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Histórico

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Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 09h57

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) foi o primeiro programa stricto sensu do Estado do Piauí e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Criado em 1991, por meio da Resolução nº 001/93, de 8 de janeiro de 1993, do Conselho Departamental do Centro de Ciências da Educação (CCE), foi regulamentado com base nas Normas dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI – Resolução nº 189/07, de 14 de setembro de 2007.

Em 2010, com  19 anos de experiência consolidada, foi proposto a criação do Curso de Doutorado do PPGEd, submetido à avaliação da CAPES e aprovado no  mesmo ano.  

A implantação do Curso de Doutorado implicou em novos desafios e possibilidades no que diz respeito à pesquisa, ao ensino e à extensão, permitindo a inserção social concreta e a modificação da realidade local em função das pesquisas e intervenções realizadas. Em razão do Curso de Doutorado, ampliou-se a inserção dos docentes permanentes em âmbito local, regional, nacional e, mais recentemente, no âmbito internacional.

O PPGEd da UFPI é o único com doutoramento na Área de Educação no Estado do Piauí, de modo que atende uma demanda extremamente significativa de profissionais, não somente do Piauí, mas também de outros estados brasileiros, especialmente da  Região Norte-Nordeste, promovendo formação qualificada que viabiliza o aprimoramento dos quadros docentes em todos os níveis de ensino abrangendo Educação Básica, Ensino Superior e, particularmente, é decisivo para a qualificação do quadro docente e administrativo da UFPI, pois reserva 20% das vagas para Programa de Qualificação Institucional (RESOLUÇÃO/CEPEX/UFPI n. 236/13).

Ao longo de 32 anos de existência, o PPGEd assegurou a sua consolidação, haja vista a formação de mais 600 mestres e 130 doutores. Nas últimas avaliações (2007-2009; 2010-2012; 2013-2016), o programa foi avaliado pela Capes com nota 4, atingindo a nota 5 a partir de avaliação 2017-2020, ratificando o nível de desempenho do Programa e solidificando o trabalho que vem sendo realizado por um grupo engajado de 25 docentes credenciados como professores permanentes.

O Programa investe em pesquisa e produção científica, motivando a formação de pesquisadores e implementando ações no sentido de atender às demandas sociais das regiões Norte e Nordeste, particularmente. Para tanto, tem atuado na formação de pesquisadores do ensino superior – destacando-se os provenientes de IES públicas e particulares –, além de professores e gestores da educação básica dos sistemas de ensino, nomeadamente as secretarias estadual e municipais de educação, redes de ensino públicas dos municípios piauienses, maranhenses e cearenses, assim como da rede privada.

Recentemente, o PPGEd celebrou convênio com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), visando a qualificar 9 doutores e 14 mestres, perfazendo um total de 23 profissionais. Ademais, o programa vem realizando outras parcerias, a exemplo de projetos de Mestrado Interinstitucional (MINTER) (2012-2014), Doutorado Interinstitucional (DINTER) (2016 – 2020) e Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), entre outras, conforme detalhamento a seguir:

  • MINTER em parceria com os CTT/UFPI, concluído em 2015: formou 17 mestrandos professores do Ensino Médio Profissional;
  • DINTER/CTT/UFPI, em parceria com a UTFPR: 9 doutorandos, todos professores Ensino Médio Profissional dos três Colégios localizados em Teresina, Floriano e Bom Jesus, cuja conclusão está prevista para 2021;
  • convênio IFPI/PPGEd/UFPI – iniciado em agosto de 2017: 14 mestrandos, sendo 13 funcionários técnico-administrativos e 1 professor do Ensino Médio Profissional. No que diz respeito aos doutorandos, todos são professores do Ensino Médio Profissionalizante e/ou Superior, com conclusão prevista para agosto de 2019 (mestrado) e agosto de 2020 (doutorado);
  • intercâmbio entre universidades que integram o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da Região Nordeste, motivando novas cooperações, consubstanciadas na promoção de seminários, eventos científicos, bancas de qualificação e defesa, entre outras, com destaque para as reuniões da ANPEd, onde são definidas as formas de participação dos programas nos eventos regionais;
  • projetos de extensão e de especialização, com vistas a alicerçar a qualidade da educação básica, por intermédio da formação continuada – desenvolvidos em parceria (CONFOR/UFPI com UNDIME – PI e SEDUC-PI).

Em sua história, o PPGEd vem reafirmando o seu compromisso com a produção de conhecimento científico, compreendendo que cabe à Universidade promover e garantir a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Volta-se, pois, ao incentivo e apoio do aprofundamento de pesquisas em educação, investindo na construção da autonomia profissional – uma das características dos estudos pós-graduados.

 

 

 

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