Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI vem realizando com sucesso a solidariedade e a nucleação do conhecimento com os países do MERCOSUL

Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2024, 16h49

001a

O PPGEnf/CCS/UFPI mais uma vez realizou defesa de estudo internacional no 30 de abril de 2024 (terça-feira), às 15h00min (horário de Brasília – Brasil), desta feita tivemos a Banca de Defesa Final da Dissertação de Mestrado em Enfermagem, intitulada: SITUAÇÃO LABORAL DE CUIDADORES FORMAIS DE IDOSOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19 NA CIDADE DE ASUNCIÓN, PARAGUAI da aluna do Curso de Mestrado em Enfermagem do PPGEnf/CCS/UFPI Mirna Elizabeth Benegas Villamayor orientada pela Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo (PPGEnf/CCS/UFPI) e co-orientada pela Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell (Professora Emérita da UFRJ).

Nesta missão acadêmica a pós-graduanda, Mirna Elizabeth além da defesa pública e presencial do seu estudo, teve oportunidade de intercâmbios técnicos e culturais, conhecendo o Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas de Enfermagem de média e avançada complexidade (LABSIMENFS) instalado no Departamento de Enfermagem da UFPI, visitou também o MEUFPI (Museu da Enfermagem da UFPI) com um acervo de peças e objetos históricos de grande importância evidenciar a trajetória da Enfermagem piauiense e brasileira.

No Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI conheceu toda estrutura física e acadêmica, passando a compreender a importância das ações de internacionalização das pesquisas em Enfermagem e Saúde na perspectiva de fortalecer a ciência e a arte de cuidar no Brasil e no mundo.

A Defesa da Dissertação de Mestrado contou na Banca Presencial, que teve além da Orientadora, Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo, as Professoras: Francisca Teresa de Galiza (2ª examinadora interna) e Rosilane de Lima Brito Magalhães (suplente).

001e

No auditório tivemos a presença de discentes da pós-graduação do mestrado (Sannya Paes Landim, Mariana Pereira), do Doutorado (Milena France) e Pós Doutorado (Dr. Eugênio Barbosa de Melo Júnior), e ainda das egressas do PPGEnf (Dra. Ruth Suellen e Dra. Rutielle Ferreira). Profa. Dra. Rejane Marques (Visitante Sênior do PPGEnf) e o Prof. Dr. José Wicto Borges. E ainda a colaboração da Profa. Aldi Lima (responsável pela decoração da mesa) e o apoio operacional de Luzinete e David Vieira.

Na sala virtual tivemos a avaliadora externa internacional Profa. Dra. Mirna Gallardo (Presidente da Associação de Enfermagem do Paraguai) e a Co-Orientadora da Dissertação de Mestrado (Profa. Dra. Maria Antonieta Rúbio Tyrrell, que se encontrava em missão no Peru) e a 1ª Co-Orientadora deste estudo (Profa. Dra. Miguela Hermosilla, pesquisadora da Universidade Nacional de Assunção, Paraguai). Contamos também com a audiência de docentes e discentes do Dinter Internacional do PPGEnf com as Universidades Peruanas, grupo coordenado pela Profa. Dra. Kelly Jimenez  doutoranda do PPGEnf, Júlia Diana Gomes.

Após, a brilhante apresentação do Relatório Final, a mestranda Mirna Elizabeth foi arguida pelas avaliadoras, que elogiaram o seu crescimento acadêmico, pela defesa segura, objetiva, com domínio inclusive do português. Foram feitas poucas sugestões e acréscimos para versão final da Dissertação e do artigo científico. Finalmente, a Banca Examinadora deu seu veredito aprovativo para mais nova Mestre em Enfermagem Internacional.

Na sequência chegou a hora de festejar esta conquista. Em sigilo foi organizada uma linda recepção com um bolo confeitado com as bandeiras do Brasil e do Paraguai. Alegria e emoções marcaram este momento. A Mestre em Enfermagem pelo PPGEnf, Mirna Elizabeth agradeceu a todos e todas que colaboraram nesta trajetória, sentindo-se motivada a dar continuidade a sua qualificação no nível de doutorado aqui no nosso programa.

A Profa. Dra. Livramento Figueiredo também agradeceu a participação e a colaboração de todos nesta missão internacional de solidariedade com os países do MERCOSUL, pois é com estes convênios e intercâmbios que iremos fortalecer cada vez mais a ciência da Enfermagem no Piauí, Brasil e América Latina.

Felicidades, Cidade Feliz.

FATOS & FOTOS – Defesa da Dissertação Mestrado em Enfermagem do PPGEnf/CCS/UFPI Mirna Elizabeth Benegas Villamayor:

001d

001f