Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCE > DAA orienta novos estudantes sobre procedimentos necessários para início das atividades acadêmicas
Início do conteúdo da página

DAA orienta novos estudantes sobre procedimentos necessários para início das atividades acadêmicas

Imprimir
Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 10h57

pessoal 2

A Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) orienta, aos discentes que recém ingressaram na UFPI, que vão cursar o primeiro período do curso, os procedimentos fundamentais e necessários para o início das atividades acadêmicas que todo estudante ufpiano precisa saber.

O que é matrícula institucional?

Após a aprovação no SISU, vestibular ou processo seletivo específico, o primeiro passo para iniciar as atividades de ingresso ocorre através da realização da matrícula institucional (procedimento de entrega e avaliação da documentação para ingresso de candidatos como alunos de graduação na UFPI, conforme o tipo de vaga para o qual concorreu).

Para realizar o processo é necessário que os candidatos a ingressantes da UFPI acessem o sistema (https://sis.ufpi.br/matriculagraduacao). Dessa forma, o candidato submete, para a avaliação, a documentação básica na página indicada pelo link acima, de acordo com a modalidade de vaga que concorreu.

Após o envio da documentação, a Instituição avalia os documentos enviados. Por isso, o aluno deve ficar atento a validação da documentação.

Vale lembrar que a Matrícula Institucional é uma etapa obrigatória para todos os candidatos a novos alunos de graduação da UFPI (Candidatos cotistas por deficiência, de baixa renda, etnia e raça com documentação validada que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e candidatos de ampla concorrência) e feita exclusivamente on-line (pelo link indicado acima), sem a necessidade do candidato comparecer presencialmente a UFPI.

Saiba mais sobre a matrícula institucional

Confira o tutorial de como realizar a matrícula: https://www.youtube.com/watch?v=1xnAudjO5LI&t=3s&ab_channel=UfpiTV

Lista de convocados da chamada regular do SISU 2023.1

Realizei minha matrícula institucional, e agora?

Depois de feita a Matrícula Institucional, o candidato deve ficar atento ao prazo para realizar a Matrícula Curricular. Nesta etapa, o aluno será vinculado às disciplinas que vai cursar no primeiro semestre letivo.

Esse é um processo feito exclusivamente on-line, por meio do Portal do Discente no SIGAA/UFPI (https://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/verTelaLogin.do). Mas, um aviso, para fazer a Matrícula Curricular, o ingressante da UFPI já deve possuir acesso ao SIGAA/UFPI. Caso não possua, o aluno deve fazê-lo, também, pelo link indicado acima, na opção ALUNO> NOVO USUÁRIO > CADASTRE-SE. Após cadastrado no sistema, o estudante estará apto para efetivar a Matrícula Curricular.

Vale lembrar: A Matrícula Curricular para os candidatos aprovados no SISU 2023.1 vão dos dias 17 a 22 de abril. Segundo o calendário acadêmico em vigor as aulas do semestre 2023.1 iniciam no dia 3 de maio.

Saiba mais sobre a Matrícula Curricular e como realizá-la

As informações sobre Matrícula Curricular e como os aluno podem realizá-la podem ser acessadas também, por meio do Manual de Matrícula Curricular para Discentes.

Calendário Acadêmico

Se você aluno recém ingresso na UFPI já realizou sua Matrícula Institucional e Curricular, então, parabéns, você já é um estudante regularmente matriculado na UFPI. E lá vai outra dica fundamental. Para ficar atento a todas as datas e orientação do semestre letivo, em curso ou à ser cursado, é preciso ficar sempre atento ao Calendário Acadêmico, que você pode consultar e fazer o download no links abaixo.

Calendário Acadêmico dos Cursos Presenciais

Calendário Acadêmico dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC

Calendário Acadêmico dos Cursos do Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR

Calendário Acadêmico dos Cursos do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página