Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Atividade do curso de Educação Física de Floriano aborda competição e cooperação na Educação Física Escolar

Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 11h53

A professora Dionis Machado, ministrante da disciplina de Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, do curso de Educação Física, do Polo do PARFOR/UFPI de Floriano, realizou atividade prática com os cursistas abordando a temática de competição e cooperação na Educação Física Escolar.

WhatsApp Image 2024 07 11 at 15.28.45

Cursistas durante atividade prática

Segundo a docente, o uso de atividades competitivas gera divergências de opiniões na Educação Física Escolar. Alguns educadores não incentivam a competição justificando que tal prática pode aumentar os níveis de agressividade entre os alunos ou mesmo gerar desmotivação desses em realizar a atividade. Por outro lado, existem os educadores que defendem a competição nas aulas de Educação Física pontuando que é na infância e adolescência que se deve aprender a lidar com as frustrações e, por isso, vivenciar os dissabores de uma derrota faz parte do processo de preparo para a vida adulta.

WhatsApp Image 2024 07 11 at 15.29.09

Competição e cooperação na Educação Física Escolar foram analisadas

Com base nos conhecimentos de Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, os cursistas puderam perceber que a competição é um processo social cuja vivência se faz necessária em alguns momentos. No entanto, a competição exacerbada não é incentivada como prática diária nas aulas de Educação Física.

“Neste sentido, o professor nas aulas de Educação Física deve oportunizar atividades que promovam a cooperação entre os alunos para favorecer a comunicação e a interação entre os alunos. Por meio das atividades cooperativas, aqueles com melhor desempenho físico podem colaborar para que seus colegas alcancem sucesso na realização de um gesto motor exigido numa determinada modalidade esportiva. A participação em atividades cooperativas ajuda a desenvolver valores como respeito, honestidade e justiça”, explica a professora Dionis.

WhatsApp Image 2024 07 11 at 15.28.25

Cursistas analisaram na prática conteúdos estudados na teoria

Para a discente Solange Carvalho a atividade foi muito enriquecedora. “Percebi que quando todos se esforçam em torno do mesmo objetivo, o sucesso vem para o grupo e não apenas para o indivíduo isolado. Assim o crescimento é coletivo”, avaliou.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, reiterou que a proposta curricular dos cursos ofertados pelo Programa visa oferecer uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista.