O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveu nesta terça-feira (11), no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), a Aula Magna intitulada "O pensamento do cubano Nova-iorquino José Martí e a proposta de uma política regional dos Estados Unidos da América do Sul". A aula foi ministrada pela professora estadunidense Laura Lomas, da Rutgers University, dos Estados Unidos da América (EUA).
Palestrante convidada, Laura Lomas
A professora Laura Lomas conta que é especialista sobre José Martí, ela afirma que o pesquisador possui uma visão contra-colonial, sendo uma forma de defender territórios tradicionais, símbolos, significações e modos de vida. “Acabo de vir de um quilombo e, ao ouvir as experiências da comunidade, percebo que falta muita representação do povo teresinense e piauiense no geral, que são 70% afrodescendentes. Então, eu queria ler com o José Martí e também criticá-lo, que é um crioulo cubano, descendente de espanhóis, mas que aprendeu muito com seus amigos afro-cubanos e afro-porto-riquenhos.”, declarou ela sobre sua palestra.
Coordenador do PPGCOM/UFPI, Paulo Fernando de Carvalho
Segundo o Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Paulo Fernando de Carvalho, a palestra foi um momento enriquecedor: “A aula inaugural é direcionada, principalmente, para a turma ingressante, mas também para toda a comunidade acadêmica que comparece ao evento. Nesse sentido, nós temos uma professora de respaldo internacional trazendo a experiência da pesquisa e vivência com o intuito de compartilhar. Isso demonstra o fortalecimento do conhecimento, do programa e de todas as pesquisas que estão sendo desenvolvidas aqui”, frisou.
Mestrando em Comunicação, André Gonçalves
Para o aluno do Mestrado em Comunicação, André Gonçalves, a presença da professora dos Estados Unidos enriquece o aprendizado do PPGCOM com a exposição de experiências externas. “É sempre bom estar aqui em contato com outros alunos, com colegas que fazem a pós-graduação comigo. Aprendemos bastante também a partir da interação com nossos professores e palestrantes convidados, uma vez que os assuntos discutidos são pertinentes para a produção das nossas pesquisas”, acrescentou.