Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei)
O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei) é uma ação para ofertar cursos inovadores de licenciaturas e de formação continuada e com foco na educação integral. Tem objetivo de ofertar formação aos profissionais que não possuem curso superior ou possuem graduação em área diferente da que atuam e aos estudantes com bom desempenho no Enem, sob o compromisso de realizarem um ano de residência docente na rede pública de ensino. A operacionalização se dá por meio das instituições de ensino superior que ofertam pedagogia e licenciaturas específicas e/ou interdisciplinares que se organizam em redes compostas por instituições federais, estaduais e privadas sem fins lucrativos. Todos os cursos têm modalidade presencial e articulação com a rede pública de ensino desde o início.
Participam do programa alunos com bom desempenho no Enem, com compromisso de fazer um ano de residência na rede pública de ensino com bolsa de residência e professores sem qualificação adequada, priorizando os docentes que não possuem curso superior. As propostas pedagógicas dos cursos de licenciaturas apoiados devem estar alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos currículos e às matrizes curriculares das redes de ensino, aos projetos políticos pedagógicos das escolas e às orientações do Programa Escola em Tempo Integral.
Editais PRILEI/UFPI 2025
Edital de processo seletivo simplificado para Professor do curso de Pedagogia - PRILEI
https://www.ufpi.br/editais-ufpi/63246-preg-edital-de-processo-seletivo-simplificado-para-professor-do-curso-de-pedagogia-prilei
...
Legislação PRILEI
-
Portaria MEC/SEB nº 505, de 24 de maio de 2024: institui o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei).
-
Resolução nº 26, de 24 de novembro de 2023: institui os procedimentos de priorização e critérios de seleção de propostas de reforma e ampliação de unidades escolares e aquisição de mobiliário para atendimento de demandas do Programa Escola em Tempo Integral.
-
Resolução nº 25, de 24 de novembro de 2023: institui os critérios de seleção de projetos da ação PAR-Portfólio no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral.
-
Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023: institui o Programa Escola em Tempo Integral; e altera a Lei n° 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, a Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e a Lei n° 14.172, de 10 de junho de 2021.
-
Portaria nº 811, de 14 de outubro de 2021: altera a Portaria MEC nº 412, de 17 de junho de 2021, que institui o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares.
-
Portaria nº 715, de 10 de setembro de 2021: altera a Portaria MEC nº 412, de 17 de junho de 2021, que institui o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares.
-
Portaria nº 412, de 17 de junho de 2021: institui o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares e suas atualizações.
-
Portaria MEC nº 882, de 23 de outubro de 2020: homologa o Parecer CNE/CP nº 14/2020, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Continuada de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).
Ver mais em: https://www.gov.br/mec/pt-br/prilei/legislacao
...
Saiba mais:
https://www.gov.br/mec/pt-br/prilei
Contato: