Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei)

Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei)

O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei)é uma ação para ofertar cursos inovadores de licenciaturas e de formação continuada e com foco na educação integral. Tem objetivo de ofertar formação aos profissionais que não possuem curso superior ou possuem graduação em área diferente da que atuam e aos estudantes com bom desempenho no Enem, sob o compromisso de realizarem um ano de residência docente na rede pública de ensino. A operacionalização se dá por meio das instituições de ensino superior que ofertam pedagogia e licenciaturas específicas e/ou interdisciplinares que se organizam em redes compostas por instituições federais, estaduais e privadas sem fins lucrativos. Todos os cursos têm modalidade presencial e articulação com a rede pública de ensino desde o início. 

Participam do programa alunos com bom desempenho no Enem, com compromisso de fazer um ano de residência na rede pública de ensino com bolsa de residência e professores sem qualificação adequada, priorizando os docentes que não possuem curso superior. As propostas pedagógicas dos cursos de licenciaturas apoiados devem estar alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos currículos e às matrizes curriculares das redes de ensino, aos projetos políticos pedagógicos das escolas e às orientações do Programa Escola em Tempo Integral. 

Editais PRILEI/UFPI 2025

Edital de processo seletivo simplificado para Professor do curso de Pedagogia - PRILEI
https://www.ufpi.br/editais-ufpi/63246-preg-edital-de-processo-seletivo-simplificado-para-professor-do-curso-de-pedagogia-prilei

...

Saiba mais:
https://www.gov.br/mec/pt-br/prilei

Contato:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tags: PREG