE o Espaço de Convivência Osmarina Moura

Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 14h12

espacoosmarina-15.jpg

Painel traz imagem da discente homenageada

Nesta sexta-feira (31), foi inaugurado no Centro de Ciências da Educação (CCE), o Espaço de Convivência do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). O local leva o nome da aluna de mestrado do programa, Osmarina Moura, que faleceu em 2021 em decorrência da Covid-19. A discente trouxe contribuições na luta pelo direito à educação pública no Piauí, além de desenvolver estudo inédito sobre a política educacional e o financiamento da educação. A solenidade contou com a presença do Reitor Gildásio Guedes; a Diretora do CCE, Prof. Eliana de Sousa Alencar; Coordenador do PPGED; Prof. Elmo de Souza Lima, além de professores, alunos e familiares da homenageada.

espacoosmarina-44.jpg

Reitor Gildásio Guedes

Para o Reitor Gildásio Guedes, a inauguração desse espaço mostra a forma de Osmarina e como ela encorajou pessoas a lutarem. “Osmarina dizia acreditar na força da luta coletiva, estamos aqui hoje para dizer que nós também acreditamos nessa força. Queremos que todos possam reconhecer o trabalho dela”, comentou.

espacoosmarina-2.jpg

Diretora do CCE, Prof. Eliana Alencar

Celebrar a trajetória de Osmarina é um dos pontos de partida da construção desse espaço, como destaca a Diretora do CCE, Prof. Eliana. "Esse é um momento de dor, por estarmos homenageando alguém muito importante para nós, que teve sua vida interrompida por uma pandemia. Mas é um momento de alegria, com esse gesto estamos celebrando sua vida, sua história e todo o seu trabalho”, explica.

espacoosmarina-4.jpg

Coordenador do PPGED, Prof. Elmo de Souza

O ambiente, que já existia, foi adaptado para se tornar um espaço de convivência e deve ser dedicado a realização de atividades culturais e interações entre os alunos do PPGED, explica o coordenador do programa, Prof. Elmo de Souza. “A Prof. Osmarina era uma liderança, tinha uma história de luta em prol da educação do estado do Piauí, então como homenagem decidimos colocar o nome dela nesse local que hoje assume esse formato de espaço de convivência para nossos alunos. Aqui tivemos a oportunidade de trazer familiares e amigos para homenagear a Osmarina”, pontua.

espacoosmarina-39.jpg

Prof. Glória Moura

Coordenadora do PPGED, no período do falecimento de Osmarina, a Profa. Glória Moura, destacou a importância de usar o espaço para homenagear também outras pessoas da comunidade acadêmica, que partiram vítimas da covid-19:  “Estamos aqui hoje apresentando esse espaço em homenagem à Osmarina, em que ela representa todas as pessoas da nossa Universidade que nos deixaram em decorrência dessa pandemia, por meio dela estamos nos lembrando de todos aqueles que foram vítimas doença”, declara.

espacoosmarina-20.jpgProf. Socorro Borges declamou poesia durante as homenagens

A inauguração do espaço foi marcada pela inauguração de um painel artístico, idealizado pelo aluno do curso de artes, Williams, sob a orientação da Profa. Núbia Canejo. Foram realizadas apresentações culturais, como o aluno Kassio Santos, que apresentou uma dança póstuma relacionada a sua pesquisa sobre relações étnico-raciais, e a aluna moçambicana, Elisa Benjamin, que declamou a poesia “Seja Psicólogo do Mundo”, que propôs uma reflexão sobre sentir a dor do outro e dedicar tempo para escutar e conhecer mais sobre o outro. Também estiveram presentes na inauguração, familiares de Osmarina (filha, irmã, pai e sobrinha), movimentos sociais, colegas de mestrado, professores, militantes de causas sociais e estudantes.

Confira mais imagens:

espacoosmarina-49.jpg